Relato do treino livre
Fórmula 1 GP da França

Hamilton lidera 1-2 da Mercedes no 1º treino livre na França

Inglês sai na frente na volta da Fórmula 1 ao GP da França. Sebastian Vettel foi apenas o quinto

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W09
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W09
Lewis Hamilton, Mercedes-AMG F1
Lewis Hamilton, Mercedes-AMG F1 W09
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W09
Lewis Hamilton, Mercedes-AMG F1 on his MV Agusta motorbike
Lewis Hamilton, Mercedes-AMG F1 on his MV Agusta motorbike
Lewis Hamilton, Mercedes-AMG F1 W09

A Fórmula 1 voltou oficialmente à França nesta sexta-feira (22) com o 1º treino livre em Paul Ricard. Logo na primeira experiência, os pilotos enfrentaram dificuldades com a nova pista - que é bem diferente daquela que esteve na categoria até 1990 - com os ventos que mudavam de direção próximo à curva 6, o que fez muitos deles rodarem.

Alheio a tudo isso, Lewis Hamilton fez o tempo mais rápido da sessão, com 1min32s231, apenas 0s140 de seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas, configurando a dobradinha da atual tetracampeã do campeonato de construtores.

Daniel Ricciardo foi o terceiro colocado, à frente das duas Ferraris, de Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel. O alemão enfrentou problemas na direção, o fazendo perder muito tempo nos boxes.

O treino foi encerrado antes dos 90 minutos, com o acidente de Marcus Ericsson, que bateu sua Sauber na barreira de pneus, com o carro entrando em chamas. O piloto sueco nada sofreu. 

O Treino

A Fórmula 1 voltou oficialmente ao circuito de Paul Ricard exatamente às 7h (horário de Brasília). Ao contrário do tradicional, com a realização de volta de instalação, os pilotos da Mercedes não esperaram muito para começar a coletar giros, com Valtteri Bottas sendo o primeiro fazer volta rápida, com 1min35s797, com apenas cinco minutos de sessão. Lewis Hamilton veio logo a seguir, dois segundos mais lento. Max Verstappen também veio, abrindo caminho para o resto do grid.

O primeiro a ter problemas do dia foi Brendon Hartley, que saiu de traseira, rodou e teve que voltar aos boxes.

Pouco depois, Verstappen fez 1min35s261, subindo ao topo da tabela de tempos. Mas seu companheiro de equipe, Daniel Ricciardo, não deixou barato e fez 1min34s956.

O australiano chegou a ver Kimi Raikkonen melhorar sua marca, mas logo depois fez 1min33s495.

Quem visitou a área de escape francesa foi Hamilton, que teve que desviar de Stoffel Vandoorne, que aparecia muito lento, quando restavam pouco menos de uma hora para o fim. Rainkkonen e Charles Leclerc rodaram logo depois, mas sem grandes consequências. A McLaren alertava Fernando Alonso que muitos pilotos estavam rodando devido às fortes rajadas de vento na curva 6.

Aos poucos, os pilotos melhoravam suas marcas e Ricciardo mantinha o comando da sessão com 1min32s576.

Após pequeno intervalo na metade do treino, os pilotos voltaram à pista, em sua maioria utilizando pneus ultramacios, o composto menos rígido do GP.

Faltando meia hora para o fim, foi a vez de Esteban Ocon rodar, passeando pela área de escape da curva 6.

Ao mesmo tempo, Bottas fazia a melhor marca, com 1min32s566, superando Ricciardo em apenas 0s010. Mas Hamilton veio com tudo depois, fazendo 1min32s273 e assumindo o comando.

Quem iniciava o último terço de maneira apagada era Sebastian Vettel, que havia dado até então apenas 10 giros e ocupava a antepenúltima posição. A Ferrari alegava que o carro do alemão enfrentava um problema na direção. Ele retornou à pista a 25 minutos do fim e fez o sexto tempo.

Enquanto isso, Hamilton melhorava  sua marca, com 1min32s231, o que lhe renderia a liderança definitiva na tabela de tempos.

Ainda deu tempo de Vettel subir à quinta colocação, atrás de deu companheiro de equipe.

Nos minutos finais, não houve alteração na frente, com Hamilton liderando a dobradinha da Mercedes e com Ricciardo em terceiro.

Marcus Ericsson abreviou o fim da sessão, saindo da pista e batendo na barreira de pneus. A Sauber chegou a pegar fogo, mas o piloto sueco saiu do carro a tempo.

O segundo treino livre do GP da França de Fórmula 1 acontece às 11h, horário de Brasília.

Resultado

Cla # Piloto Chassi Motor Voltas Tempo Diferença Intervalo km/h
1 44 United Kingdom Lewis Hamilton  Mercedes Mercedes 25 1'32.231     228.027
2 77 Finland Valtteri Bottas  Mercedes Mercedes 29 1'32.371 0.140 0.140 227.681
3 3 Australia Daniel Ricciardo  Red Bull TAG 25 1'32.527 0.296 0.156 227.297
4 7 Finland Kimi Raikkonen  Ferrari Ferrari 23 1'33.003 0.772 0.476 226.134
5 5 Germany Sebastian Vettel  Ferrari Ferrari 19 1'33.172 0.941 0.169 225.724
6 8 France Romain Grosjean  Haas Ferrari 22 1'33.318 1.087 0.146 225.371
7 33 Netherlands Max Verstappen  Red Bull TAG 15 1'33.331 1.100 0.013 225.339
8 10 France Pierre Gasly  Toro Rosso Honda 23 1'33.685 1.454 0.354 224.488
9 11 Mexico Sergio Perez  Force India Mercedes 26 1'33.719 1.488 0.034 224.407
10 20 Denmark Kevin Magnussen  Haas Ferrari 23 1'34.108 1.877 0.389 223.479
11 55 Spain Carlos Sainz Jr.  Renault Renault 25 1'34.258 2.027 0.150 223.123
12 31 France Esteban Ocon  Force India Mercedes 14 1'34.484 2.253 0.226 222.590
13 16 Monaco Charles Leclerc  Sauber Ferrari 21 1'34.513 2.282 0.029 222.521
14 9 Sweden Marcus Ericsson  Sauber Ferrari 21 1'34.592 2.361 0.079 222.335
15 28 New Zealand Brendon Hartley  Toro Rosso Honda 25 1'34.664 2.433 0.072 222.166
16 14 Spain Fernando Alonso  McLaren Renault 20 1'34.862 2.631 0.198 221.703
17 18 Canada Lance Stroll  Williams Mercedes 28 1'34.881 2.650 0.019 221.658
18 27 Germany Nico Hulkenberg  Renault Renault 24 1'34.993 2.762 0.112 221.397
19 2 Belgium Stoffel Vandoorne  McLaren Renault 24 1'35.021 2.790 0.028 221.332
20 35 Russian Federation Sergey Sirotkin  Williams Mercedes 25 1'35.105 2.874 0.084 221.136

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Verstappen: Motor Honda será "muito bom" para Red Bull
Próximo artigo Pérez: Problemas financeiros atrasam Force India

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil