Recomendado para você

F1: Jogou a 'toalha'? Hamilton escancara descrença com temporada 2026

F1: Jogou a 'toalha'? Hamilton escancara descrença com temporada 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Jogou a 'toalha'? Hamilton escancara descrença com temporada 2026
Triumph encerra temporada histórica no MOTO1000GP com decisões abertas e lançamento exclusivo em Cascavel

Triumph encerra temporada histórica no MOTO1000GP com decisões abertas e lançamento exclusivo em Cascavel

Bike
Bike
Triumph encerra temporada histórica no MOTO1000GP com decisões abertas e lançamento exclusivo em Cascavel
Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026

Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026

MotoGP
MotoGP
Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026
F1: Hamilton pode atingir marca negativa em 2025; entenda qual

F1: Hamilton pode atingir marca negativa em 2025; entenda qual

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Hamilton pode atingir marca negativa em 2025; entenda qual
Pilotos da MotoGP questionam intensidade do calendário após temporada de lesões

Pilotos da MotoGP questionam intensidade do calendário após temporada de lesões

MotoGP
MotoGP
Pilotos da MotoGP questionam intensidade do calendário após temporada de lesões
F1: Leclerc e Hamilton estão fartos dos problemas da Ferrari, diz mídia italiana

F1: Leclerc e Hamilton estão fartos dos problemas da Ferrari, diz mídia italiana

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Leclerc e Hamilton estão fartos dos problemas da Ferrari, diz mídia italiana
F1 - Amigo de Schumacher desabafa: "Não acho que veremos Michael novamente"

F1 - Amigo de Schumacher desabafa: "Não acho que veremos Michael novamente"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Amigo de Schumacher desabafa: "Não acho que veremos Michael novamente"
F1: Bortoleto define objetivo para Catar e vê "bom ritmo" no carro

F1: Bortoleto define objetivo para Catar e vê "bom ritmo" no carro

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Bortoleto define objetivo para Catar e vê "bom ritmo" no carro
Últimas notícias

Mesmo gastando menos, equipes da F-1 seguem em dificuldade

Times não conseguem chegar a acordo sobre fatia dos lucros da categoria e têm futuro ameaçado

O pior da crise que começou a assolar o mercado mundial em 2008 e tirou a maioria das montadoras da Fórmula 1 – Toyota, Honda, BMW e Renault como construtoras – já passou, mas agora a categoria tem de aprender na marra a fazer mais com menos.

Os orçamentos diminuíram consideravelmente neste período. Em 2008, seis equipes gastavam mais do que 350 milhões de dólares por ano, enquanto, hoje em dia, as grandes equipes trabalham com orçamentos entre 200 e 250 milhões. Ainda assim, constantemente há boatos de que times médios e pequenos passam por dificuldades financeiras.

“É claro que as equipes menores estão no limite”, afirmou Mark Webber ao TotalRace. “Os times médios também não estão de férias, sua situação financeira não está fácil, mas o mundo todo está passando por um momento parecido. O esporte se modificará para se fortalecer no futuro. Também é muito importante olhar para as categorias menores, que precisam ser fortes. Não podemos nos focar apenas na F-1.”

A opinião do piloto da Red Bull é compartida por quem está no poder. “É duro”, admitiu o chefe da McLaren, Martin Whitmarsh. “Estamos no mundo da publicidade e vemos ao redor do mundo como está difícil. Tomamos algumas medidas, mas acho que será duro para alguns.”

Segundo o dirigente, ainda que o chefão da F-1, Bernie Ecclestone, consiga manter um bom nível de lucro para a FOM, empresa que cuida dos direitos comerciais da categoria, as equipes “só podem culpar a si mesmas por não serem suficientemente coesas para trabalhar juntas e conseguir uma fatia maior do negócio”.

O novo Pacto da Concórdia, que regula, entre outros fatores, a fatia do lucro da FOM destinada às equipes, ainda não foi assinado. A proposta é que as equipes fiquem com 63% dos lucros, 20% a mais que a margem atual.

Enquanto o dinheiro extra não vem, as equipes buscam alternativas de sobrevivência. No início desta temporada, a Caterham reconheceu que conversou com a Marussia sobre a possibilidade de juntar forças e unir as equipes, o que deixaria o grid com apenas dez times.

Porém, as negociações não foram adiante. “A equipe fez a proposta levando em consideração fatores técnicos e operacionais, no então logo ficou claro que uma solução mutuamente benéfica não seria possível.”

Artigo anterior "Não temos tanta pressão para começar 2014 bem", diz Di Resta
Próximo artigo Pneus e DRS revolucionam índices de ultrapassagem na F-1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros