Em seu blog no site oficial da Ferrari, Felipe Massa fez uma análise do que foi o GP da China e o que a F-1 pode esperar nas próximas corridas. E o panorama do brasileiro prevê a Mercedes na briga junto com Red Bull, McLaren, logicamente sem descartar a Ferrari, pelas primeiras posições.
O vice-campeão de 2008 exaltou o fato de o domínio de Vettel ter sido quebrado em Xangai. "Foi bom para o esporte que Lewis tenha vencido a corrida, então não temos o mesmo carro ganhando todo o tempo. Contudo, a gente não pode esquecer que Sebastian ainda terminou em segundo, o que é um bom resultado e o coloca em boa posição no campeonato."
"Após Xangai, devemos considerar a Mercedes como parte da briga. Eles, definitivamente, têm um carro mais rápido que nós na classificação, mas ainda não são páreos para a Red Bull. Mas também é vertade que a Red Bull sofreu mais na queda de performance da corrida em relação à classificação, e a Mercedes pode continuar sendo muito competitiva."
Rumo a Mônaco, o brasileiro tirará alguns dias de descanso antes de seguir para o início da maratona européia, mas a Ferrari terá muito trabalho em Maranello. "Temos agora três semanas onde todos na Ferrari vão trabalhar duro para chegarmos na próxima classificação com mais força, assim podemos lutar com os caras à frente."
"O resultado poderia ser um pouco melhor que meu eventual sexto lugar, mas fiquei feliz com a forma que as coisas se desenvolveram e espero poder continuar lutando em um nível alto nas próximas corridas. Claro, precisamos classificar melhor, assim podemos largar mais à frente e isso vai ajudar na corrida, mesmo com o papo de que a posição no grid é menos importante neste ano", reflete Massa, que aponta a estratégia e os novos pneus como maiores diferenciais deste ano.
"É fácil dizer que deveria ter parado mais uma vez, mas não estou certo disso, pois meu problema foi mais a performance pior com pneus duros. Até então, o carro estava muito competitivo. Webber fez uma corrida fantástica por ter tido mais pneus à disposição e o melhor carro do grid. Após três corridas, é cedo dizer qual a melhor forma de atacar essas novas regras. Nada está claro e a Ferrari tem de trabalhar o que é melhor do carro. Veremos muitas estratégias diferentes nas próximas corridas."