Jordan relembra como Schumacher o "enganou descaradamente" para estrear na F1
O ex-dono de equipe na F1 relembrou de uma curiosa anedota envolvendo o heptacampeão quando ainda era um jovem estreante de 22 anos
Quando a Fórmula 1 havia superado a marca de metade da temporada de 1991, com 10 das 16 etapas já disputadas, o paddock se preparava para o GP da Bélgica, que seria realizado em 25 de agosto.
Bertrand Gachot, piloto belga da equipe Jordan, foi condenado a um ano e meio de prisão após atacar um motorista de táxi com gás lacrimogêneo em uma briga que havia acontecido no ano anterior. Com isso, a Jordan precisou correr atrás de um substituto.
Muitos anos depois, Eddie Jordan revelou que o empresário Willi Weber o havia convencido, após muita insistência, que ele deveria dar oportunidade a um jovem piloto de apenas 22 anos, chamado Michael Schumacher, que havia vencido o GP de Macau e a Fórmula 3 Alemã. E, para isso, precisou recorrer a algumas mentiras.
Jordan queria saber se Schumacher conhecia a pista de Spa Francorchamps, onde faria sua estreia na F1. Webber assegurou que seu pupilo estava completamente familiarizado com o traçado do circuito belga, já que vivia próximo dali. Michael, no entanto, não somente não viva próximo de Spa como também nem conhecia o local.
O próprio Schumacher entrou no jogo de mentiras, medindo suas palavras para não entregar dados falsos e revelar a verdade. Em entrevista à BBC, Jordan relembrou do episódio, rindo: "Me enganou, descaradamente".
"Antes da prova, perguntei a ele se havia estado antes no circuito de Spa. E quando você pergunta algo do tipo a um piloto, não quer saber se ele já esteve ali como turista. Você quer saber se ele já andou, competiu ali".
"Ele, como piloto, não conhecia a pista. Foi à Spa com seu pai quando estava no kart, mas nunca havia andando pelo circuito".
Quando a verdade veio à tona, o jovem Michael Schumacher já havia surpreendido o mundo ao conquistar uma impressionante sétima posição em seu primeiro treino classificatório.
Mas o alemão não teve a mesma sorte na prova, que completa 30 anos nesta quarta-feira (25). Um dos pilotos mais bem-sucedidos da história viu sua estreia na F1 acabar antes mesmo de completar a primeira volta devido a problemas de embreagem.
Jordan falou sobre a impressão geral que Schumacher deixou desde o começo, ainda mais tendo em conta que ele não conhecia o desafiador circuito: "Isso tornou suas conquistas naquele final de semana ainda mais significativos".
A Bélgica foi a única prova de Schumacher com a Jordan. Já na etapa seguinte, na Itália, passou a correr pela Benetton, onde, eventualmente, conquistaria seus dois primeiros títulos. Na verdade, essa contratação gerou polêmica, em uma história que envolve o sempre polêmico Flavio Briatore.
TOP 5: PILOTOS e EQUIPES da F1 que ficaram DEVENDO na primeira metade da TEMPORADA 2021
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #126 – TELEMETRIA: Quem vai se dar bem na segunda metade da temporada de 2021 da F1?
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.