Recomendado para você

F1: Cinco equipes já divulgaram data de lançamento do carro de 2026; confira calendário

F1: Cinco equipes já divulgaram data de lançamento do carro de 2026; confira calendário

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Cinco equipes já divulgaram data de lançamento do carro de 2026; confira calendário
ANÁLISE F1: McLaren e Red Bull chegam a duelo final com 'filosofias' opostas; Abu Dhabi mostrará qual é a melhor

ANÁLISE F1: McLaren e Red Bull chegam a duelo final com 'filosofias' opostas; Abu Dhabi mostrará qual é a melhor

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
ANÁLISE F1: McLaren e Red Bull chegam a duelo final com 'filosofias' opostas; Abu Dhabi mostrará qual é a melhor
F1: Verstappen exigiu pedido público de desculpas da Red Bull a Antonelli, diz site

F1: Verstappen exigiu pedido público de desculpas da Red Bull a Antonelli, diz site

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Verstappen exigiu pedido público de desculpas da Red Bull a Antonelli, diz site
F1 - Piero Ferrari diz que crise na equipe "dói": "É um golpe e um soco no estômago"

F1 - Piero Ferrari diz que crise na equipe "dói": "É um golpe e um soco no estômago"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Piero Ferrari diz que crise na equipe "dói": "É um golpe e um soco no estômago"
Fica de olho Norris? Histórico de brigas triplas pelo título na F1 não favorece o líder; entenda

Fica de olho Norris? Histórico de brigas triplas pelo título na F1 não favorece o líder; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
Fica de olho Norris? Histórico de brigas triplas pelo título na F1 não favorece o líder; entenda
F1: Quantos pontos Norris, Verstappen e Piastri 'perderam' em 2025?

F1: Quantos pontos Norris, Verstappen e Piastri 'perderam' em 2025?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Quantos pontos Norris, Verstappen e Piastri 'perderam' em 2025?
F1: McLaren revela pintura especial para GP de Abu Dhabi

F1: McLaren revela pintura especial para GP de Abu Dhabi

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: McLaren revela pintura especial para GP de Abu Dhabi
Drugovich está pronto para abrir sua primeira temporada completa na Fórmula E

Drugovich está pronto para abrir sua primeira temporada completa na Fórmula E

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
Drugovich está pronto para abrir sua primeira temporada completa na Fórmula E
Últimas notícias

Horner defende largadas de Webber e explica como é o processo

Nas posições ganhas nos primeiros instantes das provas deste ano, o australiano tem um saldo devedor de vinte lugares

O GP da Espanha foi uma das vezes em que Webber perdeu posições

A Red Bull pode ter o carro mais rápido do grid, mas, ao menos no caso de Mark Webber, a largada tem sido um ponto fraco. O saldo de posições perdidas/ganhas do australiano até agora é de -20. Culpa do carro ou do piloto? Para Christian Horner, chefe da equipe, é algo muito complexo de se medir.

“Tem sido uma combinação de coisas. Em Spa foi mais uma questão de cálculo da Renault, da quantidade de torque necessária. É uma consequência de não ter ensaiado largadas devido à condição do tempo, de ter mais aderência que o esperado e pela largada ser em terreno inclinado – tudo isso influência.”

Apesar de ser um sistema comandado em grande parte pela eletrônica, Horner afirma que o piloto também é importante no processo.

“Você tem duas embreagens, o piloto solta uma e depois a outra lentamente. Então, como eles preparam a embreagem no caminho para a largada é importante, os engenheiros lhes dão instruções do número de burn-ups que eles precisam fazer. Eles ensaiam religiosamente para deixar a embreagem limpa.”

“Depois é uma questão de combinar a demanda de torque com o ponto da embreagem. Os pilotos têm a posição do acelerador que têm de manter com o pé, e então segurar levemente a embreagem, soltar uma rapidamente e a outra mais devagar. No mesmo momento, ele tem de usar os espelhos retrovisores para ver o que está acontecendo ao seu redor.”

De acordo com Horner, é muito fácil alguma coisa não sair como o planejado.

“É muito fácil o pneu deslizar, assim como o pneu não girar o suficiente, o que também atrapalha a largada. Então, trabalhamos com uma janela muito pequena”, afirmou o dirigente, que saiu em defesa de seu piloto. “Mark teve algumas boas largadas mas, infelizmente, as ruins foram quando ele estava na frente.”

Artigo anterior McLaren segue evoluindo carro de olho em 2012
Próximo artigo Alonso espera ao menos manter 100% de aproveitamento no pódio

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros