Horner defende largadas de Webber e explica como é o processo
Nas posições ganhas nos primeiros instantes das provas deste ano, o australiano tem um saldo devedor de vinte lugares
A Red Bull pode ter o carro mais rápido do grid, mas, ao menos no caso de Mark Webber, a largada tem sido um ponto fraco. O saldo de posições perdidas/ganhas do australiano até agora é de -20. Culpa do carro ou do piloto? Para Christian Horner, chefe da equipe, é algo muito complexo de se medir.
“Tem sido uma combinação de coisas. Em Spa foi mais uma questão de cálculo da Renault, da quantidade de torque necessária. É uma consequência de não ter ensaiado largadas devido à condição do tempo, de ter mais aderência que o esperado e pela largada ser em terreno inclinado – tudo isso influência.”
Apesar de ser um sistema comandado em grande parte pela eletrônica, Horner afirma que o piloto também é importante no processo.
“Você tem duas embreagens, o piloto solta uma e depois a outra lentamente. Então, como eles preparam a embreagem no caminho para a largada é importante, os engenheiros lhes dão instruções do número de burn-ups que eles precisam fazer. Eles ensaiam religiosamente para deixar a embreagem limpa.”
“Depois é uma questão de combinar a demanda de torque com o ponto da embreagem. Os pilotos têm a posição do acelerador que têm de manter com o pé, e então segurar levemente a embreagem, soltar uma rapidamente e a outra mais devagar. No mesmo momento, ele tem de usar os espelhos retrovisores para ver o que está acontecendo ao seu redor.”
De acordo com Horner, é muito fácil alguma coisa não sair como o planejado.
“É muito fácil o pneu deslizar, assim como o pneu não girar o suficiente, o que também atrapalha a largada. Então, trabalhamos com uma janela muito pequena”, afirmou o dirigente, que saiu em defesa de seu piloto. “Mark teve algumas boas largadas mas, infelizmente, as ruins foram quando ele estava na frente.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.