GALERIA: 50 anos da provável geração mais feia de carros da F1
Temporada de 1969 da categoria foi marcada por partes aerodinâmicas estranhas
Em uma época onde o regulamento técnico da Fórmula 1 era muito menos rígido e havia uma multidão de ideias para imaginar e criar, a temporada de Fórmula 1 de 1969 deixou uma marca que nos dias atuais seria digna de memes em redes sociais.
Uma tendência que teve seu auge em 1969, ano em que Jackie Stewart levou o título, mas havia começado um ano antes, quando os projetistas começaram a radicalizar a altura e tamanho dos aerofólios.
Os engenheiros das equipes descobriram uma vertente de aerofólios traseiros muito altos que davam mais aderência, mas que provocavam perigos e acidentes. Foram proibidos para o GP de Mônaco depois de um GP da Espanha quase trágico com diversos acidentes. Logo as asas seriam mais reguladas de maneira progressiva: primeiro em peso e tamanho e depois com obrigação de estarem fixadas ao chassis e não na suspensão.
O que veio depois não era tão chamativo, mas, com os aerofólios dianteiros e traseiros da época não deu um look muito aparente.
Admitimos que é uma opinião puramente subjetiva e pedimos perdão de antemão a quem possa se ofender por chamar de "feios" essas invenções que, independente do resultado estético, foram fruto do trabalho e criatividade dos engenheiros das escuderias.
Veja abaixo os modelos da Fórmula 1 em 1969:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.