F1: Verstappen prevalece em briga tripla contra Leclerc e Pérez e vence GP agitado em Las Vegas
Categoria máxima do automobilismo volta à ação no próximo fim de semana, em Abu Dhabi, onde realiza sua última etapa do ano; Motorsport.com acompanha tudo
Nesta madrugada de sábado para domingo, foi realizado o GP de Las Vegas, penúltima etapa da Fórmula 1 2023. E quem venceu foi o tricampeão Max Verstappen, holandês da Red Bull! Charles Leclerc, monegasco da Ferrari, foi o segundo, à frente do mexicano Sergio Pérez, da Red Bull.
A corrida
Na largada, Max saltou melhor por dentro e 'espalhou' para cima de Leclerc, assumindo a liderança. Charles ainda perdeu posição para George Russell, inglês da Mercedes, mas retomou o P2. Atrás, confusão envolvendo os espanhóis Fernando Alonso, da Aston Martin, e Carlos Sainz, da Ferrari.
O mexicano Sergio Pérez, por sua vez, também teve problemas e teve de fazer uma parada com sua Red Bull. Ele logo foi seguido nos pits por Alonso e Valtteri Bottas, finlandês da Alfa Romeo que foi tocado pelo espanhol. Todos trocaram os pneus médios por compostos duros.
Na volta 4 de um total de 50 giros, o britânico Lando Norris perdeu a traseira de sua McLaren e 'chapou' o muro, gerando a entrada do safety car. Nisso, Sainz e o canadense Lance Stroll, da Aston Martin, também pararam. Lewis Hamilton, britânico da Mercedes atingido por Carlos, não parou.
Na 7ª volta, bandeira verde. Logo após, foi anunciada punição para Verstappen por causa da 'espalhada' sobre Leclerc na largada: 5 segundos acrescidos ao tempo de prova do holandês da Red Bull.
No giro 16, Leclerc diminuiu a distância para Verstappen e passou a atacar o tricampeão mundial, que reportou via rádio um alto desgaste dos pneus. No fim da volta, Charles ultrapassou Max, que foi para o pit. Pouco antes, Russell havia feito o mesmo. Ambos instalaram pneus duros.
Mais atrás, Hamilton e Piastri tiveram toque que gerou furo no pneu do heptacampeão. Oscar também teve danos mas logo foi para o pit, enquanto Lewis deu uma volta lenta antes de fazer sua parada.
No 22º giro, Leclerc parou para instalar duros num pit lento de 3s9, mas ainda assim voltando à frente de Russell e Verstappen. George ganhou a posição de Max pois o holandês pagou sua punição de 5s no pit stop e, com isso, acabou perdendo terreno para o britânico da Mercedes.
Na volta 25, Verstappen partiu para cima de Russell e passou o inglês, mas eles se tocaram numa tentativa do mercedista de 'fechar a porta'. Por causa dos detritos decorrentes do incidente, novo safety car. Pérez, Max, George e Hamilton aproveitaram para fazer um novo pit para colocar médios.
Russell foi penalizado em 5s pela batida com Verstappen. No giro 32, Pérez passou Leclerc pela liderança. Três voltas depois, Charles deu o troco. Logo depois, Max passou 'Checo' e o próprio Leclerc em sequência para reassumir a ponta e vencer.
Cla | Piloto | # | Voltas | Tempo | Intervalo | km/h | Pits | Pontos | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | M. VERSTAPPENRed Bull Racing | 1 | 50 |
- |
2 | 25 | |||
2 | C. LECLERCFerrari | 16 | 50 |
+2.070 2.070 |
2.070 | 1 | 18 | ||
3 | S. PEREZRed Bull Racing | 11 | 50 |
+2.241 2.241 |
0.171 | 2 | 15 | ||
4 | E. OCONAlpine | 31 | 50 |
+18.665 18.665 |
16.424 | 1 | 12 | ||
5 | L. STROLLAston Martin Racing | 18 | 50 |
+20.067 20.067 |
1.402 | 2 | 10 | ||
6 | C. SAINZ JR.Ferrari | 55 | 50 |
+20.834 20.834 |
0.767 | 2 | 8 | ||
7 | L. HAMILTONMercedes | 44 | 50 |
+21.755 21.755 |
0.921 | 2 | 6 | ||
8 | G. RUSSELLMercedes | 63 | 50 |
+23.091 23.091 |
1.336 | 2 | 4 | ||
9 | F. ALONSOAston Martin Racing | 14 | 50 |
+25.964 25.964 |
2.873 | 2 | 2 | ||
10 | O. PIASTRIMcLaren | 81 | 50 |
+29.496 29.496 |
3.532 | 2 | 2 | ||
11 | P. GASLYAlpine | 10 | 50 |
+34.270 34.270 |
4.774 | 1 | |||
12 | A. ALBONWilliams | 23 | 50 |
+43.398 43.398 |
9.128 | 1 | |||
13 | K. MAGNUSSENHaas F1 Team | 20 | 50 |
+44.825 44.825 |
1.427 | 2 | |||
14 | D. RICCIARDOAlphaTauri | 3 | 50 |
+48.525 48.525 |
3.700 | 1 | |||
15 | G. ZHOUAlfa Romeo | 24 | 50 |
+50.162 50.162 |
1.637 | 1 | |||
16 | L. SARGEANTWilliams | 2 | 50 |
+50.882 50.882 |
0.720 | 1 | |||
17 | V. BOTTASAlfa Romeo | 77 | 50 |
+1'25.350 1'25.350 |
34.468 | 2 | |||
dnf | Y. TSUNODAAlphaTauri | 22 | 46 |
|
2 | ||||
dnf | N. HULKENBERGHaas F1 Team | 27 | 45 |
|
2 | ||||
dnf | L. NORRISMcLaren | 4 | 2 |
|
Veja DEBATE sobre o GP de Las Vegas de F1
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #256 – Quais as chances do GP de Las Vegas se tornar um fiasco?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.