Recomendado para você

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quarta-feira

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quarta-feira

Geral
Geral
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quarta-feira
MotoGP: O que sabemos sobre o teste de Razgatlioglu com o V4 da Yamaha

MotoGP: O que sabemos sobre o teste de Razgatlioglu com o V4 da Yamaha

MotoGP
MotoGP
MotoGP: O que sabemos sobre o teste de Razgatlioglu com o V4 da Yamaha
Mitsubishi encara desafio de "fuso asiático" na primeira corrida noturna da história da Stock Car

Mitsubishi encara desafio de "fuso asiático" na primeira corrida noturna da história da Stock Car

Stock Car
Stock Car
A Definir
Mitsubishi encara desafio de "fuso asiático" na primeira corrida noturna da história da Stock Car
Stock Car: Kohl ajusta rotina de sono para etapa noturna em Cuiabá

Stock Car: Kohl ajusta rotina de sono para etapa noturna em Cuiabá

Stock Car
Stock Car
A Definir
Stock Car: Kohl ajusta rotina de sono para etapa noturna em Cuiabá
Stock Car: Hankook pronta para desafio inédito sob as luzes de Cuiabá

Stock Car: Hankook pronta para desafio inédito sob as luzes de Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Stock Car: Hankook pronta para desafio inédito sob as luzes de Cuiabá
F1: GP de São Paulo 2025 registra recorde de público e de impacto econômico

F1: GP de São Paulo 2025 registra recorde de público e de impacto econômico

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: GP de São Paulo 2025 registra recorde de público e de impacto econômico
MotoGP: Márquez afirma que ausência no teste de Valência não irá afetar performance de 2026

MotoGP: Márquez afirma que ausência no teste de Valência não irá afetar performance de 2026

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Márquez afirma que ausência no teste de Valência não irá afetar performance de 2026
Audi revela conceito do R26, carro da estreia na F1, que terá Bortoleto como piloto

Audi revela conceito do R26, carro da estreia na F1, que terá Bortoleto como piloto

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi revela conceito do R26, carro da estreia na F1, que terá Bortoleto como piloto
Últimas notícias

FIA planeja proibir cópias no regulamento de 2021, mas Racing Point não terá que abandonar 'Mercedes Rosa'

A FIA fará modificações no regulamento esportivo de 2021 porém a Racing Point não precisará mudar o carro

Nico Hulkenberg, Racing Point RP20, Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11

Em meio aos resultados do protesto da Renault contra a Racing Point, as equipes da Fórmula 1, a categoria e a FIA passaram algum tempo avaliando o impacto a longo prazo que essas táticas de cópias pode ter no Mundial. E a Federação anunciou que vai tomar medidas para evitar que isso aconteça novamente.

Pouco após os fiscais anunciarem que a Racing Point era considerada culpada de quebrar o regulamento esportivo da F1 ao usar um design de duto de freio traseiro que não era próprio, a FIA revelou que tomará mais medidas já para a próxima temporada.

Leia também:

Nikolas Tombazis, chefe da FIA de assuntos de categorias de fórmula, disse que a Federação e a Liberty Media concordaram que não seria uma boa ideia permitir que aconteça novamente de carros clones no futuro.

Com isso, o regulamento de 2021 receberá modificações que estão em fase de planejamento, limitando o quanto uma equipe poderá copiar a outra.

"Planejamos introduzir logo modificações no regulamento esportivo de 2021 que evitarão que isso se torne a norma", disse Tombazis.

"Isso evitará que as equipes usem fotos para copiar extensivamente grandes porções de outros carros como a Racing Point fez. Ainda vamos aceitar componentes individuais em área locais, mas não queremos que, fundamentalmente, um carro seja cópia de outro".

Tombazis não deu mais detalhes sobre o que está sendo planejado, mas deixou claro que as mudanças não forçarão a Racing Point a abandonar seu carro atual.

"Vamos dar orientações sobre isso, além de mexer no texto nas próximas semanas. Vamos passar uma mensagem forte às equipes que eles não podem fazer isso nos carros de 2021, porque não será permitido".

"Obviamente será aceito o que já está nos carros de 2020".

Tombazis afirmou que copiar componentes individuais é uma prática padrão na F1 há anos, mas disse que a Racing Point foi longe demais.

"A cópia existe na F1 há muito tempo. As pessoas tiram fotos e fazem engenharia reversa com conceitos similares. Em algumas áreas, os componentes chegam a ser idênticos. Não achamos que isso pode ser parado no futuro".

"Mas a Racing Point levou isso a outro nível. Eles claramente decidiram aplicar isso a todo o carro. Eu chamaria isso de uma mudança de paradigma: eles usam uma disrupção do processo que tem sido a norma nos últimos 40 anos".

"Não podemos penalizar eles por terem uma abordagem original. Porém, não achamos que esse deve ser o futuro da F1. Não queremos ter oito ou dez Mercedes no próximo ano. Não queremos que esse seja o novo normal da F1".

Verstappen detona F1, RP vive semana decisiva e da Matta conta 'causos' da F1; veja:

PODCAST: Qual é o tamanho da 'sorte' de Hamilton ao vencer com três rodas?

 

Artigo anterior Racing Point questiona decisão por falta de clareza no regulamento: "Dói e surpreende"
Próximo artigo Pr1meiro Stint: Veja o guia do GP de 70º aniversário da F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros