Fittipaldi pede mais equipes no grid: "Haverá muito mais chances de jovens pilotos entrarem na F1"
Emerson Fittipaldi, bicampeão mundial de Fórmula 1, garante que a categoria deve considerar ter mais equipes para dar opções aos jovens pilotos, ao mesmo tempo em que ressalta a importância de ter equipe Andretti na categoria
A Fórmula 1 tem dez equipes no grid e nenhuma delas veem como benéfica a chegada de outra organização nas pistas, porque isso levaria a ter que distribuir o prêmio em dinheiro, que é dividido anualmente entre as equipes, em mais partes.
Isso ficou muito claro este ano com a tentativa de Michael Andretti de entrar na Fórmula 1 com uma nova equipe, o que foi rejeitado pela Liberty Media, empresa que detém o campeonato, e também pela maioria das equipes.
No entanto, Emerson Fittipaldi, campeão de F1 em 1972 e 1974, não compartilha da visão atual de quem administra os destinos da categoria e acredita que é preciso ver novas equipes para dar mais oportunidades aos jovens pilotos.
"Na minha opinião, precisamos de mais equipes de Fórmula 1, para que haja mais assentos disponíveis", disse o brasileiro ao Vegas Insider quando questionado sobre a situação de seu compatriota Felipe Drugovich, que venceu o campeonato de Fórmula 2 este ano, mas não poderá para subir para a F1 em 2023.
"Eles podem ter mais duas ou três equipes, mais seis carros. Haverá muito mais chances de jovens pilotos entrarem na F1. Precisamos de mais assentos na F1. É o que nos falta. Precisamos de mais equipes, com certeza."
"Em meados da década de 1970, alguns GPs tinham quase 30 carros. Precisamos de mais carros. Será melhor para os patrocinadores, para os fãs, para a televisão e para os jovens talentos que querem estar na F1. Isso lhes dará mais oportunidades, com certeza", insistiu.
Questionado então se achava que a F1 deveria dar a Andretti uma vaga para entrar no campeonato, Fittipaldi não hesitou, ao ver como benefício extra o fato de ser uma equipe americana.
"Minha opinião é sim. Como já falei antes, mais equipes serão ótimas para os fãs, ótimas para os pilotos, ótimas para a televisão, ótimas para o show", disse ele.
"Eu estava conversando com Michael (Andretti) em julho durante um evento de Fórmula E. Ele está muito motivado por ter uma equipe americana completa. E será ótimo para a F1 ter uma equipe americana completa correndo."
"Não é apenas mais uma equipe, é uma equipe americana. Mesmo para os fãs de corrida americanos, será ótimo ter um piloto e uma equipe americanos. Isso criará muito mais interesse e seguidores para a F1."
BEBEDEIRA e ZOEIRA: Rubinho e Massa citam Kimi, Schumi e Alonso como PARÇAS. Mas quem são os CHATOS?
Podcast #197 - Na berlinda, qual será o futuro de Ricciardo e Schumacher?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.