Hamilton domina 51% de era híbrida; Vettel apenas 13%
Confira números de vitórias e pole positions piloto a piloto desde o início da temporada de 2014 da F1


A clara superioridade da Mercedes é mostrada pelo resultado dos primeiros 100 GPs disputados na era híbrida da Fórmula 1. E quem será que teve os maiores sucessos desde 2014?
A resposta não poderia ser diferente: Lewis Hamilton é o piloto que mais está marcando época neste momento. De 2014 até hoje ele conseguiu mais da metade das vitórias, em um período amplamente dominado pela Mercedes.
O ditadura da Mercedes nesta era é tão grande que mesmo tendo se aposentado há duas temporadas, Nico Rosberg continua a ser o piloto com mais vitórias depois de Hamilton desde 2014, mesmo com Sebastian Vettel nos dois últimos mundiais tendo conseguido dez vitórias somadas.
A tabela abaixo mostra também claramente a diferença de desempenho entre Rosberg e Bottas, que conseguiu três vitórias em dois anos, o que não é muito para um piloto da Mercedes, já que Verstappen fez melhor do que ele com uma Red Bull.
Veja:
Vitórias | Hamilton | Rosberg | Vettel | Ricciardo | Verstappen | Bottas | Raikkonen |
2014 | 11 | 5 | 0 | 3 | - | 0 | 0 |
2015 | 10 | 6 | 3 | 0 | 0 | 0 | 0 |
2016 | 10 | 9 | 0 | 1 | 1 | 0 | 0 |
2017 | 9 | - | 5 | 1 | 2 | 3 | 0 |
2018 | 11 | - | 5 | 2 | 2 | 0 | 1 |
100 GPs | 51 | 20 | 13 | 7 | 5 | 3 | 1 |
Em classificações, sete pilotos conquistaram pelo menos um pole desde 2014. Lewis Hamilton foi ainda melhor, com 52 pole positions.
Apenas na primeira temporada da era híbrida Lewis perdeu o posto de maior pole para Nico Rosberg, mas desde 2015 ele passou a marcar e história, conseguindo superar Ayrton Senna e Michael Schumacher nesta estatística no último ano.
Mesmo aqui Bottas não confirmou os níveis de seu antecessor Rosberg, enquanto a Ferrari nos últimos dois anos tem mostrado sinais de recuperação. Fora as ditas três equipes grandes da F1 na atualidade - Mercedes, Ferrari e Red Bull - apenas a Williams conseguiu uma pole, com Felipe Massa na Áustria em 2014.
Poles | Hamilton | Rosberg | Vettel | Ricciardo | Bottas | Raikkonen | Massa |
2014 | 7 | 11 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
2015 | 11 | 7 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 |
2016 | 12 | 8 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 |
2017 | 11 | - | 4 | 0 | 4 | 1 | 0 |
2018 | 11 | - | 5 | 2 | 2 | 1 | - |
100 GPs | 52 | 26 | 10 | 3 | 6 | 2 | 1 |

F1 reagirá se mudanças de 2019 não melhorarem corridas
Fabricantes de motores atuais da F1 deverão ajudar os novos
