FOTA corre risco de acabar até o fim do mês, diz jornal inglês
Associação de equipes vive problemas financeiros e internos após saída de Whitmarsh do comando da McLaren
A Associação de equipes da Fórmula 1 (FOTA - Formula One Teams Association) deverá terminar nos próximos dias, segundo informação do jornal britânico The Telegraph. A associação não teria recebido as taxas de inscrição para este ano, estaria enfrentando um impasse em meio aos times por sua finalidade e teria perdido o principal líder, Martin Whitmarsh.
A FOTA foi criada em 2008 para tentar estabelecer novas medidas na Fórmula 1 em consenso com todos os times. No entanto, de lá para cá, quatro dos 11 times da categoria saíram da organização, entre eles a Ferrari e a Red Bull.
Porém, o grande golpe na associação veio no início deste ano, com o desligamento de Martin Whitmarsh da direção da equipe McLaren, após o retorno de Ron Dennis. O ex-diretor era o presidente da organização desde dezembro de 2009. Nos últimos anos seu vice o francês Eric Boullier, ex-diretor da Lotus, agora como diretor de competições na McLaren.
No entanto, apesar do grande envolvimento de Eric com a FOTA, é esperado, segundo o The Telegraph, que Boullier não tome posição à frente da associação, deixando a organização sem um líder de peso no paddock.
Foi enviado um novo projeto de mandato para as equipes, mas o acordo não deverá ir para frente.
Mesmo assim, segundo a reportagem, Bob Fernley, diretor da Force India, se disse confiante de que equipes como Red Bull e Ferrari podem retornar apesar dos problemas. Além dos dois times, Sauber e Toro Rosso não fazem parte da organização.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.