Massa na McLaren? Brasileiro revela sondagem da equipe em 2009, mas optou por ficar na Ferrari
Brasileiro revelou a sondagem durante GP de Mônaco de 2009 em entrevista à Sky Sports
Felipe Massa correu por 15 temporadas na Fórmula 1, sendo um dos dez pilotos que mais disputou GPs na história. Nesse período, correu por apenas três equipes: Sauber, Ferrari e Williams, onde encerrou sua carreira na F1. Mas a trajetória do brasileiro na categoria poderia ter sido bastante diferente se tivesse aceito um convite feito em 2009, quando corria na Ferrari, para trocar de equipe.
Em entrevista à Sky Sports o piloto brasileiro revelou que chegou a ser sondado pelo então chefe da McLaren, Martin Whitmarsh, para uma possível troca de equipe, ainda durante o GP de Mônaco de 2009.
Naquele ano, Massa estava em sua quarta temporada com a Ferrari, logo após perder o título para Hamilton no ano anterior e tinha bom prestígio junto à equipe, a torcida e a imprensa italiana. Mas 2009 não foi o melhor dos anos para a Ferrari, que conquistou apenas uma vitória, como Kimi Raikkonen no GP da Bélgica, terminando apenas em quarto no mundial de construtores.
A McLaren ainda teve um ano um pouco melhor, com Lewis Hamilton conquistando duas vitórias ao longo do ano, na Hungria e em Singapura. Mas a equipe britânica foi apenas a terceira nos construtores, com um ponto a mais que a rival italiana.
Massa afirmou que uma mudança para a McLaren seria muito significativa, pela história que a equipe tem com o Brasil devido a Ayrton Senna.
"A McLaren é uma grande equipe, especialmente na minha época", disse. "Agora eles estão voltando para uma posição melhor. Mas a McLaren sempre foi muito forte no Brasil. Vocês se lembram do que Senna fez com eles".
"Então eu pilotaria para a McLaren. E isso é algo que nunca disse antes, mas tive um encontro com [Martin] Whitmarsh em 2009, em Mônaco".
Mas Felipe afirmou que descartou a troca naquele momento devido ao momento positivo que passava com a equipe italiana. "Definitivamente seria uma boa equipe para pilotar. Mas eu estava em um momento muito bom com a Ferrari".
A proposta da McLaren veio poucos meses antes do grave acidente sofrido pelo brasileiro no GP da Hungria, que o tirou do resto da temporada. Massa voltou a correr em 2010, mas com Fernando Alonso como companheiro de equipe, que foi favorecido em diversas ocasiões, como o polêmico GP da Alemanha de 2010 quando a equipe enviou uma mensagem a Massa pedindo que desse passagem ao espanhol.
Caso tivesse aceitado a proposta, Massa poderia ter mexido consideravelmente no grid da F1 para 2010, já que a segunda vaga na McLaren acabou ficando Jenson Button, após o fim da Brawn GP.
GALERIA: Relembre toda a trajetória do brasileiro Felipe Massa na Fórmula 1
VÍDEO: Felipe Massa revela "causos" hilários da vida na F1 em live com Felipe Motta
PODCAST - Interlagos 80 anos: templo do automobilismo ou apenas mais um circuito?
.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.