Grosjean diz que votaria contra introdução do Halo
Romain Grosjean revelou que se os pilotos pudessem decidir pela introdução ou não do Halo, ele votaria contra a instalação da peça
Nesta quinta-feira (28), o Grupo de Estratégia da Fórmula 1 discute a introdução ou não do Halo na temporada 2017 da categoria. Em Hungaroring, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) fez uma apresentação sobre o dispositivo que mexeu com muitos pilotos - entre eles Lewis Hamilton, que mudou de ideia e se disse convencido da necessidade do Halo.
Há, no entanto, quem ainda não esteja convencido da necessidade da peça. Romain Grosjean, por exemplo, acredita que ainda há muitas dúvidas sobre o dispositivo e ainda se opõe ao Halo, argumentando que o aparato de segurança vai contra o DNA do esporte.
"Eu não quero parar a busca por segurança na F1, mas os pilotos fazem uma escolha quando entram em um esporte de risco. Sou totalmente contra o Halo, é algo que não condiz com o DNA da F1, é contra tudo o que tenho visto desde que eu era uma criança e desde o início do esporte, em 1950", disse.
"Não sabemos como será em caso de chuva, como será em uma pista com mudanças de elevação, como em Spa, e não sabemos como será em Cingapura, por causa da iluminação. Além disso, é uma peça pesada - já temos problemas com o peso - e é feia, então creio que não agrada a ninguém. Se for introduzida, tudo bem. Mas se tivesse que votar, eu votaria contra", afirmou.
Clareza nas regras
Grosjean acrescentou que se a F1 quer avançar em termos de segurança, deve começar garantindo que a situação vista na classificação do GP da Hungria - quando Nico Rosberg conquistou a pole passando por um trecho de bandeira amarela - não se repita.
"Se queremos que o esporte seja mais seguro, a primeira coisa a melhorar é impedir que se faça uma pole position sob bandeira amarela. Como não houve punição, cada vez mais todos irão forçar os limites", disse.
"Para termos mais segurança, precisamos realmente tirar o pé em trechos de bandeira amarela. Isso, creio eu, é algo que podemos fazer melhor", completou.
Reportagem adicional por Jamie Klein
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.