Hamilton: Ferrari erra ao forçar Leclerc como piloto número um

Pentacampeão mundial da F1, britânico pondera que 'escolha' é prejudicial ao time de Maranello
Piloto da Mercedes na Fórmula 1, Lewis Hamilton acredita que a Ferrari erra ao ‘acelerar’ o processo de tornar Charles Leclerc o piloto número um da escuderia, o que estaria ocorrendo às custas de Sebastian Vettel.
O alemão começou a temporada como o nome preferido da equipe italiana, mas uma série de derrotas para Leclerc e as vitórias consecutivas do monegasco na Bélgica e na Itália acabaram colocando o status do tetracampeão em xeque.
Na Rússia, nova polêmica: Vettel se beneficiou da estratégia da Ferrari e pegou o vácuo do companheiro que largou na pole, assumindo a liderança para defender a dupla de Hamilton. Na sequência, a equipe pediu que a posição fosse cedida para Leclerc, o que não ocorreu.
Antes do GP do Japão, Hamilton foi questionado sobre a situação do time rival e afirmou que Vettel não é mais o queridinho da escuderia italiana. "Obviamente Seb era o número um e agora ele claramente não é", cravou o britânico.
Leia também:
- Mercedes, Red Bull e Renault lideram atualizações das equipes no Japão
- Afirmação de Leclerc sobre Vettel e briga do top-3 em jogo no Japão
- Verstappen pilota carro lendário de primeira vitória da Honda na F1
- Baixe o novo aplicativo do Motorsport.com! As notícias do mundo da velocidade direto no seu dispositivo
“A Ferrari está tentando elevar Charles ao posto de número um. Isso é bom para uma equipe? Acho que não. Mas essa é a filosofia que eles sempre tiveram”, analisou Hamilton, que lidera a temporada 2019 e ruma ao hexacampeonato da F1.
O britânico também disse ter ficado surpreso por Leclerc ter concordado em não defender a posição primeira curva em Sochi: “Charles deveria defendido a posição, porque você não cede a liderança e depois espera recuperá-la. Eu não esperaria”.
Hamilton também foi questionado sobre a semelhança da situação atual da Ferrari com o que correu na McLaren em 2007, quando o britânico era novato e companheiro do espanhol Fernando Alonso, então bicampeão da F1.
“Estamos olhando para a Ferrari do lado de fora, então não sei o que está acontecendo lá dentro, não sei o que Seb está sentindo, é difícil dizer se posso me relacionar com isso”, respondeu o pentacampeão.
"Obviamente, quando eu estava com Fernando, ele era o número um, mas no meio da temporada eles nos deram condições iguais e então você começou a ver mudanças. A dinâmica mudou e obviamente não foi bom para o time”, lembrou Hamilton.
"Mas eu entendo - porque, no final das contas, quando você chega a uma equipe, deseja ter a mesma oportunidade que seu companheiro. Mas há pilotos que sempre quiseram o status de número um, é mais fácil para eles”.
“Eu gosto de conquistar isso, mas começar em uma plataforma igual. Acho que você pode ter esse status de número um a cada corrida, em vez de no decorrer da temporada. Mas se você já sabe que é o número dois, acho que a sua abordagem no fim de semana é derrotista".
Ferrari completa 90 anos e passa por jejum
A marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália. A equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen, em 2007, o único da era pós Schumacher. Enquanto a Ferrari busca novas conquistas na F1, relembre todos os carros da lendária equipe na elite do automobilismo mundial:
Exposição de carros históricos da Ferrari durante a festa de aniversário de 90 anos da escuderia, em Milão.

Foto de: Ferrari
1950: Ferrari 125

Foto de: LAT Images
1950-1951: Ferrari 375

Foto de: Ferrari Media Center
1952-1953: Ferrari 500

Foto de: LAT Images
1953-1954: Ferrari 553 Squalo

Foto de: LAT Images
1954-1955: Ferrari 625

Foto de: LAT Images
1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo

Foto de: LAT Images
1956-1957: Lancia-Ferrari D50

Foto de: LAT Images
1957: Lancia-Ferrari 801

Foto de: LAT Images
1958-1960: Ferrari 246

Foto de: LAT Images
1960: Ferrari 246P

Foto de: LAT Images
1961-1962: Ferrari 156

Foto de: Sutton Motorsport Images
1963: Ferrari 156/63

Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 158

Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 1512

Foto de: LAT Images
1966: Ferrari 246/66

Foto de: LAT Images
1966-1967: Ferrari 312

Foto de: LAT Images
1967-1968: Ferrari 312/67

Foto de: LAT Images
1968-1969: Ferrari 312/68

Foto de: LAT Images
1969: Ferrari 312/69

Foto de: LAT Images
1969-1971: Ferrari 312B

Foto de: LAT Images
1971-1973: Ferrari 312B/2

Foto de: Lucien Harmegnies
1973: Ferrari 312B3-73

Foto de: LAT Images
1974-1975: Ferrari 312B3-74

Foto de: LAT Images
1975-1976: Ferrari 312T

Foto de: LAT Images
1976-1978: Ferrari 312T2

Foto de: LAT Images
1978-1979: Ferrari 312T3

Foto de: LAT Images
1979: Ferrari 312T4

Foto de: LAT Images
1980: Ferrari 312T5

Foto de: LAT Images
1981: Ferrari 126CK

Foto de: Ercole Colombo
1982: Ferrari 126C2

Foto de: LAT Images
1983: Ferrari 126C2B

Foto de: Ercole Colombo
1983: Ferrari 126C3

Foto de: LAT Images
1984: Ferrari 126C4

Foto de: LAT Images
1985: Ferrari 156/85

Foto de: LAT Images
1986: Ferrari 156/85

Foto de: LAT Images
1987: Ferrari F1-87

Foto de: LAT Images
1988: Ferrari F1-87/88C

Foto de: LAT Images
1989: Ferrari 640

Foto de: LAT Images
1990: Ferrari 641

Foto de: Sutton Motorsport Images
1991: Ferrari 642

Foto de: LAT Images
1991: Ferrari 643

Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92A

Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92AT

Foto de: LAT Images
1993: Ferrari F93A

Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1

Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1B

Foto de: LAT Images
1995: Ferrari 412T2

Foto de: LAT Images
1996: Ferrari F310

Foto de: LAT Images
1997: Ferrari F310B

Foto de: LAT Images
1998: Ferrari F300

Foto de: LAT Images
1999: Ferrari F399

Foto de: Sutton Motorsport Images
2000: Ferrari F1-2000

Foto de: LAT Images
2001-2002: Ferrari F2001

Foto de: Ferrari Media Center
2002-2003: Ferrari F2002

Foto de: LAT Images
2003: Ferrari F2003-GA

Foto de: LAT Images
2004: Ferrari F2004

Foto de: Bridgestone Corporation
2005: Ferrari F2005

Foto de: LAT Images
2006: Ferrari 248F1

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2007: Ferrari F2007

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2008: Ferrari F2008

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2009: Ferrari F60

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
2010: Ferrari F10

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2011: Ferrari F150

Foto de: Ferrari Media Center
2012: Ferrari F2012

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2013: Ferrari F138

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2014: Ferrari F14 T

Foto de: Rainier Ehrhardt
2015: Ferrari SF-15T

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2016: Ferrari SF16-H

Foto de: Pirelli
2017: Ferrari SF70H

Foto de: Sutton Motorsport Images
2018: Ferrari SF71H

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
2019: Ferrari SF90

Foto de: Ferrari
Vettel x Leclerc
O podcast Motorsport.com Brasil posterior ao GP da Rússia debateu se a Ferrari vai conseguir controlar os ânimos da dupla atual. O que você pensa do tema? Clique e ouça a opinião dos nossos especialistas.
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

Artigo anterior
Vettel admite que "não foi certo" desrespeitar Ferrari na Rússia; Leclerc diz que é preciso "obedecer às ordens de equipe"
Próximo artigo
Tufão em Suzuka: pilotos querem definição sobre quali até sexta

Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula 1 |
Pilotos | Lewis Hamilton , Sebastian Vettel , Charles Leclerc |
Equipes | Mercedes |
Autor | Valentin Khorounzhiy |