F1 - Wolff sobre Mercedes: "Minha roda continua girando e eu não consigo pular fora"

Desde 2022, equipe tenta entender o carro. Problemas na correlação de dados coletados na pista e no túnel de vento atrasam processo

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W15, kicks up grass and dirt ahead of Yuki Tsunoda, VCARB 01, after a brief cut

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Após vencer oito campeonatos de construtores, a Mercedes vem enfrentando problemas no entendimento dos carros desde 2022, quando um novo regulamento foi implementado na Fórmula 1Toto Wolff, chefe da Mercedes, declarou que o carro tem um problema físico e de correlação de dados. Ele também garantiu que não sente que deve sair da equipe por conta dessa situação.

Na Austrália, embora o carro tenha mostrado um ritmo competitivo em algumas ocasiões, ele foi inconsistente - apesar de a mudança do conceito de sidepod de tamanho zero e o deslocamento do cockpit para trás em 2024 terem sido parcialmente orientados para a criação de uma plataforma mais confiável.

Leia também:

Wolff considera que a Mercedes tem um "problema de física" e que há uma questão de correlação entre os dados do túnel de vento e o desempenho na pista, mas diz que a equipe não "engoliu uma pílula idiota" desde que ganhou a última das oito coroas de construtores em 2021.

"Como coproprietário deste negócio, preciso garantir que minha contribuição seja positiva e criativa", disse o austríaco. "Então, eu seria o primeiro a dizer: 'Se alguém tiver uma ideia melhor, me diga'. Estou interessado em mudar esta equipe o mais rápido possível."

"Terei prazer em dar minha opinião e ver o que seria, quem poderia ser. Mas temos um problema físico e não um problema filosófico ou organizacional, porque não engolimos um comprimido [que nos tornou] idiotas desde 2021.

"É que não entendemos alguns dos comportamentos do carro que, no passado, teríamos entendido.", explicou.

Toto Wolff, Team Principal and CEO, Mercedes-AMG F1 Team

Toto Wolff, diretor de equipe e CEO da equipe Mercedes-AMG F1

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Isso foi em resposta a uma pergunta sobre se ele ainda era a pessoa certa para liderar a Mercedes, tendo entrado na equipe inicialmente como diretor executivo em 2013.

Falando diretamente sobre o seu futuro, Wolff - que assinou um novo contrato de três anos no início deste ano para permanecer no comando da operação de Brackley - considerou que ainda não estava em um ponto em que pensasse em abrir mão do controle.

"Eu me olho no espelho todos os dias em relação a tudo o que faço", disse Wolff, que tem uma participação de 33% na equipe.

"Se eu acreditasse que deveria fazer a pergunta ao técnico ou ao treinador, acho que é uma pergunta justa, mas não é o que sinto no momento que devo fazer. Mas se você tiver alguma ideia de quem poderia dar a volta por cima, ficarei feliz em ouvi-la."

"A grande diferença é que não se trata da questão do chefe de equipe em termos de 'este é o meu trabalho e eu vou parar o trabalho'... Não tenho essa opção, o que também é lamentável. Não sou um empreiteiro ou funcionário que diz: 'Estou farto disso'. Minha roda continua girando e eu não consigo pular fora.", encerrou.

Verstappen ABANDONA! Sainz DOMINA e vence na Austrália em DOBRADINHA da Ferrari | PÓDIO

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast: Verstappen fora da Red Bull? Drugo tem chances em 2025?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Ricciardo teria recebido ultimato de Helmut Marko; entenda
Próximo artigo ANÁLISE: Entenda problema de Verstappen que o tirou do GP da Austrália de F1

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil