Kubica fica com vaga de reserva na Williams para 2018
Polonês participará de testes e treinos livres, além de auxiliar equipe no desenvolvimento do carro ao longo da temporada
A Williams nomeou Robert Kubica como seu piloto reserva e de desenvolvimento para a temporada de 2018 da F1.
O polonês buscava uma vaga de titular ao lado de Lance Stroll, e chegou a fazer dois testes com carros de 2014 antes de guiar um modelo atualizado em Abu Dhabi.
Contudo, ele perdeu a vaga para Sergey Sirotkin, 22, e voltou sua atenção para garantir uma vaga de reserva.
Após semanas de conversas, ambas as partes chegaram a um acordo, que terá o polonês em um “papel ativo” dentro da equipe.
Isso incluirá participações de Kubica nos testes de pré-temporada, em Barcelona, além de testes durante o campeonato e treinos livres de GPs.
Ele estará disponível para substituir um dos pilotos titulares se necessário, além de ajudar no desenvolvimento do carro e dos pilotos.
Levando em conta que a Williams terá a dupla mais jovem do grid, Kubica irá “ajudar os pilotos titulares e os engenheiros a alcançar melhor performance em classificação e em corrida.”
Além disso, a chegada de Kubica também alivia as relações com a patrocinadora principal da Williams, a empresa de bebidas alcoólicas Martini, que pede para que um dos pilotos tenha mais de 25 anos.
Como parte de seu papel, a Williams afirmou que Kubica “ajudará a equipe com imprensa e patrocinadores”.
Kubica terá novas oportunidades de provar à Williams e à F1 como um todo que ainda é capaz de voltar à categoria.
“Estou feliz em anunciar que Kubica se juntará à Williams como nosso piloto reserva e de desenvolvimento para a temporada de 2018”, disse a chefe da equipe, Claire Williams.
“Todos nós na Williams ficamos imensamente impressionados com o que ele conseguiu, e é um grande crédito à sua força de caráter e comprometimento para voltar à F1.”
“Estamos ansiosos para continuar nossa relação com Robert e estamos ansiosos para trabalhar com ele na próxima temporada.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.