Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

Massa explica por que não vale a pena apostar em acerto de chuva

Brasileiro revela que, hoje, apenas ganha-se tempo jogando as fichas na água em traçados de baixa carga aerodinâmica

Em um passado recente, era comum ouvirmos falar que um piloto apostou em um acerto mais voltado para a chuva, enquanto outro colocou as fichas no seco. Hoje em dia, no entanto, pouco muda nos carros da F-1 em função da condição climática. No próprio volante, os pilotos conseguem controlar funções que ajudam a melhorar a dirigibilidade do carro na chuva.

Perguntado pelo TotalRace qual a diferença entre um acerto de seco e de molhado hoje em dia, Felipe Massa explicou que ganha-se pouco apostando na água.

“Você pode levantar um pouco o carro para ter menos aquaplanagem, mas não muda muito. O tanto que você consegue ganhar com um acerto totalmente voltado para a chuva não representa uma vantagem muito grande. Se você fizer um acerto de chuva e não chover, acaba perdendo mais.”

O piloto da Ferrari lembrou que existe apenas uma situação em que os acertos são distintos: em circuitos nos quais as retas predominam, o que significa que os carros usam asas que geram menos carga aerodinâmica.

“Hoje em dia, existe mudança, mas não é tão grande, dependendo do traçado. Se estiver chovendo em uma pista como Monza, existe uma grande diferença do seco para o molhado em termos de acerto do carro, regulagem de asas, várias coisas. Em uma pista em que você precisa de mais downforce, você usa a maior asa possível para gerar mais carga aerodinâmica – e a carga aerodinâmica conta mais na chuva do que no seco.”

 “Hoje trabalhamos mais voltados para o seco, a não ser que haja essa diferença de asa. Nesse caso, temos de pensar bem e analisar a situação.”

Artigo anterior Kimi: "Estou aqui há tempo suficiente para entender todas as besteiras"
Próximo artigo Após 11 GPs, apenas Alonso supera números de 2011 entre ponteiros

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros