Recomendado para você

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku
Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1

Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

Fórmula 1
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

NASCAR Brasil
Curvelo
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

Fórmula 1
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria
Últimas notícias

Massa teme por futuro brasileiro em médio prazo na F-1

Piloto, que é um dos idealizadores da Fórmula Futuro, única categoria-escola de monopostos do país, reclama da falta de incentivo

Massa durante etapa do Racing Festival

Idealizador do Racing Festival, evento que reúne categorias de motos, carros de fórmula e de turismo, Felipe Massa revela que a vida para quem investe no automobilismo não é fácil. O piloto da Ferrari criticou a postura de alguns setores da mídia, que escondem os nomes dos patrocinadores. Segundo Massa, sem apoio, é impossível se manter.

“É uma coisa que a gente vê que não acontece na Europa. Lá, a categoria tem o nome da empresa. Eu quero ajudar o nosso automobilismo e estou fazendo o máximo. Vai chegar uma hora em que, se eu não tiver o apoio, vai acabar. E a gente não tem mais categoria de fórmula no Brasil, é a única.”

Em entrevista à rádio Jovem Pan, o piloto da Ferrari elogiou o trabalho da Fiat no projeto.

“Para ajudar, você precisa dos patrocinadores. A Fiat está fazendo um trabalho incrível. O carro que eles põem para os meninos correr – e para o Troféu Línea – é muito bem feito. Então a gente tem de usar o nome. Só que a nossa mídia é um pouco contra. Na Europa, a gente vê a mídia usando o nome. Todos têm de perceber que é preciso ajudar.”

Massa afirmou que o investimento no Racing Festival é uma crença pessoal.

“Eu investi nisso do meu bolso porque eu acredito no automobilismo e nos nossos pilotos. Mas vai chegar uma hora em que, se o negócio não for para frente, não tem jeito. E essa é a preocupação.”

O brasileiro alerta para uma possível escassez de compatriotas no grid da F-1 em um futuro próximo.

“Preocupo-me muito com nosso futuro na F-1. Confio muito nos nossos pilotos e acho que tem gente boa chegando, que pode representar o Brasil na F-1, mas existe uma chance grande de não ter olhando a situação do nosso automobilismo.”

Para Massa, o problema é o direcionamento do automobilismo hoje no país.

“Tudo andou só para o lado do turismo. Hoje, você cansa de ver piloto saindo do kart e indo direto correr de carro. Isso é errado. Esse piloto não vai chegar na F-1 nunca.”

“Acho que a gente nunca pode esquecer o kart, porque é de onde saem os pilotos. Ano passado demos um prêmio para os vencedores do brasileiro de kart. Demos 70% de desconto para o campeão correr nosso campeonato, que já é muito barato se comparado com o mundo inteiro. A gente está trabalhando para aumentar o grid, mas falta um pouco do kart e dos pilotos porque nosso automobilismo deu uma caída.”

Artigo anterior Button: “o final é sempre complicado para o líder”
Próximo artigo Bruno Senna: "É um carro que me dá mais confiança para pilotar no limite"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros