F1: Veja quais são os pneus Pirelli escolhidos para o GP de São Paulo 2025
Marca italiana optou por compostos mais duros do que os apresentados na etapa do ano passado
    Após um intervalo de uma semana, a Fórmula 1 segue no continente americano para mais uma edição do GP de São Paulo, que terá a realização da quinta e penúltima corrida sprint da temporada 2025.
A pista de Interlagos, com sua combinação de curvas e retas, oferece espetáculo e uma competição emocionante, favorecida também por condições climáticas tipicamente imprevisíveis que podem influenciar decisivamente o resultado da corrida.
Os compostos
Para 2025, a Pirelli optou por uma seleção diferente da que foi vista em 2024, quando trouxe a gama mais macia (C3 como duro, C4 de médio e C5 de macio). Desta vez, serão utilizados o C2 como duro, o C3 como médio e o C5 como macio.
Embora os compostos secos não tenham sido usados na corrida do ano passado, os pneus usados na sexta e na manhã de sábado apresentaram altos níveis de desgaste, com a presença de granulação, especialmente no eixo traseiro. O circuito havia sido completamente recapeado e tinha uma superfície muito lisa (embora com vários solavancos ao longo do caminho), com níveis mais baixos de aspereza do que nos anos anteriores.
Se as condições forem semelhantes, com as devidas variações devido ao envelhecimento do asfalto, a decisão de trazer compostos mais duros permite que a "vida útil" dos pneus - já mais resistentes à degradação do que a linha 2024 - seja estendida e também dá uma chance ao macio, que havia sido relegado exclusivamente à classificação Sprint.
Pressões mínimas de largada (pneus slick)
Dianteiro: 25,0 psi
Traseiro: 23,0 psi
Curvatura máxima
Dianteiro: -3,00°
Traseiro: -1,75°
Em 2024...
No ano passado, a classificação e a corrida foram realizadas no mesmo dia: domingo. Devido às previsões meteorológicas adversas, a Direção de Prova decidiu programar a sessão de qualificação para as 07h30 e antecipou o início do GP as 12h30. Nenhum pneu de pista seca foi usado durante todo o dia.
A corrida, que começou para todos os pilotos com pneus intermediários, foi interrompida no meio por uma bandeira vermelha devido à intensificação da chuva. Apenas cinco pilotos haviam montado pneus de chuva pesada.
Na relargada, todos foram até o fim da prova com pneus intermediários (e apenas quatro pilotos colocaram jogos novos). Com base nos dados coletados nos dias anteriores, duas paradas provou ser a opção mais realista no seco em termos de tempo de corrida e gerenciamento de pneus, considerando os níveis de desgaste observados nas sessões de sexta-feira e sábado.
A pista
O circuito que leva o nome do piloto brasileiro José Carlos Pace tem uma extensão de 4,309 quilômetros. Construída entre 1938 e 1940, a pista é inspirada em três circuitos históricos: Brooklands, na Inglaterra, Roosevelt Raceway, nos Estados Unidos, e Montlhery, na França.
Interlagos se distingue por seu traçado característico que lembra um oval e é percorrido no sentido anti-horário por 71 voltas durante a corrida. A pista consiste em 15 curvas caracterizadas por forças laterais e longitudinais relativamente equilibradas, que não impõem tensões extremas aos pneus, que são submetidos a cargas igualmente distribuídas entre os eixos dianteiro e traseiro.
A combinação de várias retas e uma sinuosidade acentuada oferece muitas oportunidades de ultrapassagem, mas ao mesmo tempo torna a corrida mais propensa a possíveis colisões e acidentes.
A posição da corrida no calendário expõe o fim de semana brasileiro a variações significativas de temperatura e condições climáticas, incluindo o risco frequente de chuva, que muitas vezes exige o uso de pneus para pista molhada.
Outra característica peculiar de Interlagos é a superfície do circuito, que tem vários solavancos devido à sua localização em um terreno que não é particularmente estável. Essa natureza do terreno dá à pista um desafio extra para os pilotos e equipes em termos de configuração e gerenciamento dos pneus.
NORRIS campeão? CHRISTIAN FITTIPALDI examina MAX x McLARENs, TRETAS pré-Brasil, BORTOLETO e R.CÂMARA
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.