Recomendado para você

MotoGP "poderia usar" alguns dos circuitos de rua da F1 no futuro, diz CEO

MotoGP "poderia usar" alguns dos circuitos de rua da F1 no futuro, diz CEO

MotoGP
MotoGP
MotoGP "poderia usar" alguns dos circuitos de rua da F1 no futuro, diz CEO
Mick Schumacher correrá pela RLL na temporada 2026 da Indy

Mick Schumacher correrá pela RLL na temporada 2026 da Indy

Indy
Indy
Indy October Testing
Mick Schumacher correrá pela RLL na temporada 2026 da Indy
F1: Ferrari deve "se acalmar" após pessimismo de Hamilton em Las Vegas, diz Vasseur

F1: Ferrari deve "se acalmar" após pessimismo de Hamilton em Las Vegas, diz Vasseur

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Ferrari deve "se acalmar" após pessimismo de Hamilton em Las Vegas, diz Vasseur
VÍDEO F1: Terry Crews recria momento do filme "As Branquelas" com Verstappen, Norris e Russell

VÍDEO F1: Terry Crews recria momento do filme "As Branquelas" com Verstappen, Norris e Russell

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
VÍDEO F1: Terry Crews recria momento do filme "As Branquelas" com Verstappen, Norris e Russell
F1: Quem é o concorrente de Horner na briga pela vaga de chefe da Aston Martin?

F1: Quem é o concorrente de Horner na briga pela vaga de chefe da Aston Martin?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Quem é o concorrente de Horner na briga pela vaga de chefe da Aston Martin?
F1: Marko ironiza mensagem no rádio da McLaren que mandava Norris atacar Verstappen

F1: Marko ironiza mensagem no rádio da McLaren que mandava Norris atacar Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Marko ironiza mensagem no rádio da McLaren que mandava Norris atacar Verstappen
F1: Button 'descarta' Piastri de briga pelo título após GP de Las Vegas

F1: Button 'descarta' Piastri de briga pelo título após GP de Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Button 'descarta' Piastri de briga pelo título após GP de Las Vegas
F1: Felipe Drugovich anuncia saída da Aston Martin depois de três anos como piloto reserva

F1: Felipe Drugovich anuncia saída da Aston Martin depois de três anos como piloto reserva

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Felipe Drugovich anuncia saída da Aston Martin depois de três anos como piloto reserva
Últimas notícias

Mesmo gastando menos, equipes da F-1 seguem em dificuldade

Times não conseguem chegar a acordo sobre fatia dos lucros da categoria e têm futuro ameaçado

O pior da crise que começou a assolar o mercado mundial em 2008 e tirou a maioria das montadoras da Fórmula 1 – Toyota, Honda, BMW e Renault como construtoras – já passou, mas agora a categoria tem de aprender na marra a fazer mais com menos.

Os orçamentos diminuíram consideravelmente neste período. Em 2008, seis equipes gastavam mais do que 350 milhões de dólares por ano, enquanto, hoje em dia, as grandes equipes trabalham com orçamentos entre 200 e 250 milhões. Ainda assim, constantemente há boatos de que times médios e pequenos passam por dificuldades financeiras.

“É claro que as equipes menores estão no limite”, afirmou Mark Webber ao TotalRace. “Os times médios também não estão de férias, sua situação financeira não está fácil, mas o mundo todo está passando por um momento parecido. O esporte se modificará para se fortalecer no futuro. Também é muito importante olhar para as categorias menores, que precisam ser fortes. Não podemos nos focar apenas na F-1.”

A opinião do piloto da Red Bull é compartida por quem está no poder. “É duro”, admitiu o chefe da McLaren, Martin Whitmarsh. “Estamos no mundo da publicidade e vemos ao redor do mundo como está difícil. Tomamos algumas medidas, mas acho que será duro para alguns.”

Segundo o dirigente, ainda que o chefão da F-1, Bernie Ecclestone, consiga manter um bom nível de lucro para a FOM, empresa que cuida dos direitos comerciais da categoria, as equipes “só podem culpar a si mesmas por não serem suficientemente coesas para trabalhar juntas e conseguir uma fatia maior do negócio”.

O novo Pacto da Concórdia, que regula, entre outros fatores, a fatia do lucro da FOM destinada às equipes, ainda não foi assinado. A proposta é que as equipes fiquem com 63% dos lucros, 20% a mais que a margem atual.

Enquanto o dinheiro extra não vem, as equipes buscam alternativas de sobrevivência. No início desta temporada, a Caterham reconheceu que conversou com a Marussia sobre a possibilidade de juntar forças e unir as equipes, o que deixaria o grid com apenas dez times.

Porém, as negociações não foram adiante. “A equipe fez a proposta levando em consideração fatores técnicos e operacionais, no então logo ficou claro que uma solução mutuamente benéfica não seria possível.”

Artigo anterior "Não temos tanta pressão para começar 2014 bem", diz Di Resta
Próximo artigo Pneus e DRS revolucionam índices de ultrapassagem na F-1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros