Haas promete melhora aerodinâmica “significativa” no Canadá
A Haas levará um “significativo” conjunto de peças novas ao GP do Canadá depois de propositadamente atrasar as primeiras novidades em seu carro na F1 em 2018.
A equipe americana sofreu em Mônaco, no último fim de semana, mas teve um forte início de temporada – incluindo um sexto lugar na Espanha, apesar de outras equipes introduzirem novidades para aquela corrida.
O chefe da Haas, Gunther Steiner, disse na Espanha que foi uma escolha consciente esperar para introduzir as peças no VF-18, que aparecerão em Montreal, no próximo fim de semana.
“Temos algumas mudanças significativas”, disse. “Asa dianteira, assoalho, toda a área dos defletores. Fizemos essas atualizações. Obviamente, a meta disso é ir mais rápido, nos dar velocidade.”
“Muita gente trouxe suas novidades para a Espanha. Decidimos trazê-las no Canadá para ter um pouco mais de tempo, porque ainda somos uma equipe pequena e não podemos reagir tão rapidamente quanto os grandes.”
A Haas precisou remover componentes dos defletores dos carros de Romain Grosjean e Kevin Magnussen em Mônaco, porque havia uma fragilidade estrutural.
Ambos os pilotos tiveram partes quebradas e se soltando nos GPs anteriores.
A remoção destas peças aerodinâmicas, que foram reforçadas como parte do pacote de novidades, contribuiu para o rendimento ruim em Mônaco.
Contudo, as dificuldades da Haas foram agravadas pela incapacidade de fazer os pneus mais macios funcionarem, especialmente o hipermacio, que fez sua estreia em Mônaco e será usado novamente no Canadá.
“Os compostos de pneus serão a prioridade número um para nós entendermos com o novo pacote”, disse Grosjean.
“O circuito é muito diferente. Ele tem muito mais velocidades mais altas, com o uso maior de zebras, então o acerto é bem diferente.”
“Temos de entendê-los [hipermacios] antes de ir ao Canadá. Na corrida, tenho de ser honesto: os três compostos diferentes simplesmente não funcionaram para nós.”
“Estávamos apenas passeando, não guiando, não forçando como gostaríamos.”
Magnussen previu que Mônaco seria difícil para a Haas, já que a pista coloca maior ênfase na performance mecânica, sendo que a principal força da equipe neste ano é o pacote aerodinâmico.
Ele disse que a Haas aprendeu algo sobre os hipermacios em Mônaco que “tentaria usar” no Canadá para melhorar sua performance.
“O pneu hipermacio é um bom pneu, apesar que em Mônaco ainda era duro demais. Era difícil fazê-lo funcionar”, disse.
“Espero que, no Canadá, seja um pouco mais fácil. Há maiores retas para colocar carga nos pneus e mais curvas de alta velocidade para fazê-los funcionar.”
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