Lauda chama novo formato de classificação da F1 de estúpido
Ex-piloto e atual diretor da Mercedes diz que proposta foi a menos pior das apresentadas por Bernie Ecclestone






Tricampeão da categoria e atual diretor não executivo da Mercedes, Niki Lauda acredita que o novo formato de classificação eliminatória que a Fórmula 1 introduziu para 2016 é "estúpido".
A partir do Grande Prêmio da Austrália deste fim de semana, o esporte terá um novo sistema que espera embaralhar o grid e as corridas.
O novo formato, no entanto, não foi bem recebido por vários pilotos, que acreditam que o antigo sistema funcionava muito bem. Veja aqui como vai funcionar a classificação.
Lauda juntou-se ao grupo de detratores, embora ele concorde que esta alternativa é melhor do que o grid inverso, uma ideia proposta por Bernie Ecclestone.
"O novo formato parece estúpido", disse Lauda ao jornal Gazzetta dello Sport. "Eu sou parte do Grupo de Estratégia, e Ecclestone veio com a ideia de que seria necessário mudar alguma coisa na luta pela pole position, a fim de torná-lo mais competitiva".
"A proposta inicial era para reverter o grid, com o tempo mais rápido na 10ª posição e assim por diante".
"Para nós da Mercedes não era uma ideia atraente. Assim era melhor aceitar a outra proposta, embora eu não saiba se tudo estará pronto até Melbourne"
O austríaco reconhece que a Mercedes continua a ser o time a ser batido neste ano, mas ele acha que a Ferrari fechou a lacuna.
"Não é culpa da Mercedes se em campeonatos recentes temos sido mais fortes", acrescentou. "O objetivo é continuar, mas acho que a margem diminuiu".
"No ano passado nós estávamos meio segundo à frente da Ferrari, enquanto que este ano eu acho que é para baixo de dois décimos. Isso pode acontecer."
Reportagem adicional de Franco Nugnes
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.