Ferrari confirma que não irá recorrer de punição a Vettel e prepara plano B
Como antecipado pelo Motorsport.com, equipe decidiu nesta quinta-feira que não recorrerá da punição e fará um pedido oficial de revisão de manobra de Vettel

A Ferrari confirmou que retirou sua intenção de recorrer da punição do GP do Canadá a Sebastian Vettel, uma vez que agora avalia um pedido de revisão oficial do incidente.
A equipe italiana tinha até esta noite para confirmar se pretendia ou não prosseguir com o seu apelo contra a penalidade de 5 segundos que Vettel foi submetido por voltar à pista de maneira insegura e forçar Lewis Hamilton a sair da linha e quase bater no muro. O inglês ficou com a vitória, lidera o Mundial e igualou o recorde de Michael Schumacher (entenda abaixo).
O editor recomenda:
Consciente de que tais sanções não podem ser apeladas, qualquer esforço para levar o assunto ao Tribunal Internacional de Apelação sempre foi malsucedido.
Pouco antes de expirar o prazo, um porta-voz da Ferrari confirmou que informou ao órgão que não vai levar o recurso adiante.
No entanto, como revelado pelo Motorsport.com anteriormente, a Ferrari está agora avaliando se deve ou não solicitar uma revisão oficial da FIA do incidente com base em novas evidências que está coletando.
O Código Esportivo Internacional da própria FIA oferece aos competidores uma opção para uma revisão de decisões pós-evento, desde que seja descoberto um "novo e significativo elemento" que não estava disponível no momento em que a decisão foi tomada.
O código afirma que o período ao qual uma petição para revisão pode acontecer é de 14 dias após a classificação final, o que significa que a Ferrari tem até o dia da corrida do GP da França para seguir essa rota.
O Artigo 14.1.1 do International Sporting Code da FIA declara: "Se for descoberto um novo elemento relevante que não esteve disponível para as partes que solicitam a revisão no momento da competição em questão, tenha ou não os comissários já deliberado, aqueles designados pela FIA devem se reunir (pessoalmente ou por outros meios) em uma data acordada entre si, convocando a parte ou partes interessadas a ouvir quaisquer explicações relevantes e a julgar à luz de os fatos e elementos trazidos diante deles".
Se a Ferrari optar por solicitar uma revisão, será exigida a apresentação de novas evidências, as quais serão avaliadas pelos quatro comissários que estavam no GP do Canadá ou substitutos indicados pelo corpo diretivo.
O EPISÓDIO EM MONTREAL E O RECORDE DE HAMILTON
O lance capital durante o Grande Prêmio do Canadá aconteceu na volta 48, quando Vettel perdeu o controle de seu carro e ao voltar à pista espremeu Lewis Hamilton contra o muro. Os comissários avaliaram que o alemão retornou de forma imprudente, aplicando punição dez voltas mais tarde de cinco segundo ao tempo final de prova.
Vettel cruzou a linha de chegada em primeiro, mas perdeu a vitória para Hamilton, que se transformou no recordista de triunfos em Montreal, ao lado de Michael Schumacher.



































Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários


F1 - Binotto sobre objetivos da Audi: Lutar por vitórias em três anos e pelo título até 2030

ANÁLISE: O dilema das novas regras que definirá a F1 2025

Como a McLaren enfrentou a desinformação, o barulho e as distrações para garantir o título na F1
Últimas notícias

Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de quali sprint no GP da Bélgica, com Reginaldo Leme em Spa

F1: Cadillac prefere Bottas a Pérez, e Drugovich é o favorito à segunda vaga, diz portal

F1: Ralf Schumacher dá opinião taxativa sobre novo comando na Red Bull

F1 - Bottas avalia transição de Hamilton para Ferrari: 'Há algo para aprender, mas não é tão difícil assim'
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.