Ferrari colocará Raikkonen ao lado de Alonso em 2014
Segundo "Auto Motor und Sport", decisão que tira Felipe Massa do time italiano será confirmada nesta semana
A Ferrari optou por Kimi Raikkonen como companheiro de Fernando Alonso, em decisão que será comunicada nesta semana. A informação é do jornalista alemão Michael Schmidt, da Auto Motor und Sport, um dos mais respeitados do paddock.
A definição encerra a carreira de oito anos de Felipe Massa na Ferrari e significa a volta do campeão de 2007, que pilotou pelo time por três temporadas, até 2009, justamente quando foi demitido para permitir a chegada de Alonso.
Em Monza, contudo, tanto Raikkonen, quanto o presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, demonstraram que as diferenças entre si ficaram para trás. “Isso é passado”, afirmou o finlandês sobre seus problemas com Scuderia. “Foi ele quem ganhou um título quando já não tínhamos Michael [Schumacher] e Ross [Brawn] e isso é importante”, destacou o italiano.
Dois motivos seriam fundamentais para a decisão do time: com a contratação de Daniel Ricciardo, com pouca experiência, pela Red Bull, a equipe viu a possibilidade de, contando com uma dupla mais forte, lutar pelo campeonato de construtores. Massa, desde a chegada de Alonso, não vem tendo um bom desempenho, respondendo por cerca de 35% dos pontos do time.
A segunda motivação seria relacionada ao recente enfraquecimento da relação da Ferrari com sua estrela Fernando Alonso, salientada pelas conversas de seu empresário com a Red Bull na Hungria, que lhe renderam uma bronca pública de Montezemolo, e o episódio da comunicação via rádio na classificação para o GP da Itália, em que o piloto xingou a equipe ao se sentir prejudicado. A ideia seria dar um companheiro capaz de desafiar o espanhol dentro do time.
Questionado pelo TotalRace sobre os fatores que pesam na decisão da dupla do ano que vem, o chefe da Ferrari, Stefano Domenicali, foi político. “Colocamos sobre a mesa todos os elementos e estamos analisando da forma menos passional possível. Temos de estudar a situação antes de tomar a decisão final e é por isso que o anúncio está demorando. Obviamente não é uma decisão fácil para nós e por isso levará o tempo que for preciso.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.