Recomendado para você

Mais um passo em direção ao futuro: Arábia Saudita sedia o primeiro evento de corrida alimentada por hidrogênio do mundo

Mais um passo em direção ao futuro: Arábia Saudita sedia o primeiro evento de corrida alimentada por hidrogênio do mundo

Geral
Geral
Mais um passo em direção ao futuro: Arábia Saudita sedia o primeiro evento de corrida alimentada por hidrogênio do mundo
F1: Como novidades nos regulamentos mudam o jogo para os freios em 2026

F1: Como novidades nos regulamentos mudam o jogo para os freios em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Como novidades nos regulamentos mudam o jogo para os freios em 2026
F1: Quais as chances de Piastri ser campeão mundial em Interlagos?

F1: Quais as chances de Piastri ser campeão mundial em Interlagos?

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Quais as chances de Piastri ser campeão mundial em Interlagos?
F1: Carro de 2025 não terá mais atualizações, mas Ferrari trará reforços até o final da temporada

F1: Carro de 2025 não terá mais atualizações, mas Ferrari trará reforços até o final da temporada

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Carro de 2025 não terá mais atualizações, mas Ferrari trará reforços até o final da temporada
F1: Haas terá pequena atualização e pintura especial em Austin

F1: Haas terá pequena atualização e pintura especial em Austin

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Haas terá pequena atualização e pintura especial em Austin
OPINIÃO F1: Rumores sobre Horner agitam Ferrari, mas equipe realmente precisa dele?

OPINIÃO F1: Rumores sobre Horner agitam Ferrari, mas equipe realmente precisa dele?

Fórmula 1
Fórmula 1
OPINIÃO F1: Rumores sobre Horner agitam Ferrari, mas equipe realmente precisa dele?
F1: "Apenas uma questão de tempo" até Tsunoda ser substituído na Red Bull

F1: "Apenas uma questão de tempo" até Tsunoda ser substituído na Red Bull

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: "Apenas uma questão de tempo" até Tsunoda ser substituído na Red Bull
Pódio na despedida da F4 Italiana garante vice-campeonato a Gabriel Gomez

Pódio na despedida da F4 Italiana garante vice-campeonato a Gabriel Gomez

Fórmula 4
Fórmula 4
Pódio na despedida da F4 Italiana garante vice-campeonato a Gabriel Gomez

Furioso com estouro de pneu, Vettel dispara: “é inaceitável”

Fabricante italiana, por sua vez, diz que Ferrari arriscou demais ao optar por apenas uma parada no GP da Bélgica

Sebastian Vettel, Ferrari SF15-T
Sebastian Vettel, Ferrari SF15-T
Sebastian Vettel, Ferrari SF15-T
Sebastian Vettel, Ferrari SF15-T and team mate Kimi Raikkonen, Ferrari SF15-T
Sebastian Vettel, Ferrari SF15-T
Sebastian Vettel, Ferrari SF15-T
Sebastian Vettel, Ferrari SF15-T
Sebastian Vettel, Ferrari
Técnicos da Pirelli
Paul Hembery, Pirelli Motorsport
Técnicos da Pirelli

O primeiro e o último dia de atividades do GP da Bélgica terminaram com o mesmo assunto em pauta: os pneus da Pirelli. No segundo treino livre de sexta-feira, Rosberg se aproximava da Blanchimont quando o pneu traseiro direito estourou – o alemão estava a 306 km/h no momento do incidente.

Neste domingo (23), Sebastian Vettel e a Ferrari optaram por fazer apenas um pit stop e a estratégia estava dando resultado, já que o germânico vinha em terceiro até a última volta, quando o composto traseiro direito se despedaçou na reta Kemmel, deixando o tetracampeão indignado.

“Quantas voltas faltavam? Não muitas. Se tivesse acontecido 200 metros antes, eu não estaria aqui conversando neste momento. Você está ali, a 300 km/h, contornando a Eau Rouge, você sabe... (suspiros). Eu não sei o que mais precisa acontecer, é um assunto que continua no ar mas ninguém fala nada. É inaceitável”, disse um revoltadíssimo Vettel.

LEIA MAIS:
Igualando Senna em pódios, Hamilton comemora: “foi um sonho”

Sexto colocado em Spa, Massa supera Bottas no Mundial de Pilotos

 

Vettel mencionou ainda a reunião que os pilotos tiveram com Charlie Whiting após o incidente de Rosberg. Na visão do piloto da Ferrari, o delegado de segurança se mostrou genuinamente preocupado com a questão, mas nenhuma medida.

"Creio que (Whiting) se preocupou, mas qual foi a resposta? A mesma de sempre – ‘sim, havia um corte, sujeira na pista, talvez algo errado na carroceria, talvez o piloto tenha saído da pista’ – tudo bobagem” disparou.

"Se Nico (Rosberg) disse que ele não saiu da pista, essa é a verdade. Por que ele mentiria para nós? Eu também não saí da pista. Eu apenas fazia a minha corrida quando, de repente, o pneu explodiu. Como eu disse, se tivesse acontecido antes... (nós, pilotos) precisamos conversar uns com os outros sobre o assunto. Não foi tão ruim quanto em Silverstone, mas isso não é aceitável”, cravou.

Pirelli culpa Ferrari

A Pirelli, através de Paul Hembery, defendeu-se das alegações de Vettel. O diretor esportivo da fabricante italiana responsabilizou a Ferrari pelo incidente, dizendo que o time arriscou demais ao deixar Vettel na pista com os mesmos compostos desde a 15ª volta – quando o alemão tirou os macios e colocou os médios.

“A vida útil daquele pneu já tinha chegado ao fim. Como em qualquer pneu do mundo, quando isso acontece, você pode ter problemas.", disse Hembery. 28 voltas foi muito mais do que pensávamos – falávamos em duas ou três paradas, como a maioria fez. Eles, no entanto, acreditaram que seria possível terminar a prova com apenas um pit stop”, comentou.

"A vida útil dos pneus médios, teoricamente, era de 40 voltas. Mas as circunstâncias de uma corrida, obviamente, podem fazer com que isso mude, não é um dado preciso. As demais equipes tomaram outros caminhos (em comparação com a Ferrari”, adicionou o dirigente.

Por fim, Hembery procurou destacar que não há relação entre os incidentes de Rosberg e de Vettel e evitou criticar as declarações do piloto da Ferrari.

“No caso de Rosberg, foi um corte externo. Este (o de Vettel) foi pelo desgaste. As imagens mostraram que o pneu estava intacto antes do incidente. Se a corrida tivesse uma volta a menos, eles estariam no pódio e os consideraríamos gênios. Quanto às declarações, darei o benefício da dúvida a ele, que estava frustrado por não ter conseguido um bom resultado, apesar de ter chegado muito perto. Então não vou criticá-lo por isso”, encerrou.

Artigo anterior Líder, Hamilton amplia vantagem para Rosberg; veja tabela
Próximo artigo Apesar de bom resultado, Pérez lamenta ritmo abaixo do esperado

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros