Kubica: culpar pneus seria "desculpa barata" para 2019 decepcionante


Piloto polonês também negou que lesões no braço direito tenham sido determinantes
Contratado pela Alfa Romeo como reserva para a temporada 2020 da Fórmula 1, Robert Kubica ainda não engoliu o péssimo 2019 que enfrentou na categoria máxima do automobilismo como piloto titular da Williams.
Questionado sobre o difícil campeonato do ano passado, o polonês se negou a usar a "desculpa barata" de culpar os controversos pneus Pirelli pela temporada "sem sucesso" da equipe britânica de Grove.
Leia também:
Equipado com o carro mais lento do grid em 2019, Kubica lutou para produzir performances consistentes, principalmente durante uma volta rápida: ele foi batido pelo companheiro, o novato britânico George Russell, em todos os treinos classificatórios.
O composto da Pirelli, que tem uma janela estreita para operação em temperatura ideal, é considerado um dos fatores mais determinantes para o desempenho na F1 moderna. Entretanto, Kubica não quer usar o pneu como justificativa.
"Acho que sou inteligente e bom o suficiente para entender o que devo fazer com os pneus", disse Kubica ao Motorsport.com. "E ainda assim, não é o piloto que escolhe qual caminho seguir e como os pneus devem operar, é um trabalho em equipe”.
"É claro que, em última análise, é o piloto que está no carro, mas temos exatamente os mesmos alvos e exatamente as mesmas coisas operacionalmente em relação aos pneus”, ponderou o polonês, que deixou já deixou a Williams. Relembre os carros da equipe na F1:
1978: Williams-Cosworth FW06

Foto de: Sutton Motorsport Images
1979: Williams-Cosworth FW07

Foto de: Sutton Motorsport Images
1980: Williams-Cosworth FW07B

Foto de: Sutton Motorsport Images
1981: Williams-Cosworth FW07C

Foto de: Sutton Motorsport Images
1982: Williams-Cosworth FW08

Foto de: Sutton Motorsport Images
1983: Williams-Cosworth FW08C

Foto de: Sutton Motorsport Images
1984: Williams-Honda FW09

Foto de: Sutton Motorsport Images
1985: Williams-Honda FW10

Foto de: Sutton Motorsport Images
1986: Williams-Honda FW11

Foto de: Sutton Motorsport Images
1987: Williams-Honda FW11B

Foto de: Sutton Motorsport Images
1988: Williams-Judd FW12

Foto de: LAT Images
1989: Williams-Renault FW13

Foto de: LAT Images
1990: Williams-Renault FW13B

Foto de: Sutton Motorsport Images
1991: Williams-Renault FW14

Foto de: Sutton Motorsport Images
1992: Williams-Renault FW14B

Foto de: Sutton Motorsport Images
1993: Williams-Renault FW15C

Foto de: LAT Images
1994: Williams-Renault FW16

Foto de: Sutton Motorsport Images
1995: Williams-Renault FW17B

Foto de: Sutton Motorsport Images
1996: Williams-Renault FW18

Foto de: Sutton Motorsport Images
1997: Williams-Renault FW19

Foto de: LAT Images
1998: Williams-Mecachrome FW20

Foto de: LAT Images
1999: Williams-Supertec FW21

Foto de: Sutton Motorsport Images
2000: Williams-BMW FW22

Foto de: Sutton Motorsport Images
2001: Williams-BMW FW23

Foto de: BMW AG
2002: Williams-BMW FW24

Foto de: Russell Batchelor / Motorsport Images
2003: Williams-BMW FW25

Foto de: Sutton Motorsport Images
2004: Williams-BMW FW26

Foto de: BMW AG
2005: Williams-BMW FW27

Foto de: Sutton Motorsport Images
2006: Williams-Cosworth FW27

Foto de: Alessio Morgese
2007: Williams-Toyota FW29

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
2008: Williams-Toyota FW30

Foto de: Sutton Motorsport Images
2009: Williams-Toyota FW31

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
2010: Williams-Cosworth FW32

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2011: Williams-Cosworth FW33

Foto de: Sutton Motorsport Images
2012: Williams-Renault FW34

Foto de: Sutton Motorsport Images
2013: Williams-Renault FW35

Foto de: Sutton Motorsport Images
2014: Williams-Mercedes FW36

Foto de: Sutton Motorsport Images
2015: Williams-Mercedes FW37

Foto de: Sutton Motorsport Images
2016: Williams-Mercedes FW38

Foto de: Sutton Motorsport Images
2017: Williams-Mercedes FW40

Foto de: Sutton Motorsport Images
2018: Williams-Mercedes FW41

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
2019: Williams-Mercedes FW42

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
"Eu vejo isso como uma desculpa barata para uma temporada sem sucesso. Tenho minhas opiniões em muitas áreas em que definitivamente poderia me sair melhor, mas também não fui ajudado”.
“Com as circunstâncias em que estávamos, era extremamente importante para mim começar a temporada com uma boa consistência, para que eu pudesse melhorar meu desempenho e dar a volta por cima, mas infelizmente isso não aconteceu”.
"Houve ocasiões em que eu me saí bem, mas elas foram ocultadas por alguns fatores externos. Houve ocasiões em que eu definitivamente poderia ter me saído melhor e houve ocasiões em que não ouvi nenhuma resposta”, relatou Kubica.
“Eu não tinha ideia de por que estávamos com um desempenho tão baixo no dia a dia. Isso é algo pior, porque, para melhorar, você precisa entender os motivos. Não faz sentido ter um remédio para algo que não está causando sua doença".
Lesões no braço
O piloto polonês também negou que as limitações em seu braço direito, decorrentes do acidente de rali que o tirou da F1 em 2011, tenham sido tão determinantes: "Um dos fatores que não influenciaram são minhas limitações nas curvas de alta velocidade”.
"É verdade que às vezes houve grandes variações, mas também é verdade que, quando você não tem muita aderência, é normal que você perca mais em áreas mais desafiadoras”, ponderou Kubica.
“Além disso, você perde mais quando tem duas ou três curvas seguidas do que apenas uma, ou uma reta. Esse é o fato. Por isso tenho certeza de que minhas limitações não estão influenciando minha pilotagem nesse tipo de coisa", completou.
Do alto do pódio ao fim do grid; relembre a carreira de Robert Kubica na F1:
Chegada à F1

Foto de: XPB Images
GP da Hungria 2006

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Itália 2006

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP do Canadá 2007

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
GP da Malásia 2008

Foto de: Hazrin Yeob Men Shah
GP de Mônaco 2008

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP do Canadá 2008

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP do Brasil 2009

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
GP da Austrália 2010

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP de Mônaco 2010

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Bélgica 2010

Foto de: XPB Images
GP de Abu Dhabi 2010, um adeus inesperado

Foto de: XPB Images
Teste para começar 2011 antes da tragédia

Foto de: XPB Images
Fim da primeira passagem

Foto de: XPB Images
O que teria acontecido com sua carreira?

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Retornar a um carro de F1 seis anos depois

Foto de: Renault F1
Segundo teste

Foto de: Renault F1
Seu teste mais real

Foto de: Sutton Motorsport Images
Ao volante de um carro contemporâneo

Foto de: Sutton Motorsport Images
Com o # 46 no RS17 da Renault, Kubica foi o quarto no seu retorno. Deu mais de 140 voltas com o volante modificado para se adaptar às suas condições. Ele deixou uma impressão muito boa e abriu novamente a possibilidade de um retorno em 2018. p>
O estado do seu braço

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Descartado pela Renault, aos olhos da Williams

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Teste com a Williams

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Teste oficial com a Williams

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Completa o sonho ... no meio do caminho

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Seu papel como testador

Foto de: Sutton Motorsport Images
Volta para a Fórmula 1 em tempo integral

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Com a saída de Stroll e depois de deixar de lado Sirotkin, a Williams queria um parceiro experiente para o jovem Russell, que assinou para 2019. Robert foi finalmente escolhido e nove anos depois se tornou parte do grid. p>
Seu segundo debute

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Artigo anterior
Prost estreava na F1 há 40 anos; relembre todos os carros do ‘Professor’
Próximo artigo
AlphaTauri: sucesso na F1 em 2019 se deveu à sinergia com a Red Bull

Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula 1 |
Pilotos | Robert Kubica |
Equipes | Williams |
Autor | Valentin Khorounzhiy |