Recomendado para você

Entenda por que a Honda permaneceu na F1 e escolheu a Aston Martin

Entenda por que a Honda permaneceu na F1 e escolheu a Aston Martin

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
Entenda por que a Honda permaneceu na F1 e escolheu a Aston Martin
F1: Alpine mira ex-McLaren para substituir Doohan como reserva em 2026

F1: Alpine mira ex-McLaren para substituir Doohan como reserva em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
F1: Alpine mira ex-McLaren para substituir Doohan como reserva em 2026
"Prorrogação" para TLs e maior peso para a Indy: FIA aprova mudanças no regulamento da F1 para 2026

"Prorrogação" para TLs e maior peso para a Indy: FIA aprova mudanças no regulamento da F1 para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
"Prorrogação" para TLs e maior peso para a Indy: FIA aprova mudanças no regulamento da F1 para 2026
MotoGP - Pai de Márquez afirma: Moreira é mais rápido que Marc

MotoGP - Pai de Márquez afirma: Moreira é mais rápido que Marc

MotoGP
MotoGP
MotoGP - Pai de Márquez afirma: Moreira é mais rápido que Marc
F1 - Norris se arrepende de comentários sobre Verstappen e Hamilton: "Às vezes digo coisas estúpidas"

F1 - Norris se arrepende de comentários sobre Verstappen e Hamilton: "Às vezes digo coisas estúpidas"

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
F1 - Norris se arrepende de comentários sobre Verstappen e Hamilton: "Às vezes digo coisas estúpidas"
F1: Norris 'admite' que recuperação de Verstappen foi ponto alto de 2025

F1: Norris 'admite' que recuperação de Verstappen foi ponto alto de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Norris 'admite' que recuperação de Verstappen foi ponto alto de 2025
O que é a academia de pilotos da Red Bull, legado de Marko na F1?

O que é a academia de pilotos da Red Bull, legado de Marko na F1?

Fórmula 1
Fórmula 1
O que é a academia de pilotos da Red Bull, legado de Marko na F1?
Norris mostra capacete dourado para comemorar primeiro título mundial na F1

Norris mostra capacete dourado para comemorar primeiro título mundial na F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Norris mostra capacete dourado para comemorar primeiro título mundial na F1
Últimas notícias

Michelin se candidata a voltar para a Fórmula 1

Exclusivo: o Motorsport.com conversou com o comandante da Michelin sobre a decisão da companhia

Michelin Tyres
Michelin Man no pitlane
Michelin; detalhe pneu
Paul Hembery, diretor de motorsport da Pirelli, com a Lotus F1 E22 com novos pneus de 18 polegadas da Pirelli
Lotus F1 E22 correndo com novo pneu de 18 polegadas da Pirelli
Pascal Couasnon, Diretor da MICHELIN Motorsport com Chip Ganassi

 A Michelin está pronta para voltar à Fórmula 1 como fornecedora oficial de pneus a partir de 2017, com o propósito de prover pneus de 18 polegadas. Depois de semanas de debates sobre seus planos, a empresa francesa afirmou nesta terça-feira, via seu chefe esportivo, Pascal Couasnon, que está entrado no concurso da FIA, que começou no mês passado. A alegação é de que a companhia tomou esta decisão por estar infeliz com os rumos que a Fórmula 1 trouxe à questão dos pneus para a categoria.

"Pensamos em vários pontos e essa candidatura oficial é o passo a ser dado, para entrarmos novamente na categoria.", disse ele ao Motorsport.com.

"Estamos um pouco decepcionados em ver onde a tecnologia se encontra - pelo menos na maneira como os pneus estão representados na F1. Estamos conversando sobre isso já algum tempo."

"Fizemos algumas propostas à Fórmula 1, mas não tivemos oportunidades de irmos em frente há dois, três anos. Agora, há o processo oficial e com ele, a possibilidade de formularmos uma oferta com nossas ideias."

"De fato, uma das coisas extremamente importantes é que tecnologia e pneus têm que corresponder algo importante, nós gostaríamos de estar mais perto da vida cotidiana das pessoas. Queremos que esta tecnologia seja aplicada depois nos carros de passeio. Isso seria algo relevante."

O prazo final do concurso da FIA é 17 de junho e após dizer em Le Mans que a decisão de voltar à Fórmula 1 estava em 50/50, o corpo diretivo da Michelin corre para ter um contrato vencedor e voltar à categoria.

Esse movimento significa que a Pirelli terá uma concorrência para permanecer como distribuidora de pneus na F1. A decisão da FIA será divulgada no próximo mês, após debates em relação à parte técnica e de segurança dos seus candidatos.

Ainda não está claro se haverá outras empresas que vão concorrer junto com Pirelli e Michelin.

18 polegadas ou nada

A Michelin faz questão de fazer um pneu de 18 polegadas, por acreditar que eles sejam mais relevantes ao mercado de carros de passeio.

As equipes questionam a direção da F1 sobre o peso-extra que pneus desse tipo poderiam trazer, mas Couasnon deixa claro que a Michelin só retorna se os pneus forem feitos com esta largura.

"É claro que mesmo se passarmos pelo concurso da FIA e eles nos disserem que só poderá ter pneus de 13 polegadas, mesmo assim, não vamos seguir em frente."

Fatores comerciais

A decisão final será da FIA, mas independentemente do fator técnico, a parte comercial terá grande influência, já que a Pirelli também investe pesadamente em publicidade, trazendo sempre suas campanhas à Fórmula 1.

 

Artigo anterior Haas F1 Team não tem dúvidas sobre entrada na Fórmula 1
Próximo artigo Button afirma que resultados não refletem o progresso da McLaren

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros