FIA esclarece situação da Force India com motores
Equipe estabelecida do zero continuará com o número de peças de motor e câmbio de sua antecessora; situação da premiação ainda é incerta
A FIA esclareceu a situação de motores da Force India para o restante de 2018, com a atenção sendo voltada agora ao status do time quanto à premiação financeira.
Após uma decisão sem precedentes de dar uma nova inscrição à Force India após a compra por parte do consórcio liderado por Lawrence Stroll, a entidade regulamentadora do esporte esclareceu alguns pontos desta equipe que nasce do zero.
Uma questão que surgiu foi se a nova Force India entraria na quantia de motores e câmbio da equipe anterior, ou se poderia começar do zero como, em tese, o regulamento poderia permitir.
Após discussões na Bélgica, a FIA determinou que a Force India deve continuar com a alocação anterior. Ela acredita que agiu no melhor dos interesses da “justiça” para chegar à decisão.
Um comunicado da FIA diz: “Decidimos que o número de elementos da unidade de potência e câmbio mencionados no Artigo 23 do Regulamento Esportivo e usados até agora pelo Sahara Force India Formula 1 Team será mantida pelo Racing Point Force India F1 Team.”
“Foi observado que o chefe do Racing Point Force índia F1 Team expressou isso publicamente antes do acordo.”
Questão da premiação financeira
Esteban Ocon, Force India VJM11 Mercedes, Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-18 Ferrari
Photo by: Glenn Dunbar / LAT Images
Enquanto que a situação de motor foi oficialmente esclarecida, há novas dúvidas para as equipes rivais quanto à classificação da Force India em termos de premiação financeira.
As equipes rivais concordaram em unanimidade para que a Force India mantenha sua premiação de antes, mas a situação referente ao futuro ainda é incerta.
Normalmente, a equipe precisa terminar no top 10 do Mundial de Construtores em dois dos últimos três anos para poder receber a verba comercial.
Caso isso seja mantido, a nova Force India não poderia receber essa quantia antes de 2020.
Entende-se que esse foi um dos principais assuntos de uma reunião realizada por Lawrence Stroll com alguns rivais no paddock de Spa.
A premiação financeira é um dos principais problemas para a Haas, que, como equipe surgida recentemente, precisou esperar por anos antes que pudesse merecer a verba dos direitos comerciais.
Na sexta-feira, o chefe da Haas, Gunther Steiner, disse: “A FOM precisa explicar o que foi feito. Temos um contrato que diz o que é possível ou não, e, no momento certo, eles irão explicar como irão resolver isso e como funcionará daqui para frente.”
Steiner foi visto em uma reunião com o diretor executivo da F1, Chase Carey, e o diretor esportivo, Ross Brawn, na manhã em Spa.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.