Hamilton culpa formato do classificatório por confusão em Monza: "É um sistema maluco"
Britânico, que também reduziu a velocidade, apontou perigos de manobra para tentar uma posição melhor na pista
Lewis Hamilton disse que achou perigoso a forma como todos os carros reduziram a velocidade nos últimos instantes do treino classificatório para o GP da Itália. Ele afirmou ainda que a estratégia adotada pelos pilotos gerou um anti-clímax, e culpou o sistema de classificação da Fórmula 1.
Nos últimos momentos da classificação, todos os pilotos estavam tentando se aproveitar do vácuo de quem ia à frente e ninguém queria liderar o pelotão, por isso diminuíram a velocidade. No entanto, a estratégia causou uma bagunça tão grande que de todos eles, apenas Carlos Sainz Jr. conseguiu abrir volta rápida.
Hamilton foi um dos que diminuiu a velocidade no miolo do circuito, mas quando percebeu que poderia não dar tempo de abrir volta, se desesperou e começou a acelerar para tentar chegar a linha de chegada antes do cronômetro zerar. Mais tarde, ele admitiu que a estratégia não foi boa.
"Definitivamente gerou um anti-clímax por não termos conseguido abrir volta em tempo. É um sistema maluco esse que temos, todos segurando o ritmo e tentando conseguir uma posição com o tempo acabando. Infelizmente eles conseguiram a pole na primeira saída, depois o tempo acabou".
"Foi perigoso para todos nós, pessoas reduzindo a velocidade e você sem saber quem está ao seu lado. É um negócio arriscado".
A Ferrari demonstrou ter um carro mais forte do que o da Mercedes ao longo de todo o fim de semana. No entanto, na segunda fase da classificação e na primeira tentativa das equipes no Q3, o time alemão mostrou estar mais rápido do que parecia.
Com a confusão no fim do treino, foi impossível apontar quem era realmente o mais veloz, mas Hamilton jogou o favoritismo para os adversários:
"Tenho que ser agradecido por estar na primeira fila. Nós conseguimos separar as ferraris, o que como um time, é algo bom de se conseguir".
"Estávamos atrás da Ferrari nas retas. Com a nova asa deles o arrasto é muito maior. Então será bom largar na frente para que possamos ter uma boa luta amanhã".
Veja como ficou o grid de largada para o GP da Itália:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.