Fórmula 1 GP da Áustria

F1 - Verstappen x Norris: conheça a história da amizade que está em xeque após a Áustria

Pilotos viveram grande tensão no GP da Áustria após batida nas voltas finais no Red Bull Ring

Max Verstappen, pole man, Red Bull Racing, Lando Norris, McLaren F1 Team, conversa no Parc Ferme

Max Verstappen, pole man, Red Bull Racing, Lando Norris, McLaren F1 Team, conversa no Parc Ferme

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Não é segredo para  ninguém que Max Verstappen e Lando Norris são amigos para além da Fórmula 1. Porém, uma das amizades mais comentadas do paddock sofreu um grande abalo após o duelo vivido na Áustria no último fim de semana. 

Leia também:

Diferentemente do que aconteceu com grande parte dos pilotos mais jovens do grid, holandês e britânico não disputaram as categorias júniores juntos, mas isso não impediu que os dois se tornassem amigos. Em diversas oportunidades, Norris e Verstappen falaram abertamente sobre a amizade.

"Max e eu somos muito bons amigos, acho que crescemos, não exatamente juntos, já que não competimos totalmente até a Fórmula 1, mas crescemos em uma geração e época semelhantes", disse Norris em 2023.

 

Não é incomum ver entrevistas onde Verstappen elogia Norris e o contrário também acontece. Os dois, inclusive, costumam chegar às etapas juntos, uma vez que o tricampeão tem um jatinho particular e sempre oferece carona ao amigo britânico. 

Antes e durante a pandemia, Max e Lando eram bastante conhecidos por fazer lives juntos. Sendo a grande maioria delas de corridas virtuais, ou, iRacing. 

 

Em 2022, durante a apresentação do novo carro da McLaren, Norris foi questionado pela ESPN a escolher entre Verstappen e Hamilton - que tinham acabado de disputar o título mundial em 2021. O britânico mostrou sua preferência pelo amigo. 

Nas redes sociais, não é incomum ver foto dos dois juntos em momentos de descontração praticando esportes. Recentemente, os dois foram vistos juntos em uma boate em Miami celebrando a primeira vitória do piloto da McLaren. 

"Estou muito feliz por Lando. Já faz muito tempo e não será o último, então ele definitivamente merece", parabenizou Verstappen após a prova nos Estados Unidos. 

 

Em uma brincadeira para as redes sociais, Verstappen precisou elencar seus três amigos dentro da Fórmula 1 e o ranking foi formado por Norris em primeiro, Daniel Ricciardo em segundo e Sergio Pérez em terceiro. 

 

Contudo, algumas declarações, principalmente por parte de Norris, já mostravam que a relação poderia chegar a um ponto de tensão quando os dois começassem, de fato, a se enfrentar nas pistas pela vitória. 

"Temos muito respeito por ele e ele por mim. Então estou ansioso por isso. Quero desafiá-lo, quero correr contra ele, quero lutar porque acho que ele é um dos melhores pilotos de todos os tempos na Fórmula 1, então se eu puder provar meu valor contra ele, estou me provando contra um dos melhores e é exatamente isso que eu quero fazer.”

Cinco GPs depois, o grande clímax entre eles aconteceu. Na volta 64 de 71 no Red Bull Ring, Verstappen e Norris colidiram na curva 3. O toque fez com que o piloto da McLaren abandonasse a corrida - e minasse a chance de vitória - enquanto o tricampeão mundial foi punido em 10s.

As declarações pós-corrida foram bem claras por ambas as partes, Lando deixou evidente que se o amigo não reconhecesse que tinha sido o culpado pelo acidente na prova ele iria perder bastante o respeito pelo holandês. 

Enquanto Verstappen, por outro lado, não enxergou com tanto pesar o ocorrido, alegando que eles "seguiriam em frente" depois de conversarem sobre o toque - o que não aconteceu no domingo após a corrida, como Max deixou claro que não faria. 

Resta saber quais serão as cenas dos próximos capítulos entre a amizade dos dois, uma vez que, com o decorrer da temporada, Lando Norris vem se tornando cada vez mais uma 'pedra no sapato' de Max Verstappen e um dos responsáveis por desafiar novamente o piloto da Red Bull depois de uma temporada completamente tranquila para o holandês em 2023. 

Max vs Lando: de quem é a culpa? Verstappen é sujo ou Norris peca? Christian Fittipaldi e Vitor Genz analisam GP da Áustria de F1

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast #288 – A McLaren realmente chegou? Briatore arrumará Alpine com motores Mercedes?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Hamilton estaria interessado em comprar Gresini, equipe satélite na MotoGP
Próximo artigo RETA FINAL: É imperdoável o que Verstappen fez? Como Norris reagirá?

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil