Recomendado para você

MotoGP: O que a Aprilia espera desbloquear com pacote aerodinâmico de 2026

MotoGP: O que a Aprilia espera desbloquear com pacote aerodinâmico de 2026

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: O que a Aprilia espera desbloquear com pacote aerodinâmico de 2026
F1: Pirelli define compostos de 2026 e abandona o C6

F1: Pirelli define compostos de 2026 e abandona o C6

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Pirelli define compostos de 2026 e abandona o C6
Montoya, Barrichello e mais: Quem fez o caminho da F1 para a Indy antes de Mick Schumacher

Montoya, Barrichello e mais: Quem fez o caminho da F1 para a Indy antes de Mick Schumacher

Indy
Indy
Indy October Testing
Montoya, Barrichello e mais: Quem fez o caminho da F1 para a Indy antes de Mick Schumacher
Stock Car: Confira horários e como assistir ao retorno da etapa de Brasília, com a final da Stock Light

Stock Car: Confira horários e como assistir ao retorno da etapa de Brasília, com a final da Stock Light

Stock Car
Stock Car
Brasília
Stock Car: Confira horários e como assistir ao retorno da etapa de Brasília, com a final da Stock Light
MotoGP: Viñales contrata Jorge Lorenzo como treinador para a temporada de 2026

MotoGP: Viñales contrata Jorge Lorenzo como treinador para a temporada de 2026

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Viñales contrata Jorge Lorenzo como treinador para a temporada de 2026
GP do Catar de F1: Confira horários e como assistir à etapa de Losail, com corrida sprint e F2

GP do Catar de F1: Confira horários e como assistir à etapa de Losail, com corrida sprint e F2

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
GP do Catar de F1: Confira horários e como assistir à etapa de Losail, com corrida sprint e F2
F1: Marko admite que Red Bull tinha "contrato pronto" para Norris; entenda

F1: Marko admite que Red Bull tinha "contrato pronto" para Norris; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Marko admite que Red Bull tinha "contrato pronto" para Norris; entenda
Moreira revela o que foi mais difícil na adaptação para MotoGP

Moreira revela o que foi mais difícil na adaptação para MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Moreira revela o que foi mais difícil na adaptação para MotoGP
Últimas notícias

Feliz com a ponta, Massa quer esperar para ver onde a Ferrari está

Brasileiro adota discurso cauteloso após liderar a sexta-feira, elogia a pista e critica escolha do pneu duro

Massa foi o melhor no primeiro dia de treinos para o GP da Índia

Mesmo destacando que não dá para tirar muitas conclusões da sexta-feira, Felipe Massa não escondeu a satisfação por ter comandado a tabela de tempos do primeiro dia de treinos livres para o GP da Índia. 

“É muito legal [estar na frente]. Gostaria que continuasse assim amanhã e depois, mas é lógico que é sexta-feira e amanhã vamos ver o quão competitivo está nosso carro em comparação com a Red Bull e a McLaren. Mas é sempre bom acabar o treino na frente e acho que hoje o carro estava competitivo.”

O brasileiro, no entanto, criticou ao TotalRace a escolha conservadora da Pirelli em relação aos compostos de pneus.

“Acredito que o pneu duro não é o certo para essa pista. Na Coreia, todos estavam com medo quando escolheram o macio e o supermacio e, quando colocaram o pneu, viram que era o caminho certo. Aqui é duro demais e a pista não gasta tanto pneu assim.”

Outro fator destacado pelo piloto da Ferrari foi a sujeira na pista, ainda que fosse algo já esperado pelas equipes por se tratar de um circuito novo.

“A pista está bem suja. Se você sai da trajetória, entra em uma praia. Está muito escorregadia e vem melhorando a cada saída que você dá e vai melhorar ainda mais para domingo. Já era esperado.”

Falando da pista em si, Massa se mostrou muito animado com a novidade, especialmente com as diferentes configurações de largura do traçado.

“Achei o circuito legal, divertido de pilotar. Tem algumas curvas muito interessantes de pilotar, como as lentas – três e quatro – e a última, onde a entrada é bem largada, o que é uma ótima ideia pensando na corrida, pois você cria duas trajetórias diferentes para o carro.”

De acordo com o brasileiro, isso deve facilitar as ultrapassagens no domingo – e não seria uma má ideia a ser copiada em outros circuitos, como o de Abu Dhabi.

“Se tiver um carro na frente do outro, você tem de tentar frear mais no meio da pista para tentar defender, mas o carro de trás pode ter uma melhor trajetória. Isso cria boas oportunidades de ultrapassagem. Foi uma boa ideia que pensamos para o ano passado, eu e o Lucas di Grassi na curva sete em Abu Dhabi. É uma ideia até para outras pistas no futuro.”

(colaboraram Luis Fernando Ramos e Felipe Motta, da Índia)

Artigo anterior Diretor da Williams elogia Raikkonen, mas desconversa sobre 2012
Próximo artigo Barrichello, 15º, aprova a pista, mas reclama da sujeira

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros