F1: Verstappen e Hamilton batem e Ricciardo brilha em dobradinha da McLaren
Australiano coloca fim em jejum de equipe, que havia vencido pela última vez no GP do Brasil de 2012
O GP da Itália vai entrar para a história. Primeiro com a vitória de Daniel Ricciardo, a primeira dele na McLaren, que voltou a vencer após jejum de nove anos. A última vez havia sido no GP do Brasil de 2012 no triunfo de Jenson Button.
Lando Norris foi o segundo colocado, também quebrando um longo jejum, que não via um 1-2 da equipe desde o GP do Canadá de 2010.
Mas a corrida em Monza também viu um novo round da briga entre Max Verstappen e Lewis Hamilton. Após o inglês sair dos pits, na 26ª volta, os dois dividiram a chicane, se tocaram, saíram da pista e abandonaram.
Valtteri Bottas, que largou em último, conseguiu boa recuperação e foi o terceiro colocado.
A Corrida
Antes da largada, Hamilton aparecia como o único com pneus duros entre os primeiros, contra a maioria de médios. Assim que as luzes vermelhas se apagaram, Ricciardo assumiu a liderança e Hamilton pulou para a terceira posição. Os líderes do campeonato chegaram a se tocar na segunda variante e o inglês caiu novamente para a terceira posição.
Na sequência e no mesmo ponto, Giovinazzi foi tocado por Sainz e rodou. O safety car virtual foi acionado e rapidamente a corrida continuou.
Na quinta volta, Gasly abandonava a corrida em um fim de semana da AlphaTauri para esquecer, já que Tsunoda sequer largou, com problemas em seu carro.
Na oitava volta Giovinazzi foi punido em cinco segundos, por ter retornado à pista após rodar de maneira insegura.
Hamilton tentou manobrar sobre Norris pela terceira posição na 12ª volta, mas sem sucesso, o piloto da Mclaren soube se defender, mesmo com seu compatriota utilizando o DRS.
Ocon e Vettel chegaram a se tocar na briga pela 12ª posição, com os comissários abrindo investigação e punindo o francês em cinco segundos.
Quem teve um bom início foi Bottas, que nas 20 primeiras voltas já estava na nona posição, após ter largado em último.
Em uma das tentativas de se aproximar de Ricciardo, Verstappen chegou a atravessar a chicane, mas sem ganho de posição ou vantagem.
Na 23ª volta, Ricciardo fez a sua parada com a McLaren optando por pneus duros. Verstappen fez o mesmo no giro seguinte, mas com a Red Bull se complicando no pit stop. Ao mesmo tempo, Hamilton ultrapassava Norris pela liderança. O inglês da McLaren fez sua parada na volta seguinte.
Na 26ª volta, foi a vez de Hamilton parar nos boxes, com a Mercedes optando pelos médios. Na saída, ele voltou ao lado de Verstappen, ambos se tocaram e saíram da pista. A red Bull do holandês ficou sobre a Mercedes. Os dois abandonaram. O safety car foi acionado.
Com a confusão, Ricciardo era o líder, seguido de Leclerc, Norris, Pérez e Sainz.
Na relargada, Ricciardo se manteve na ponta, mas Norris e Leclerc travavam grande batalha, com o inglês levando a melhor.
Pérez cortou caminho para superar Leclerc e não devolveu a posição. Em seguida, Bottas manobrou sobre o monegasco, após troca de posições entre eles, com o piloto da Ferrari antes tendo ultrapassado o finlandês após corte na chicane.
Pérez foi punido em 5 segundos por ter cortado caminho na manobra sobre Leclerc.
Faltando 10 para o final, Mazepin parou seu carro na variante Ascari, trazendo novo safety car virtual. A corrida foi normalizada pouco tempo depois.
A prova seguiu sem novas grandes intercorrências, com Ricciardo cruzando a linha de chegada em primeiro, seguido de Norris e Bottas, que na pista ficou atrás de Pérez, mas com a punição de cinco segundos, o mexicano foi o quinto.
A Fórmula 1 volta com o GP da Russia em duas semanas.
Resultado final
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | km/h | Pits | Abandono | Pontos | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 3 | Daniel Ricciardo | McLaren | Mercedes | 53 | - | 1 | 26 | ||||||
2 | 4 | Lando Norris | McLaren | Mercedes | 53 | 1.747 | 1.747 | 1.747 | 1 | 18 | ||||
3 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 53 | 4.921 | 4.921 | 3.174 | 1 | 15 | ||||
4 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | Ferrari | 53 | 7.309 | 7.309 | 2.388 | 1 | 12 | ||||
5 | 11 | Sergio Perez | Red Bull | Honda | 53 | 8.723 | 8.723 | 1.414 | 1 | 10 | ||||
6 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari | Ferrari | 53 | 10.535 | 10.535 | 1.812 | 1 | 8 | ||||
7 | 18 | Lance Stroll | Aston Martin | Mercedes | 53 | 15.804 | 15.804 | 5.269 | 1 | 6 | ||||
8 | 14 | Fernando Alonso | Alpine | Renault | 53 | 17.201 | 17.201 | 1.397 | 1 | 4 | ||||
9 | 63 | George Russell | Williams | Mercedes | 53 | 19.742 | 19.742 | 2.541 | 1 | 2 | ||||
10 | 31 | Esteban Ocon | Alpine | Renault | 53 | 20.868 | 20.868 | 1.126 | 1 | 1 | ||||
11 | 6 | Nicholas Latifi | Williams | Mercedes | 53 | 23.743 | 23.743 | 2.875 | 1 | |||||
12 | 5 | Sebastian Vettel | Aston Martin | Mercedes | 53 | 24.621 | 24.621 | 0.878 | 2 | |||||
13 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo | Ferrari | 53 | 27.216 | 27.216 | 2.595 | 2 | |||||
14 | 88 | Robert Kubica | Alfa Romeo | Ferrari | 53 | 29.769 | 29.769 | 2.553 | 1 | |||||
15 | 47 | Mick Schumacher | Haas | Ferrari | 53 | 51.088 | 51.088 | 21.319 | 1 | |||||
dnf | 9 | Nikita Mazepin | Haas | Ferrari | 41 | 3 | Abandono | |||||||
dnf | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 25 | 1 | Abandono | |||||||
dnf | 33 | Max Verstappen | Red Bull | Honda | 25 | 1 | Abandono | |||||||
dnf | 10 | Pierre Gasly | AlphaTauri | Honda | 3 | 1 | Abandono | |||||||
dnf | 22 | Yuki Tsunoda | AlphaTauri | Honda | 0 | Abandon |
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
PODCAST - Bottas: piloto que deixou a desejar ou talento 'sacrificado'?
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.