De forma plena, Sebastian Vettel conquistou a vitória no GP da Itália de Fórmula 1 e deu um passo importantíssimo rumo ao título da temporada 2011.
O alemão travou um duelo fantástico com Fernando Alonso, que tomara a ponta na largada, e efetuou a ultrapassagem sobre o piloto da Ferrari por fora, nas curvas de Lesmo, não perdendo mais a ponta desde então.
Com um ótimo ritmo, o representante da Red Bull abriu e sustentou uma vantagem de 15 segundos para Jenson Button, o segundo colocado. Com o carro da McLaren, o inglês foi outro destaque da competição, superando seus rivais um a um dentro da pista.
A Alonso, sobrou a terceira posição, seguido de perto pela outra McLaren de Lewis Hamilton, que protagonizou a melhor disputa do GP com Michael Schumacher. O campeão de 2008 tentou passar o veterano da Mercedes em boa parte da prova, conseguindo o feito apenas na metade da corrida e deixando o alemão em quinto.
Felipe Massa foi o melhor brasileiro, em sexto. O piloto da Ferrari teve um contratempo nas primeiras voltas, quando foi atingido pela Red Bull de Mark Webber e rodou, tendo de recuperar suas posições. Webber, por sua vez, teve a asa danificada e não conseguiu nem completar a Parabolica, batendo na proteção e abandonando.
A prova foi marcada por uma enorme confusão na largada: depois de perder o controle do carro, Vitantonio Liuzzi escorregou para a grama e, em alta velocidade, fez um strike em diversos carros que completavam a primeira curva, entre eles Vitaly Petrov e Nico Rosberg. Todos escaparam ilesos.
Com isso, outros pilotos tiraram vantagem, como Jaime Alguersuari, da Toro Rosso, que pulou de 18º para sétimo, à frente de Paul di Resta, da Force India. Bruno Senna, com a Renault, somou dois pontos com a nona colocação, após superar o Toro Rosso de Sebastien Buemi nas voltas finais.
Rubens Barrichello, que acabou envolvido no acidente da largada, conseguiu ainda terminar em 12º com a Williams, à frente apenas das equipes nanicas. Apenas 15 carros completaram a prova. O próximo encontro da temporada 2011 acontece em duas semanas, com o GP de Cingapura, a única prova noturna do ano.
Final:
Classificação do campeonato