Últimas notícias

Force India diz que deveria ter imposto ordem a Perez

Para time, análise ao final da prova diz que havia boa chance de pódio para Esteban Ocon

Sergio Perez, Sahara Force India VJM10 and Esteban Ocon, Sahara Force India VJM10

Foto de: Sutton Motorsport Images

Sergio Perez, Sahara Force India F1 VJM10, Kimi Raikkonen, Ferrari SF70H, Esteban Ocon, Sahara Force India F1 VJM10, Nico Hulkenberg, Renault Sport F1 Team RS17
Esteban Ocon, Sahara Force India F1 VJM10, Nico Hulkenberg, Renault Sport F1 Team RS17
Esteban Ocon, Sahara Force India F1 VJM10
Sergio Perez, Sahara Force India F1 VJM10
Sergio Perez, Sahara Force India F1 VJM10
Esteban Ocon, Sahara Force India VJM10
Esteban Ocon, Sahara Force India VJM10
Sergio Perez, Sahara Force India VJM10 leads Esteban Ocon, Sahara Force India VJM10
Sergio Perez, Sahara Force India VJM10
Sergio Perez, Sahara Force India VJM10
Sergio Perez, Sahara Force India VJM10
Sergio Perez, Sahara Force India
Kimi Raikkonen, Ferrari SF70H and Sergio Perez, Sahara Force India VJM10 and Esteban Ocon, Sahara Force India VJM10 at the start of the race

A equipe Force India acredita que deveria ter imposto uma ordem de equipe expressa a Sergio Perez no GP do Canadá. Para o chefe de operações da escuderia, Otmar Szafnauer, este seria o melhor caminho para passar Daniel Ricciardo pelo terceiro lugar.

Perguntado pelo Motorsport.com sobre se o time se comportaria da mesma maneira se fizesse a corrida de novo, Szafnauer disse: "Analisar depois é ótimo, porque você tem mais informações”.

"O que eu teria feito seria talvez fazê-los mudar de posições mais cedo, logo após as Ferraris pararem. Fazer aquilo ali seria fácil.”

"Poderíamos fazer os pneus recuperarem a temperatura e não havia risco atrás. Então, se não acontecesse de conseguirmos algo a mais, ainda teríamos tempo para trocar de volta. Nós não fizemos isso, começamos a discutir um pouco depois e foi tarde demais."

Szafnauer disse que o debate sobre o que fazer no pitwall naquele momento foi complexo por conta das preocupações sobre fazer os pilotos perderem tempo em uma troca de posições e também correr o risco de perder a temperatura dos pneus.

"Nós contemplamos mudar as posições para dar uma chance, mas há muitas coisas que acontecem quando você troca", disse ele. "Você perde tempo, mas, o mais importante, você perde a temperatura do pneu. E a temperatura do pneu é realmente crítica.”

"Então, se você fizer isso, você não consegue voltar para a velocidade imediatamente. Nós tínhamos as Ferraris chegando, então há dúvidas. Vamos analisar. Mas se nós tivéssemos mudado de posição, não sei se Esteban teria conseguido passar."

Tática alternativa para Perez

Enquanto os pensamentos da Force India eram sobre trocar a posição dos pilotos na pista, o chefe de estratégia da Mercedes, James Vowles, calcula que a equipe de base em Silverstone deveria ter feito uma opção totalmente diferente.

Ele calcula que a Force India conseguiria impedir a chegada de Vettel no final, assim como ter tido uma dupla oportunidade de superar Ricciardo se tivessem parado Perez quando Ocon chegou atrás do mexicano.

Falando em um vídeo da Mercedes que comentava a estratégia após a corrida, postado no site oficial da equipe, Vowles disse: "O time tentou inverter os carros para ter a melhor chance de pódio, mas não teve sucesso nessa ação”.

"No entanto, o time deveria ter parado com Perez. Se eles tivessem parado Perez, teriam saído à frente de Kimi Raikkonen logo depois que ele parou, e isso os colocaria na situação na qual eles teriam tirado as opções para Ferrari com Vettel.”

"A Ferrari teria um carro que estava em um pneu de 60 voltas no final da corrida, um carro muito comprometido. Vimos Romain Grosjean conseguir pontuar depois de parar na primeira volta, mas esta não é a corrida mais rápida. Se Vettel parasse e saísse atrás de Perez, seria uma decisão complicada.”

"Isso deixaria Esteban tentando atacar Ricciardo pelo terceiro posto e, se ele não tivesse sucesso, Perez teria alcançado novamente e teria tido a chance de superar os dois com pneus muito mais novos. Isso teria gerado uma boa oportunidade para a Force India."

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Chefe da Renault alerta Palmer: “Tem que mostrar”
Próximo artigo Magnussen: Haas tem ambiente mais saudável que outros times

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil