Recomendado para você

F1 - Galisteu comenta bastidores da gravação da nova série sobre Senna: "Coincidência inacreditável"

F1 - Galisteu comenta bastidores da gravação da nova série sobre Senna: "Coincidência inacreditável"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Galisteu comenta bastidores da gravação da nova série sobre Senna: "Coincidência inacreditável"
F1: Em sua estreia em Interlagos, Bortoleto busca quebrar tabu histórico de pilotos 'da casa'; entenda

F1: Em sua estreia em Interlagos, Bortoleto busca quebrar tabu histórico de pilotos 'da casa'; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Em sua estreia em Interlagos, Bortoleto busca quebrar tabu histórico de pilotos 'da casa'; entenda
F1: Porto homenageia Chico Landi no GP de São Paulo e investe no futuro do automobilismo brasileiro com Bortoleto

F1: Porto homenageia Chico Landi no GP de São Paulo e investe no futuro do automobilismo brasileiro com Bortoleto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Porto homenageia Chico Landi no GP de São Paulo e investe no futuro do automobilismo brasileiro com Bortoleto
F1: Luciano Burti será comissário do GP de São Paulo 2025

F1: Luciano Burti será comissário do GP de São Paulo 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Luciano Burti será comissário do GP de São Paulo 2025
F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo

F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo
Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia

Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia
Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP

Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP
Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos

Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos

Fórmula 1
Fórmula 1
Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos

F1: Troca de acusações internas escancara crise na Ferrari, diz revista alemã

Correlação e pneus são os grandes problemas em Maranello. A gênese das dificuldades está no 'DNA' do SF-23?

Charles Leclerc, Ferrari SF-23

Em meio às dificuldades da Ferrari em 2023, o repórter Michael Schmidt, um dos mais renomados jornalistas de Fórmula 1 de todo o mundo, informa que internamente há uma 'troca de acusações' entre diferentes departamentos da Scuderia. Tudo por causa do desempenho ruim do modelo SF-23.

O editor recomenda:

No GP da Espanha, mesmo com um pacote de atualizações e o segundo lugar no grid conquistado pelo piloto Carlos Sainz, o domingo foi de frustrações para Maranello. O espanhol caiu para quinto e Charles Leclerc sequer pontuou, o que o monegasco esperava fazer mesmo largando do pitlane.

Entretanto, além dos resultados, o que causa espanto no time italiano é a imprevisibilidade do carro. E, para piorar, a falta de performance do monoposto é motivo para 'chumbo trocado' entre os engenheiros de suspensão e os aerodinamicistas vermelhos, conforme reporta Schmidt.

O jornalista germânico traz a informação na revista alemã Auto Motor und Sport (AMuS). "Nosso maior problema é a inconsistência. Não dá para explicar", admite o francês Frédéric Vasseur, chefe de equipe da Ferrari, à respeitada publicação da Alemanha. "Dizem que em Maranello os engenheiros de aerodinâmica culpam os engenheiros de suspensão e vice-versa. Não é uma boa abordagem", destaca Schmidt.

Explicações

Carlos Sainz, Ferrari SF-23

Carlos Sainz, Ferrari SF-23

Photo by: Pirelli

Segundo a AMuS, "a Ferrari SF-23 seria um bom carro de corrida se a pista fosse um túnel de vento. Em uma volta de qualificação, a aderência extra dos pneus novos e macios cobre quase todas as deficiências do carro. É como um mundo em um laboratório. As fragilidades só ficam aparentes no domingo, quando 'nada' é como no sábado". De qualquer forma, um problema antigo segue gerando dor de cabeça.

O Calcanhar de Aquiles da Ferrari

Conforme Schmidt, "a Ferrari só pode limitar o desgaste dos pneus se dedicar todo o fim de semana a este tópico, como fez em Melbourne ou Baku. Mas, então, realmente não há chance contra uma Red Bull, que pode fazer as duas coisas (reduzir a degradação e colocar os compostos na janela de temperatura ideal para otimizar seu desempenho). A Ferrari teve sorte em Barcelona porque a Aston Martin estava fora de forma".

O problema está no 'DNA' do SF-23?

"Seria preciso descobrir quando, 'onde' e por que a Ferrari deu uma 'guinada' errada no desenvolvimento do carro já no ano passado. O "quando" pode ser localizado: foi a atualização para o GP da França de 2022", completa a AMuS. No próximo fim de semana, acontece o GP do Canadá.

Rico Penteado abre o jogo sobre Michael Schumacher

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #233 - Leclerc ou Pérez: quem passou mais vergonha nas últimas provas?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Leilão de troféus de Ímola arrecada R$ 1,5 milhão em prol dos atingidos pelas enchentes da Emilia Romagna
Próximo artigo F1: Russell revela ansiedade por novas atualizações da Mercedes em Silverstone

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros