Piquet é denunciado ao Ministério Público do DF após falas sobre Hamilton em entrevista
Segundo jornalista Mônica Bérgamo, três deputadas do PSOL, Áurea Carolina, Talíria Petrone e Vivi Reis entraram com representação
As declarações de Nelson Piquet ao jornalista Ricardo Oliveira, se referindo a Lewis Hamilton como “neguinho”, vão ganhar um novo capítulo. Segundo a jornalista da Folha de S. Paulo, Mônica Bérgamo, o Ministério Público do DF recebeu uma representação da bancada do PSOL da Câmara dos Deputados por ter praticado o crime de discriminação ou preconceito.
O documento tem a assinatura das deputadas Áurea Carolina, Talíria Petrone e Vivi Reis. “O racismo estrutura as relações sociais do Brasil. Nesse sentido, tratar seres humanos negros de forma evidentemente pejorativa, como faz o senhor Nelson Piquet, não se coaduna com as práticas para efetivação do dispositivo de igualdade”, dizem os deputados.
Segundo a jornalista, os parlamentares destacaram que Piquet é apoiador do presidente Jair Bolsonaro: “Nelson Piquet é mais uma prova que a retórica virulenta empregada pelo Presidente Jair Bolsonaro habita seus apoiadores a se sentirem liberados para utilizar dos mesmos termos e dos mesmos preconceitos de classe, raça e gênero”.
A Fórmula 1 baniu Piquet do paddock da categoria após o surgimento da entrevista ocorrida em 2021, além de o BRDC ter feito o mesmo com o título honorário do brasileiro. Na sexta-feira, um outro trecho do diálogo surgiu com o tricampeão mundial voltando a utilizar o termo racista, acompanhado de fala homofóbica.
Piquet deve ser BANIDO do paddock e SE DESCULPA a Hamilton, MAS COM RESSALVA: Últimas da treta na F1
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #184 - Felipe Kieling, da Band, revela como foi substituir Mariana Becker na cobertura da F1
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.