Grosjean: "Não quero mais falar sobre freios"
Romain Grosjean admite que precisa melhorar em relação aos problemas de freios enfrentado com a Haas há tempos e diz que não quer mais fazer comentários sobre o assuntou
Não é de hoje que Romain Grosjean tem sofrido com os freios na Haas. O francês reclamou algumas vezes publicamente e o time norte-americano chegou até a testar materiais da Carbone Industrie, mas voltou aos componentes da Brembo.
Enquanto a equipe se mostrou otimista e crê em uma solução do problema, o francês teve um final de semana complicado no GP do Azerbaijão - pista com freadas fortes - sendo superado em todas as sessões por Kevin Magnussen.
Entretanto, Grosjean não quer mais falar sobre o assunto e ressalta a necessidade de gerenciar melhor os freios. "Honestamente, não quero mais falar sobre freios. Eu apenas preciso ser melhor nessas condições e melhorar. Há algumas coisas nos bastidores, mas não estou colocando a culpa em nada", disse
“A sensação com os freios foi terrível durante todo o final de semana. Kevin fez o mesmo comentário mas conseguiu pilotar bem, por isso que digo que não quero encontrar um culpado em nada", afirmou.
“As freadas sempre foram meu ponto forte, desde a Fórmula Renault. Mas quando as coisas não funcionam do jeito que quero, isso acaba sendo meu grande ponto fraco. “Quando não está bom, fico perdido. Admito que preciso trabalhar em cima disso e tenho certeza de que posso melhorar."
Quando questionado sobre os motivos que levam Magnussen a se sair melhor do que Grosjean enfrentando os mesmos problemas de freio, Gunther Steiner, chefe da Haas, disse: "Creio que são estilos de pilotagem diferentes."
"Romain freia mais tarde e mais forte para então virar o volante, enquanto Kevin freia e vira o volante mais cedo, talvez isso torne as coisas mais fáceis para sentir o freio."
“Eu não sou piloto, então para mim é apenas o que vejo através dos dados e minha experiência sobre o que as pessoas fazem. É o que acho, que estilos de pilotagem diferentes permitem a Kevin se sair um pouco melhor", acrescentou.
Grosjean deixou a entender que precisa acrescentar outros elementos às capacidades dele, dizendo: "Quando os freios não estiverem do jeito que gosto, preciso encontrar um caminho para trabalhar. Como disse, é meu ponto forte - frear tarde e duro, virar o carro ainda freando. Preciso encontrar mais ferramentas para andar bem quando não conseguir impor meu estilo."
Magnussen notou que Grosjean "parecia bastante irritado" com o problema de freio e reconheceu que "não é nada fácil" lidar com a dificuldade.
“Os freios são a coisa mais importante que você precisa ter funcionando bem. Sem isso, boa parte da sua confiança se vai, pois você não sabe o que vai acontecer quando acionar os freios. Não é uma boa situação, mas é algo que está um pouco além do nosso alcance."
Questionado pelo Motorsport.com se uma mentalidade mais relaxada estava ajudando a lidar com a dificuldade, Magnussen respondeu: "Digo, não há muito o que possamos fazer, é como reclamar das condições climáticas. Não há o que fazer, você apenas precisa lidar com isso", completou.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.