Recomendado para você

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi
Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo

Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo
MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje

MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje
Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos

Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos

Geral
Geral
Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos
Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026

Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026

IMSA
IMSA
Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026
Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel

Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel
Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil

Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil
Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

Honda cobra redução de custos e não descarta saída da Indy, podendo aumentar presença na F1

Declaração do dirigente da montadora japonesa deve preocupar categoria de monopostos norte-americana

Honda Logo

Problemas para o futuro? O diretor de automobilismo da Honda, Chuck Schifsky, falou abertamente sobre a possível saída da montadora da Indy nos próximos anos caso os custos não sejam controlados. Isso pode levar inclusive a uma intensificação do programa da marca em outras categorias, como a Fórmula 1 ou mesmo a entrada em outras, como a NASCAR.

No centro dessa crise está a introdução do motor híbrido. Inicialmente planejado para os últimos anos, a chegada da nova era passou por mais um adiamento, ficando apenas para depois das 500 Milhas de Indianápolis de 2024.

Leia também:

Em entrevista à Racer, Schifsky falou sobre como os custos técnicos preocupam a Honda, que possui um acordo con a Indy até 2026, ou seja, até o fim do atual ciclo regulatório. Porém, para que a continuidade seja garantida, algumas coisas precisam mudar.

"Os custos nos preocupam. Se não continuarmos [na Indy], esse será o motivo".

Segundo Schifsky, esse é também o motivo por trás da dificuldade da Indy em conseguir novas montadoras ao lado da Honda e da Chevrolet: "Se a renda justificasse os investimentos, outras fabricantes já estariam lá há muito tempo".

Tecnicamente, a Indy enfrenta muitos desafios, com diversas mudanças planejadas e anunciadas falhando de forma recorrente. Em primeiro lugar, a introdução dos novos motores 2,4L foi cancelada, optando pela manutenção dos atuais V6 2,2L até 2026. A unidade híbrida não parece ser confiável o suficiente também, sendo o motivo para o adiamento até o meio de 2024.

Piloto da McLaren, Pato O'Ward alertou recentemente para uma possível paralisação da categoria. O mexicano pediu ainda uma nova base para o chassi, usado desde 2012. Assim como os motores, o Dallara DW12 será mantido até pelo menos 2026.

A Honda atua na Indy desde 1994, mas a marca já confirmou que analisa alternativas para a categoria.

"Queremos economizar de cinco a dez milhões de dólares por ano em custos técnicos. Se isso não funcionar, ficará muito caro e faremos outra coisa. Pode ser a NASCAR, uma extensão do programa de F1, ou mesmo algo que não tenha nada a ver com o automobilismo".

Com a marca de luxo Acura, a Honda também tem uma forte presença na IMSA, com representação nas classes GTP e GTD. Segundo Schifsky, muitas montadoras estão aderindo à onda dos hipercarros porque os investimentos nesses programas valem a pena.

Para tornar o programa da Indy em algo lucrativo, a Honda depende de uma terceira montadora no grid, para reduzir os custos.

 


ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Herbert aponta fator que impede Leclerc de estar no mesmo patamar de Hamilton e Verstappen
Próximo artigo Alpine confirma saída de Brivio, em mais uma baixa para a equipe na F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros