Últimas notícias

FIA não tem dúvidas sobre segurança do sistema de direção da Mercedes

A FIA disse que está satisfeita com o que foi apresentado sobre a segurança do sistema de direção em eixo duplo da Mercedes, apesar do movimento incomum do volante

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Na primeira semana de testes de pré-temporada da Fórmula 1 em Barcelona, o grande papo do paddock foi o novo sistema de direção introduzido pela Mercedes. Chamado de Direção em Eixo Duplo (DED) a solução permite aos pilotos mudar o ângulo das rodas dianteiras.

A mudança pode ser acionada através de um design que permite que o piloto puxe ou empurre o volante do carro.

Leia também:

Enquanto o movimento levantou rumores sobre a falta de segurança dessa inovação, o órgão regulador do automobilismo disse que está totalmente satisfeito e que não há riscos por trás do que a Mercedes está fazendo.

Quando perguntado pelo Motorsport.com se haveriam preocupações, como as que levaram o sistema de dutos a serem banidos, o diretor de corridas da F1, Michael Masi, disse que a FIA jamais liberaria algo se eles julgassem que teria um potencial de perigo.

"Eu acho que pela perspectiva da FIA, o principal é a segurança, o elemento número 1", disse. "Então não há perguntas sobre a segurança do sistema. Fiquem tranquilos porque essa é a nossa maior prioridade".

O diretor esportivo da Renault, Alan Permane, reconhece que nenhuma equipe na F1 colocaria qualquer coisa no carro que comprometesse a segurança.

"Não podemos especular quanto à segurança quando os dois pilotos estão mantendo suas mãos no volante", disse. "A questão do sistema de dutos era que as pessoas estavam preocupadas com a possibilidade dos caras pilotarem com uma mão, especialmente em curvas de alta".

"Tenho certeza de que eles não projetaram um sistema que eles julguem ser perigoso, então eu duvido que a segurança seja um fator. Tenho certeza disso".

O diretor esportivo da Ferrari, Laurent Mekies, acresentou: "Não acho que nenhuma equipe traria algo que eles sabem que é perigoso para a pista. No final das contas, temos responsabilidades com nossos pilotos".

Apesar da FIA estar feliz com o fato do sistema DED estar de acordo com o regulamento, as mudanças das regras para 2021 determinam que sistemas como esse não serão permitidos após o final deste ano. Perguntado sobre essa mudança por parte da FIA, Masi se recusou a explicar.

"Eu acho que vocês estão fazendo o certo ao perceber as mudanças para as regras de 2021", disse. "E veremos o que as equipes vão poder criar dentro desses limites do regulamento para 2021. Vamos deixar assim por enquanto".

Veja imagens da sexta-feira em Barcelona

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11
Sergio Perez, Racing Point RP20
Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-20
Sebastian Vettel, Ferrari, is lifted back into the garage after stopping on track
Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-20
Racing boots of Daniil Kvyat, AlphaTauri
Pierre Gasly, AlphaTauri AT01
Max Verstappen, Red Bull Racing
Lance Stroll, Racing Point
Carlos Sainz Jr., McLaren MCL35
Carlos Sainz Jr., McLaren MCL35
Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C39
Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11
Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C39
Daniil Kvyat, AlphaTauri AT01
Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-20 crashes
Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-20 crashes and causes a red flag
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000 stops on track
Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-20
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000 stops on track
Pierre Gasly, AlphaTauri AT01
Pierre Gasly, AlphaTauri AT01
Sebastian Vettel, Ferrari in the garage
Sebastian Vettel, Ferrari and Norbert Vettel
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000
Lance Stroll, Racing Point RP20
Lance Stroll, Racing Point RP20
Lando Norris, McLaren MCL35
Lando Norris, McLaren MCL35
Lando Norris, McLaren MCL35
Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11
Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11
Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11
Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11
Alex Albon, Red Bull Racing RB16
Alex Albon, Red Bull Racing
Alex Albon, Red Bull Racing
Alex Albon, Red Bull Racing
Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C39
Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C39
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000 stops on track
Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11
Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11
Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11
45

 

VÍDEO: Entenda tudo sobre o polêmico volante da Mercedes 2020

PODCAST #030 - A expectativa para a pré-temporada 2020 da F1

 

In this article
Jonathan Noble
Fórmula 1
Mercedes
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Pirelli testará novo protótipo devido à inclinação em Zandvoort
Próximo artigo Ferrari pedirá explicações à FIA sobre sistema de direção da Mercedes

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros