Mercedes permitiu estratégias diferentes de Hamilton e Bottas em Silverstone

Chefe da equipe não tinha certeza se uma parada seria suficiente e aceitou pedido dos pilotos para obter mais dados
A Mercedes autorizou seus pilotos a seguirem estratégias diferentes no GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1. Piloto da casa, Lewis Hamilton deu sorte, parou na hora em que o safety car foi acionado e acabou vencendo com apenas uma parada, aproximando-se do recorde de triunfos de Schumacher (veja no fim desta matéria). Já Valtteri Bottas optou por duas paradas e foi superado após largar na pole. A equipe vai verificar se não “favoreceu inconscientemente” o pentacampeão.
Leia também:
Segundo colocado na prova deste domingo, Bottas pensava que fazer apenas uma parada estava “fora de questão”. Mais tarde, Hamilton admitiu que ele também não tinha certeza de que conseguiria aguentar com os pneus duros até o fim da corrida.
O chefe da equipe, Toto Wolff, disse que a estratégia foi resultado de uma discussão liderada pelos pilotos durante reunião realizada antes da prova. Ele disse que ambos apresentaram um “argumento justo” para não seguirem a mesma estratégia.
Perguntado pelo Motorsport.com sobre as estratégias diferentes, Wolff disse: “Na discussão que tivemos com eles pela manhã, foi dito que se colocássemos os dois na mesma estratégia, a corrida teria terminado depois da primeira curva ou primeira volta”.
“Nós sentimos que aceitar a sugestão deles nos forneceria uma corrida interessante. Isso se sobrepõe a muitos argumentos", disse Wolff. "Também nos forneceu mais experiências e mais dados para analisarmos e vermos se vamos fazer algo assim no futuro”.
Ao contrário de Ferrari e Red Bull, que optaram por aproveitar o safety car para fazer uma segunda troca e colocar os pneus duros para ir até o fim da corrida, a Mercedes decidiu não fazer o mesmo com Bottas.
Isso forçou o finlandês a parar mais tarde para fazer a troca obrigatória de pneus para usar um composto diferente do que usou nos dois primeiros stints, já que largou de médios e os manteve na primeira parada. Wolff expôs dois argumentos contra o uso dos pneus duros durante a prova.
“Nós ainda não estávamos convencidos de que um único pit stop fosse suficiente, então nós dividimos nossas estratégias”, disse o chefe da Mercedes. “O outro ponto é que acredito que teríamos retornado atrás de Vettel, porque ele estava próximo de Bottas, se não estou enganado”.
Entretanto, Vettel também parou quando o safety car estava na pista, mas Wolff disse que não tinha como saber que isso aconteceria. “Eu acho que a decisão de não parar o Bottas foi correta, mas o que precisamos dizer é que ele pilotou de forma esplêndida. Ele também merecia ter vencido. Ambos mereciam a vitória. A estratégia e o safety car ficaram no caminho de Valtteri e isso é apenas falta de sorte”.
HAMILTON SEGUE A PERSEGUIÇÃO AO RECORDE DE SCHUMACHER
Giuseppe Farina vence a primeira corrida da F1

Foto de: LAT Images
Juan Manuel Fangio vence em Mônaco e iguala Farina

Foto de: LAT Images
Time da Alfa Romeo dominou duas primeiras temporadas

Foto de: LAT Images
Alberto Ascari iguala Fangio em 1952

Foto de: LAT Images
Alberto Ascari estabeleceu o primeiro reinado da F1

Foto de: LAT Images
Com ajudinha de Musso, Fangio supera Ascari em 1955

Foto de: LAT Images
Fangio: Reinado de títulos e vitórias

Foto de: Maserati Media Center
Jim Clark igualou Fangio em 1967

Foto de: Ford Motor Company
Jim Clark estabelece novo recorde: 25 triunfos

Foto de: LAT Images
Jackie Stewart ao lado de Jim Clark e Graham Hill

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
O quarto reinado: Jackie Stewart

Foto de: Ercole Colombo
Jackie Stewart somou 27 vitórias

Foto de: LAT Images
Alain Prost e Niki Lauda, ambos na McLaren em 1984

Foto de: LAT Images
Alain Prost iguala recorde de Stewart

Foto de: Sutton Motorsport Images
Um novo rei chegava ao trono em 1987: Alain Prost

Foto de: Sutton Motorsport Images
Nelson Piquet ameaçava recordes de Prost

Foto de: Sutton Motorsport Images
Surgia a maior ameaça a Prost: Ayrton Senna

Foto de: LAT Images
Senna foi o segundo a bater marca de Stewart

Foto de: Sutton Motorsport Images
Senna ameaçava Prost, mas o francês administrava a liderança

Foto de: Sutton Motorsport Images
Nigel Mansell também superou marca de Stewart

Foto de: LAT Images
Poucos imaginavam onde Schumacher chegaria

Foto de: LAT Images
Alain Prost se aposenta como Rei

Foto de: Sutton Motorsport Images
Senna ameaçava destronar Prost

Foto de: Sutton Motorsport Images
Em 1994, Senna poderia ter subido ao trono da F1

Foto de: XPB Images
Caminho para o trono estava livre para Schumacher

Foto de: LAT Images
Em 2001, em Budapeste, o alemão igualou a marca de Prost

Foto de: Ferrari Media Center
O novo imperador chega ao Trono

Foto de: Ferrari Media Center
Schumacher comemora sua vitória número 91

Foto de: Ferrari Media Center
Fernando Alonso bateu Schumacher em 2005 e 2006

Foto de: Red Bull GmbH and GEPA pictures GmbH
Lewis Hamilton chegou com tudo na F1

Foto de: Sutton Motorsport Images
Outro postulante ao trono surgia em 2007

Foto de: Sutton Motorsport Images
Alonso foi grande, mas não chegou nem perto do trono

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
Vettel chegou a ser visto como grande ameaça

Foto de: Sutton Motorsport Images
Mas hoje a tarefa parece mais difícil para o alemão

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Aos poucos, Hamilton se estabeleceu ao redor do trono

Foto de: Sutton Motorsport Images
Um novo rei na F1?

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
Trono na mira

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Artigo anterior
Rachadura nas asas causou drama da Red Bull antes da largada em Silverstone
Próximo artigo
Chefe da Haas: Batida entre Grosjean e Magnussen é inaceitável

Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula 1 |
Evento | GP da Grã-Bretanha |
Sub-evento | Corrida |
Pilotos | Lewis Hamilton , Valtteri Bottas |
Equipes | Mercedes |
Autor | Scott Mitchell |