Últimas notícias

Hamilton completa 2 anos sem prêmio de Piloto do Dia e vê debate por méritos na F1 crescer

Vitória no GP da Alemanha, após largar da 14ª posição, foi a última vez em que piloto da Mercedes foi o mais votado em enquete oficial da categoria

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1, celebrates victory in parc ferme

Lewis Hamilton tem grande chance de ter em 2020 um ano mágico em sua carreira, com a conquista do sétimo título mundial e com a quebra do recorde de vitórias de Michael Schumacher (86 a 91) na Fórmula 1.

Embora tenha talento incontestável e caminhe para ser considerado o maior de todos os tempos, o domínio já apresentado na atual temporada fez com que crescesse o debate sobre a hegemonia do britânico, uma vez que o grupo daqueles que acham que os feitos do hexacampeão se devem muito mais ao melhor equipamento da Mercedes, do que à inegável habilidade de Hamilton, cresceu. 

Leia também:

Até mesmo no Brasil, onde Hamilton tem grande base de fãs - diferentemente do que acontecia com Schumacher, que sempre recebeu críticas pela postura e pela superioridade da Ferrari - a discussão nas redes sociais aumentou após o início de mais uma temporada dominante do piloto da Mercedes.

Um dado que, em tese, é menos importante, mas que demonstra como muitos encaram que Hamilton não "faz mais que a obrigação", é que nesta quarta-feira (22) completam-se dois anos da última vez em que o britânico foi eleito o "Piloto do Dia", premiação simbólica que é feita pela F1 através de voto popular. 

Na ocasião, Hamilton vencia o prêmio de "Piloto do Dia" no Grande Prêmio da Alemanha, quando teve uma de suas atuações mais espetaculares da carreira. O piloto da Mercedes saiu da 14ª posição, por ter tido um problema hidráulico no final do Q1 no dia anterior, para a conquista de mais um triunfo, enquanto Sebastian Vettel batia, dava adeus à corrida e via suas chances pelo penta bastante reduzidas.

Os números do prêmio estão muito distantes da realidade dos resultados nas pistas.

O prêmio de Hamilton há dois anos foi apenas o sétimo do inglês em toda a história, da enquete introduzida em 2016 e que elege o melhor piloto de uma corrida por votação popular.

O recordista é Max Verstappen, com 25. Vettel, que sempre esteve na Ferrari nesse período, tem 16 troféus e é o segundo mais bem votado.

Desde 2016, Hamilton venceu incríveis 43 vezes e foi ao pódio em 66 ocasiões. Após o triunfo em Hockenheim em 2018, ele ganhou mais 20 vezes na F1 e subiu ao pódio em 28 etapas, todas elas sem parecer impressionar o público, que não o escolheu o melhor da prova.

Veja quem mais levou o prêmio de Piloto do Dia

Max Verstappen: 25
Sebastian Vettel: 16
Daniel Ricciardo: 7
Lewis Hamilton: 7
Charles Leclerc: 5
Valtteri Bottas: 5
6

Raio-X de Hamilton: veja a metamorfose e as histórias inéditas do maior piloto da F1 na atualidade

PODCAST #059: O debate de fãs e haters sobre Hamilton com presença de Eric Granado

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Podcast #059 – O debate de fãs e ‘haters’ sobre domínio de Hamilton e participação de Eric Granado
Próximo artigo ANÁLISE: Por que 22 de julho é um dia importante para a disputa da temporada 2021 da F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil