'Retorno' da Williams e briga de motores em jogo na pré-temporada da F1
Mercedes, Honda, Renault e novos carros e pilotos também vão agitar as atividades em Barcelona
Os testes de pré-temporada da Fórmula 1 em 2020 começam nesta quarta-feira, em Barcelona, na Espanha. Depois do lançamento da grande maioria dos carros - ainda faltam as versões definitivas de Renault e Alfa Romeo e a apresentação da Haas -, está na hora de ver as máquinas na pista.
Embora possa ser enganoso no que tange à hierarquia das equipes em termos de rendimento em voltas rápidas, o teste preparatório para o campeonato é importante para verificarmos as novidades de cada escuderia e a confiabilidade dos monopostos.
E o principal indicador a se observar nas atividades de Montmeló, na Catalunha, é justamente a quilometragem obtida por cada equipe, com atenção especial a eventuais problemas nas diferentes unidades de potência da F1: Mercedes, Ferrari, Honda e Renault.
Tendo isso em vista, é importante analisar o desempenho da Williams, lanterna de 2019 e atrasada nos testes do ano passado. O motor Mercedes deve ajudar o time britânico. Já a equipe de fábrica da montadora alemã é conhecida por esconder o jogo, portanto cuidado.
Em 2019, o ritmo inferior das Flechas de Prata nos testes empolgou a Ferrari, mas o que se viu foi uma grande superioridade germânica ao longo da maior parte da temporada. Por isso, é preciso ter calma ao avaliar a batalha da ponta, incluindo a Red Bull.
Neste caso, o importante é nos atermos ao rendimento da unidade motriz da Honda, que 'ressurgiu' no ano passado. O mesmo vale para a Renault, principal concorrente da fabricante nipônica. Além disso tudo, teremos novidades no grid. Veja abaixo:
De olho na Williams
Em 2019, a equipe de Grove fez o pior campeonato de toda a sua história, somando apenas um ponto. Nos testes de pré-temporada, atrasou o carro e passou vergonha. Agora, as coisas parecem estar melhores. Entretanto, só uma quilometragem significativa vai confirmar a melhora.
O jogo escondido da Mercedes
O time comandado por Toto Wolff tem a fama de não forçar o ritmo em simulações de voltas rápidas nos testes. O foco geralmente fica nos long runs, com o objetivo de confirmar a tradicional confiabilidade alemã. Para o carro ser ruim, apenas uma catástrofe.
A quilometragem de Honda e Renault
A tendência é que Mercedes e Ferrari mantenham o nível de suas unidades. Por isso, os holofotes recaem sobre os motores japoneses e franceses. Será que a Honda vai elevar o nível a ponto de a Red Bull desbancar as rivais do top-3? E a Renault, vai recuperar o prejuízo? A ver.
Estreia de Latifi e retorno de Ocon
Graduado da Fórmula 2, Nicholas Latifi fará sua estreia na F1 ao lado do bom George Russell na Williams. O desafio é duplo: forte concorrência interna no virtual pior carro do grid. Já Esteban Ocon não é novato, mas vai que retomar o ritmo perdido em 2019 e terá a rivalidade de Daniel Ricciardo.
Pintura da Renault, revelação da Alfa Romeo e apresentação da Haas
Após um decepcionante 'quase lançamento', a Renault vai divulgar a íntegra de seu design quando os testes começarem. Também nesta quarta, será a vez da versão definitiva da Alfa Romeo e da apresentação da Haas, que já divulgou seu esquema de cores. Qual será o mais bonito?
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