Fórmula 1
25 mar
Próximo evento em
55 dias
06 mai
Próximo evento em
97 dias
20 mai
Próximo evento em
111 dias
R
GP do Azerbaijão
03 jun
Próximo evento em
125 dias
10 jun
Próximo evento em
132 dias
24 jun
Próximo evento em
146 dias
R
GP da Áustria
01 jul
Próximo evento em
153 dias
R
GP da Grã-Bretanha
15 jul
Próximo evento em
167 dias
29 jul
Próximo evento em
181 dias
R
GP da Bélgica
26 ago
Próximo evento em
209 dias
02 set
Próximo evento em
216 dias
09 set
Próximo evento em
223 dias
23 set
Próximo evento em
237 dias
R
GP de Singapura
30 set
Próximo evento em
244 dias
07 out
Próximo evento em
251 dias
21 out
Próximo evento em
265 dias
28 out
Próximo evento em
272 dias
05 nov
Próximo evento em
280 dias
R
GP da Austrália
18 nov
Próximo evento em
293 dias
R
GP da Arábia Saudita
03 dez
Próximo evento em
308 dias
R
GP de Abu Dhabi
12 dez
Próximo evento em
317 dias

Mais atualizações: Williams e outras equipes revelam novidades no Japão

compartilhar
comentários
Mais atualizações: Williams e outras equipes revelam novidades no Japão
Por:
Co-autor: Scott Mitchell
Traduzido por: Vital Neto

Williams testa nova asa dianteira mirando temporada 2020 da F1, enquanto Renault, Mercedes, Red Bull e outros times focam nas últimas corridas do ano

A Williams testou uma nova asa dianteira durante os treinos livres para o GP do Japão. De acordo com a equipe, a peça faz parte do desenvolvimento do carro para 2020. Design da asa segue o conceito da maioria das equipes.

Leia também:

No primeiro treino desta sexta-feira, a equipe colocou George Russell na pista com o modelo velho e Robert Kubica com a peça nova, depois inverteram a ordem para analisar o desempenho geral do elemento. No TL2 o time manteve um carro com cada versão.

O novo modelo segue a tendência das equipes rivais de usar a parte interna da asa para direcionar o ar para dentro do conjunto e gerar maior pressão aerodinâmica, enquanto as extremidades possuem elementos que expulsam o ar para fora, limpando o fluxo sobre as rodas.

A Williams trouxe a aleta ajustável mais para o centro da asa, reduzindo a área que pode ser configurada pelos mecânicos ao longo dos fins de semana. A placa de acabamento das extremidades recebeu uma pequena crista para direcionar o ar para fora da área do carro.

Questionado pelo Motorsport.com se a nova asa representava um avanço, Kubica foi positivo, embora tenha destacado que os testes servem para avaliar o projeto do próximo ano.

“Até onde eu sei, o plano é avaliar a asa para o carro do ano que vem, e não necessariamente deveria melhorar a performance do modelo atual. A peça deve ajudar a liberar o potencial do carro de 2020. Embora eu não vá estar aqui, estou feliz por poder ajudar a tentar dar um retorno preciso ao time e ajudá-los no desenvolvimento do chassi”.

Russel disse que o objetivo não era que houvesse grande diferença, mas apenas recolher dados para os engenheiros entenderem o rumo a ser tomado no projeto.

“A diferença não seria algo gritante. O pessoal precisa acumular informações. Teremos bastante tempo para olhar para os resultados amanhã. Recolhemos muitos dados e acho que foi benéfico para o time. Fizemos tudo que gostaríamos de fazer”.

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

Renault também levou novidades

Nova asa dianteira da Renault (Acima) e a velha (abaixo).

Nova asa dianteira da Renault (Acima) e a velha (abaixo).

Photo by: Mark Sutton / Sutton Images

A equipe francesa inaugurou uma nova asa dianteira que deve permanecer nos carros por todo o fim de semana. Os elementos foram totalmente alterados, encurtando as aletas horizontais superiores para permitir que as inferiores ganhassem novos componentes.

Esses componentes ajudam a aumentar a rotação do fluxo de ar e uma curvatura na seção interna da asa orienta o caminho do fluxo de ar. Os elementos superiores receberam extremidades reforçadas e o ponto em que os componentes se fixam à placa de acabamento foi remodelado para gerar mais downforce.

Demais equipes também levaram atualizações.

Mercedes e Red Bull foram as que mais levaram novidades à Suzuka. Os alemães estrearam uma série de novos elementos na lateral de seu carro, buscando direcionar o ar de forma diferente em diversos pontos, ao invés de priorizar uma orientação homogênea. 

Enquanto isso, o time de Max Verstappen fez pequenas modificações na porção dianteira do carro e na asa traseira, não ficando claro quais são os benefícios reais das alterações. No entanto, as mudanças parecem ter surtido efeito, pois nessa sexta a equipe foi a que mais se aproximou das flechas de prata, superando a Ferrari.

Veja todas atualizações das equipes para o GP do Japão de F1

Aero details on the Red Bull Racing RB15

Aero details on the Red Bull Racing RB15
1/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Car of Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10

Car of Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10
2/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Mercedes F1 AMG W10 technical detail

Mercedes F1 AMG W10 technical detail
3/72

Foto de: LAT Images

Mercedes F1 AMG W10 sidepods detail

Mercedes F1 AMG W10 sidepods detail
4/72

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes AMG F1 W10, detail front wing

Mercedes AMG F1 W10, detail front wing
5/72

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes F1 AMG W10 front wing detail

Mercedes F1 AMG W10 front wing detail
6/72

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes F1 AMG W10 sidepods detail

Mercedes F1 AMG W10 sidepods detail
7/72

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes F1 AMG W10, cover

Mercedes F1 AMG W10, cover
8/72

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes F1 AMG W10, cover

Mercedes F1 AMG W10, cover
9/72

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes F1 AMG W10, rear

Mercedes F1 AMG W10, rear
10/72

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes F1 AMG W10, rear

Mercedes F1 AMG W10, rear
11/72

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull RB15

Red Bull RB15
12/72

Foto de: Motorsport.com / Japan

Front suspension of Red Bull Racing RB15

Front suspension of Red Bull Racing RB15
13/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front Suspension of Red Bull Racing RB15

Front Suspension of Red Bull Racing RB15
14/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front Suspension of Red Bull Racing RB15

Front Suspension of Red Bull Racing RB15
15/72

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Front wing of Red Bull Racing

Front wing of Red Bull Racing
16/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Red Bull Racing RB15

Front wing of Red Bull Racing RB15
17/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Red Bull Racing RB15

Front wing of Red Bull Racing RB15
18/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Red Bull Racing RB15

Front wing of Red Bull Racing RB15
19/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Red Bull Racing pit stop practice

Red Bull Racing pit stop practice
20/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Red Bull Racing pit stop practice

Red Bull Racing pit stop practice
21/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Red Bull Racing RB15 front detail

Red Bull Racing RB15 front detail
22/72

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 front detail

Red Bull Racing RB15 front detail
23/72

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 front detail

Red Bull Racing RB15 front detail
24/72

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 front detail

Red Bull Racing RB15 front detail
25/72

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 front detail

Red Bull Racing RB15 front detail
26/72

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 rear wing detail

Red Bull Racing RB15 rear wing detail
27/72

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 rear wing detail

Red Bull Racing RB15 rear wing detail
28/72

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 rear wing detail

Red Bull Racing RB15 rear wing detail
29/72

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 rear wing detail

Red Bull Racing RB15 rear wing detail
30/72

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 front detail

Red Bull Racing RB15 front detail
31/72

Foto de: Giorgio Piola

Front Wing of Renault R.S.19

Front Wing of Renault R.S.19
32/72

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Front Wing of Renault R.S.19

Front Wing of Renault R.S.19
33/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front Wing of Renault R.S.19

Front Wing of Renault R.S.19
34/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front Wing of Renault R.S.19

Front Wing of Renault R.S.19
35/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Renault R.S.19

Front wing of Renault R.S.19
36/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Renault R.S.19

Front wing of Renault R.S.19
37/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Renault R.S.19

Front wing of Renault R.S.19
38/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Renault R.S.19

Front wing of Renault R.S.19
39/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Renault R.S.19

Front wing of Renault R.S.19
40/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Renault R.S.19

Front wing of Renault R.S.19
41/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

山本尚貴/Naoki Yamamoto, Scuderia Toro Rosso

山本尚貴/Naoki Yamamoto, Scuderia Toro Rosso
42/72

Foto de: Motorsport.com / Japan

Naoki Yamamoto,Toro Rosso

Naoki Yamamoto,Toro Rosso
43/72

Foto de: Tomohiro Yoshita

Naoki Yamamoto, Toro Rosso STR14

Naoki Yamamoto, Toro Rosso STR14
44/72

Foto de: Motorsport.com / Japan

McLaren MCL34, rear detail

McLaren MCL34, rear detail
45/72

Foto de: Giorgio Piola

McLaren MCL34 rear detail

McLaren MCL34 rear detail
46/72

Foto de: Giorgio Piola

Front wing of McLaren MCL34

Front wing of McLaren MCL34
47/72

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Front wing of Alfa Romeo Racing C38

Front wing of Alfa Romeo Racing C38
48/72

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Front wing of Alfa Romeo Racing C38

Front wing of Alfa Romeo Racing C38
49/72

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Front suspension of Alfa Romeo Racing C38

Front suspension of Alfa Romeo Racing C38
50/72

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Mercedes F1 AMG W10

Mercedes F1 AMG W10
51/72

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15

Red Bull Racing RB15
52/72

Foto de: Giorgio Piola

McLaren MCL34

McLaren MCL34
53/72

Foto de: Giorgio Piola

Haas F1 Team VF-19

Haas F1 Team VF-19
54/72

Foto de: Giorgio Piola

Engine Cover of Red Bull Racing RB15

Engine Cover of Red Bull Racing RB15
55/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Car of Sergio Perez, Racing Point RP19

Car of Sergio Perez, Racing Point RP19
56/72

Foto de: Giorgio Piola

Car of Sebastian Vettel, Ferrari SF90

Car of Sebastian Vettel, Ferrari SF90
57/72

Foto de: Giorgio Piola

Rear wing of the Red Bull Racing RB15

Rear wing of the Red Bull Racing RB15
58/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Diffuser details on the Red Bull Racing RB15

Diffuser details on the Red Bull Racing RB15
59/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Aero details on the Red Bull Racing RB15

Aero details on the Red Bull Racing RB15
60/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Williams Racing FW42 front wing detail

Williams Racing FW42 front wing detail
61/72

Foto de: Giorgio Piola

Williams Racing FW42 front wing detail

Williams Racing FW42 front wing detail
62/72

Foto de: Giorgio Piola

Toro Rosso STR14 with sensors

Toro Rosso STR14 with sensors
63/72

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 rear floor detail

Red Bull Racing RB15 rear floor detail
64/72

Foto de: Giorgio Piola

Racing Point RP19 front wings

Racing Point RP19 front wings
65/72

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes AMG F1 W10 front detail

Mercedes AMG F1 W10 front detail
66/72

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes AMG F1 W10 front detail

Mercedes AMG F1 W10 front detail
67/72

Foto de: Giorgio Piola

Ferrari SF90 diffuser detail

Ferrari SF90 diffuser detail
68/72

Foto de: Giorgio Piola

Ferrari SF90 rear detail

Ferrari SF90 rear detail
69/72

Foto de: Giorgio Piola

Steering wheel of Red Bull Racing RB15

Steering wheel of Red Bull Racing RB15
70/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Renault R.S.19

Front wing of Renault R.S.19
71/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Aero on Renault R.S.19

Aero on Renault R.S.19
72/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

Hamilton quer fim de extermínio e shows com golfinhos no Japão

Artigo anterior

Hamilton quer fim de extermínio e shows com golfinhos no Japão

Próximo artigo

Veja como a Fórmula 1 está se preparando para chegada de supertufão ao Japão

Veja como a Fórmula 1 está se preparando para chegada de supertufão ao Japão
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Evento GP do Japão
Pilotos Robert Kubica , George Russell
Equipes Williams
Autor Jake Boxall-Legge