FIA não tem dúvidas sobre segurança do sistema de direção da Mercedes
A FIA disse que está satisfeita com o que foi apresentado sobre a segurança do sistema de direção em eixo duplo da Mercedes, apesar do movimento incomum do volante
Na primeira semana de testes de pré-temporada da Fórmula 1 em Barcelona, o grande papo do paddock foi o novo sistema de direção introduzido pela Mercedes. Chamado de Direção em Eixo Duplo (DED) a solução permite aos pilotos mudar o ângulo das rodas dianteiras.
A mudança pode ser acionada através de um design que permite que o piloto puxe ou empurre o volante do carro.
Enquanto o movimento levantou rumores sobre a falta de segurança dessa inovação, o órgão regulador do automobilismo disse que está totalmente satisfeito e que não há riscos por trás do que a Mercedes está fazendo.
Quando perguntado pelo Motorsport.com se haveriam preocupações, como as que levaram o sistema de dutos a serem banidos, o diretor de corridas da F1, Michael Masi, disse que a FIA jamais liberaria algo se eles julgassem que teria um potencial de perigo.
"Eu acho que pela perspectiva da FIA, o principal é a segurança, o elemento número 1", disse. "Então não há perguntas sobre a segurança do sistema. Fiquem tranquilos porque essa é a nossa maior prioridade".
O diretor esportivo da Renault, Alan Permane, reconhece que nenhuma equipe na F1 colocaria qualquer coisa no carro que comprometesse a segurança.
"Não podemos especular quanto à segurança quando os dois pilotos estão mantendo suas mãos no volante", disse. "A questão do sistema de dutos era que as pessoas estavam preocupadas com a possibilidade dos caras pilotarem com uma mão, especialmente em curvas de alta".
"Tenho certeza de que eles não projetaram um sistema que eles julguem ser perigoso, então eu duvido que a segurança seja um fator. Tenho certeza disso".
O diretor esportivo da Ferrari, Laurent Mekies, acresentou: "Não acho que nenhuma equipe traria algo que eles sabem que é perigoso para a pista. No final das contas, temos responsabilidades com nossos pilotos".
Apesar da FIA estar feliz com o fato do sistema DED estar de acordo com o regulamento, as mudanças das regras para 2021 determinam que sistemas como esse não serão permitidos após o final deste ano. Perguntado sobre essa mudança por parte da FIA, Masi se recusou a explicar.
"Eu acho que vocês estão fazendo o certo ao perceber as mudanças para as regras de 2021", disse. "E veremos o que as equipes vão poder criar dentro desses limites do regulamento para 2021. Vamos deixar assim por enquanto".
Veja imagens da sexta-feira em Barcelona
VÍDEO: Entenda tudo sobre o polêmico volante da Mercedes 2020
PODCAST #030 - A expectativa para a pré-temporada 2020 da F1
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.