Recomendado para você

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku
Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1

Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

Fórmula 1
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

NASCAR Brasil
Curvelo
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

Fórmula 1
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria
Últimas notícias

Feliz com a ponta, Massa quer esperar para ver onde a Ferrari está

Brasileiro adota discurso cauteloso após liderar a sexta-feira, elogia a pista e critica escolha do pneu duro

Massa foi o melhor no primeiro dia de treinos para o GP da Índia

Mesmo destacando que não dá para tirar muitas conclusões da sexta-feira, Felipe Massa não escondeu a satisfação por ter comandado a tabela de tempos do primeiro dia de treinos livres para o GP da Índia. 

“É muito legal [estar na frente]. Gostaria que continuasse assim amanhã e depois, mas é lógico que é sexta-feira e amanhã vamos ver o quão competitivo está nosso carro em comparação com a Red Bull e a McLaren. Mas é sempre bom acabar o treino na frente e acho que hoje o carro estava competitivo.”

O brasileiro, no entanto, criticou ao TotalRace a escolha conservadora da Pirelli em relação aos compostos de pneus.

“Acredito que o pneu duro não é o certo para essa pista. Na Coreia, todos estavam com medo quando escolheram o macio e o supermacio e, quando colocaram o pneu, viram que era o caminho certo. Aqui é duro demais e a pista não gasta tanto pneu assim.”

Outro fator destacado pelo piloto da Ferrari foi a sujeira na pista, ainda que fosse algo já esperado pelas equipes por se tratar de um circuito novo.

“A pista está bem suja. Se você sai da trajetória, entra em uma praia. Está muito escorregadia e vem melhorando a cada saída que você dá e vai melhorar ainda mais para domingo. Já era esperado.”

Falando da pista em si, Massa se mostrou muito animado com a novidade, especialmente com as diferentes configurações de largura do traçado.

“Achei o circuito legal, divertido de pilotar. Tem algumas curvas muito interessantes de pilotar, como as lentas – três e quatro – e a última, onde a entrada é bem largada, o que é uma ótima ideia pensando na corrida, pois você cria duas trajetórias diferentes para o carro.”

De acordo com o brasileiro, isso deve facilitar as ultrapassagens no domingo – e não seria uma má ideia a ser copiada em outros circuitos, como o de Abu Dhabi.

“Se tiver um carro na frente do outro, você tem de tentar frear mais no meio da pista para tentar defender, mas o carro de trás pode ter uma melhor trajetória. Isso cria boas oportunidades de ultrapassagem. Foi uma boa ideia que pensamos para o ano passado, eu e o Lucas di Grassi na curva sete em Abu Dhabi. É uma ideia até para outras pistas no futuro.”

(colaboraram Luis Fernando Ramos e Felipe Motta, da Índia)

Artigo anterior Diretor da Williams elogia Raikkonen, mas desconversa sobre 2012
Próximo artigo Barrichello, 15º, aprova a pista, mas reclama da sujeira

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros