Relato da corrida
Fórmula 1 GP da Emilia Romagna

F1: Verstappen sofre no fim, mas contorna problemas e vence o GP da Emilia Romagna em Ímola, com Norris em segundo

Holandês sofreu uma queda vertiginosa de performance nas voltas finais

Max Verstappen, Red Bull Racing RB20

O GP da Emilia Romagna de Fórmula 1 deste domingo pode ter sido morno em sua maioria, mas terminou de forma mais animada. Max Verstappen garantiu mais uma vitória na temporada 2024 mas, para isso, precisou contornar uma queda brusca de performance nas voltas finais por causa dos pneus, o que permitiu uma boa aproximação de Lando Norris.

Charles Leclerc foi o terceiro. Completaram o top 10: Oscar Piastri, Carlos Sainz, Lewis Hamilton, George Russell, Sergio Pérez, Lance Stroll e Yuki Tsunoda.

Leia também:
 

Norris bem que tentou, mas Verstappen largou melhor e saiu à frente, já abrindo uma diferença para a McLaren com algumas curvas, enquanto Leclerc começou a pressionar o britânico. 

Ao final da primeira volta, sem mudanças no top 6, com Verstappen à frente de Norris, Leclerc, Sainz, Piastri e Russell, com Hamilton já subindo para sétimo e Pérez para décimo.

Após as dez primeiras voltas, de um total de 63, Verstappen já abria 2s para Norris. Dos dez primeiros colocados, apenas dois podiam abrir o DRS contra os pilotos da frente: Piastri, que brigava com Sainz pela quarta posição, e Tsunoda, nono colocado, em briga com Hulkenberg.

 

Mais atrás, Albon vinha lento com problemas graças a um pneu mal encaixado, forçando-o a ir aos boxes para fazer mais uma troca.

Pelo fato de Ímola ser uma pista de difícil ultrapassagem, considerada por muitos a pior depois de Mônaco, a estratégia de pneus e pit stops  ganha ainda mais importância, com os pilotos buscando o undercut ou o overcut (parar mais cedo ou mais tarde que seus rivais). Antes mesmo da 10ª volta os pilotos já estavam parando, mas os ponteiros se mantinham na pista.

Dos ponteiros, Norris foi o primeiro a parar, na volta 23, trocando o médio pelos duros, voltando em sétimo, atrás de Pérez, que largou com os compostos brancos.

 

Verstappen entrou na volta 25, voltando à pista de pneus duros e em quarto, atrás de Leclerc, Sainz e Hamilton, que ainda não haviam parado. O holandês retorna com quase 5s de vantagem para Norris, em quinto.

Com a primeira rodada de paradas concluída, na volta 30, Verstappen liderava com 6s para Norris, que tinha 3s5 para Leclerc. Mas o monegasco tinha Piastri em sua cola, com a McLaren bem mais rápida. Sainz era o quinto, à frente de Pérez, ainda sem parar. Russell, Stroll, Hamilton e Magnussen completavam o top 10.

Aos poucos, Norris começa a perder rendimento, o que permitiu uma aproximação de Leclerc. Na volta 42, o monegasco pôde abrir o DRS contra o piloto da McLaren. Mas o britânico respondeu, conseguindo abrir novamente 3s para a Ferrari, aproveitando também um erro de Leclerc. Com isso, ele inclusive reduziu a vantagem de Verstappen para menos de 5s.

 

Pelo rádio, Verstappen reclamou que seu pneu estava no fim, e foi possível de notar isso na pista, com a vantagem para Norris caindo vertiginosamente, para 3s a oito voltas do fim.

No final, mesmo com Norris baixando a vantagem para 1s, Max Verstappen conseguiu contornar os problemas com os pneus para vencer mais uma na temporada 2024, com Lando Norris em segundo e Charles Leclerc em terceiro.

Completaram o top 10: Oscar Piastri, Carlos Sainz, Lewis Hamilton, George Russell, Sergio Pérez, Lance Stroll e Yuki Tsunoda.

A Fórmula 1 sequer descansa, com o paddock já viajando para a oitava etapa da temporada 2024 no próximo final de semana: o GP de Mônaco. No Motorsport.com você acompanha a cobertura completa da principal categoria do automobilismo mundial.

Confira o resultado final do GP da Emilia Romagna:

   
1
 - 
5
   
   
1
 - 
2
   
Cla Piloto # Voltas Tempo Intervalo km/h Pits Pontos Abandono Chassi Motor
1 Netherlands M. Verstappen Red Bull Racing 1 63

-

    1 25   Red Bull Red Bull
2 United Kingdom L. Norris McLaren 4 63

+0.725

0.725

0.725   1 18   McLaren Mercedes
3 Monaco C. Leclerc Ferrari 16 63

+7.916

7.916

7.191   1 15   Ferrari Ferrari
4 Australia O. Piastri McLaren 81 63

+14.132

14.132

6.216   1 12   McLaren Mercedes
5 Spain C. Sainz Jr. Ferrari 55 63

+22.325

22.325

8.193   1 10   Ferrari Ferrari
6 United Kingdom L. Hamilton Mercedes 44 63

+35.104

35.104

12.779   1 8   Mercedes Mercedes
7 United Kingdom G. Russell Mercedes 63 63

+47.154

47.154

12.050   2 7   Mercedes Mercedes
8 Mexico S. Perez Red Bull Racing 11 63

+54.776

54.776

7.622   1 4   Red Bull Red Bull
9 Canada L. Stroll Aston Martin Racing 18 63

+1'19.556

1'19.556

24.780   1 2   Aston Martin Mercedes
10 Japan Y. Tsunoda RB 22 62

1 lap

    1 1   RB Red Bull
11 Germany N. Hulkenberg Haas F1 Team 27 62

1 lap

    1     Haas Ferrari
12 Denmark K. Magnussen Haas F1 Team 20 62

1 lap

    1     Haas Ferrari
13 Australia D. Ricciardo RB 3 62

1 lap

    1     RB Red Bull
14 France E. Ocon Alpine 31 62

1 lap

    1     Alpine Renault
15 China G. Zhou Sauber 24 62

1 lap

    1     Sauber Ferrari
16 France P. Gasly Alpine 10 62

1 lap

    2     Alpine Renault
17 United States L. Sargeant Williams 2 62

1 lap

    1     Williams Mercedes
18 Finland V. Bottas Sauber 77 62

1 lap

    1     Sauber Ferrari
19 Spain F. Alonso Aston Martin Racing 14 62

1 lap

    3     Aston Martin Mercedes
dnf Thailand A. Albon Williams 23 51

12 laps

    5   Abandono Williams Mercedes

F1 AO VIVO: Verstappen SOFRE no fim mas segura NORRIS e vence o GP da Emilia Romagna em Ímola | PÓDIO

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast #282 – Histeria contra Hulkenberg na F1 é justificável?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Horários, previsão do tempo e como assistir ao domingo de corrida do GP da Emilia Romagna, em Ímola
Próximo artigo PÓDIO AO VIVO: Verstappen sofre no fim, mas vence GP em Ímola; Rico Penteado analisa

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil