Recomendado para você

Colapinto encara semanas decisivas na F1, com Aron como referência no TL1 do México

Colapinto encara semanas decisivas na F1, com Aron como referência no TL1 do México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Colapinto encara semanas decisivas na F1, com Aron como referência no TL1 do México
F1: Norris 'ri' de tentativa de 'sabotagem' da Red Bull no GP dos EUA

F1: Norris 'ri' de tentativa de 'sabotagem' da Red Bull no GP dos EUA

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Norris 'ri' de tentativa de 'sabotagem' da Red Bull no GP dos EUA
Moto2: González lidera treino da Malásia; Moreira é 10º

Moto2: González lidera treino da Malásia; Moreira é 10º

Moto2
Moto2
Moto2: González lidera treino da Malásia; Moreira é 10º
MotoGP: Acosta lidera treino frenético do GP da Malásia; Bagnaia e Bezzecchi fora do Q2

MotoGP: Acosta lidera treino frenético do GP da Malásia; Bagnaia e Bezzecchi fora do Q2

MotoGP
MotoGP
GP da Malásia
MotoGP: Acosta lidera treino frenético do GP da Malásia; Bagnaia e Bezzecchi fora do Q2
F1: Leclerc ficará "muito surpreso" se Verstappen for o campeão de 2025

F1: Leclerc ficará "muito surpreso" se Verstappen for o campeão de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Leclerc ficará "muito surpreso" se Verstappen for o campeão de 2025
F1 - Polêmica da fita em Austin foi precedida por mensagem da McLaren para Red Bull: "Melhor sorte na próxima"; entenda

F1 - Polêmica da fita em Austin foi precedida por mensagem da McLaren para Red Bull: "Melhor sorte na próxima"; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Polêmica da fita em Austin foi precedida por mensagem da McLaren para Red Bull: "Melhor sorte na próxima"; entenda
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do México

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do México
Duas equipes teriam violado teto orçamentário da F1 2024; Aston confirma, mas outro time contesta infração "substancial"

Duas equipes teriam violado teto orçamentário da F1 2024; Aston confirma, mas outro time contesta infração "substancial"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Duas equipes teriam violado teto orçamentário da F1 2024; Aston confirma, mas outro time contesta infração "substancial"
Últimas notícias

F1 trabalha em solução para problema em luzes de largada para GP do Bahrein

Devido a asas traseiras maiores, pilotos na parte de trás do grid não conseguiram ver luzes vermelhas no GP da Austrália

The lights go out and Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10, leads Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10, Sebastian Vettel, Ferrari SF90, Max Verstappen, Red Bull Racing RB15, and the rest of the field away at the start

A FIA está trabalhando em uma solução imediata para ajudar os pilotos a ver melhor as luzes de largada após reclamações no GP da Austrália sobre a visão do farol sendo bloqueada pelas asas traseiras mais altas de 2019.

O piloto da Williams, Robert Kubica, que foi o último no grid em Melbourne, e Pierre Gasly, da Red Bull, que largou em 17º, revelaram após a corrida que a visão deles das luzes foi bloqueada pelo carro na frente.

Leia também:

"Quando parei no grid não consegui ver as luzes", disse Kubica.

"A asa traseira da McLaren [de Carlos Sainz] estava escondendo. Eu pude ver o primeiro bloco [de luzes], mas não o resto. Então eu tive que me mover para a esquerda, e foi um momento de pânico."

Gasly acrescentou: "com as novas asas traseiras maiores, não consegui ver as luzes na grid, por isso tive de reagir com os carros à minha volta e perdi algumas posições".

A FIA ouviu as queixas dos pilotos depois da corrida de Melbourne, e conduziu uma investigação sobre o motivo do problema. A conclusão é que a questão surgiu como uma consequência não intencional das novas asas traseiras maiores deste ano.

Para 2019, como parte das mudanças na regra aerodinâmica destinadas a ajudar a melhorar as ultrapassagens, as asas traseiras foram ampliadas em 100mm.

Além disso, as asas são 70 mm mais altas, o que acabou bloqueando a visão dos pilotos dos espelhos retrovisores.

A asa mais larga e mais alta é suficiente para invadir a linha de visão entre os pilotos na parte de trás do grid e as luzes de largada.

Com as luzes tendo uma altura padrão em todas as corridas de F1, existe uma grande probabilidade de que o problema de visibilidade possa surgir novamente.

Entende-se que a FIA esteja agora trabalhando com o Grupo F1 em uma solução permanente que pode entrar em vigor a partir da próxima corrida no Bahrein.

Uma resposta possível seria ter um conjunto extra de luzes repetidoras situadas no meio do grid, de modo que fique visível para os carros na parte de trás.

A F1 tinha um conjunto de luzes repetidoras desde 2009, quando o problema existiu, mas elas foram removidas depois que as novas asas traseiras mais baixas chegaram, em 2017.

No ano passado, luzes repetidoras foram instaladas abaixo na frente do grid para garantir que os pilotos ainda pudessem ver as luzes se sua visão do farol principal estivesse bloqueada pelo halo. Elas permaneceram no local para esta temporada (veja abaixo).

Luzes de largada

Luzes de largada

Photo by: Jon Noble

Artigo anterior Coulthard revela que recebeu oferta para ser nº2 de Schumacher na Ferrari
Próximo artigo Estado emite alerta de saúde a fãs que foram a GP da Austrália de F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros