F1: Vettel é punido com três posições por incidente no Q2; Bottas e Sainz se livram de punição
Pilotagem lenta no final do Q2 causou muita polêmica e a eliminação de Alonso, atrapalhado por Vettel em sua volta final
O polêmico incidente durante o Q2 da classificação para o GP da Áustria de Fórmula 1 começa a ter consequências. Por atrapalhar a volta rápida de Fernando Alonso, levando à sua eliminação, Sebastian Vettel foi punido com três posições no grid de largada, caindo para 11º. Já Valtteri Bottas e Carlos Sainz, que também foram convocado pelos comissários, se livraram de uma penalização.
Bottas foi parte de um trem de carros no final do Q2 que reduziram muito a velocidade na curva nove, visando abrir um espaço para o carro da frente. Por ir lento, Bottas acabou segurando outros carros, e isso levou ao incidente entre Sebastian Vettel e Fernando Alonso, terminando com a eliminação do espanhol.
Enquanto Bottas, Sainz e Vettel foram convocados pelos comissários devido à pilotagem desnecessariamente lenta entre as curvas nove e dez, o caso do tetracampeão estava diretamente ligado a Alonso.
Na manhã deste sábado, a direção de prova avisou que intensificaria o policiamento em cima de pilotos muito lentos nas curvas nove e dez. Após incidentes na semana passada e nesta sexta, Michael Masi disse que qualquer um que andasse lento para abrir um espaço para o carro da frente seria considerado quebra de regulamento.
"Durante qualquer sessão, qualquer piloto que tente criar uma distância a sua frente para obter uma volta limpa não poderá fazer isso desde a entrada da curva nove até a saída da curva dez".
"Qualquer piloto que seja visto fazendo isso terá seu caso repassado os comissários por quebra do Artigo 27.4 do regulamento desportivo".
Vettel disse que o comportamento dos carros à sua frente era inaceitável, e as imagens onboard mostram carros da Red Bull e da Mercedes ultrapassando a Aston antes de desacelerar na curva nove.
Após falar da "carnificina" de carros passando uns aos outros, ele não acreditava que vários rivais também haviam feito isso, tornando a situação ainda pior.
Ele disse ao seu engenheiro: "E lá vai mais um..."
Falando com a Sky Sports F1, Vettel disse: "Acho que é culpa dos pilotos na frente, que ficam furando a fila. Não acho que seja certo e não é o que concordamos".
Q4 AO VIVO: Tudo sobre a classificação para o GP da Áustria de F1
Assine o canal do Motorsport.com no Youtube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #116 - TELEMETRIA: Quais as esperanças de Hamilton na Áustria? Rico Penteado responde
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.