Preview

'Retorno' da Williams e briga de motores em jogo na pré-temporada da F1

Mercedes, Honda, Renault e novos carros e pilotos também vão agitar as atividades em Barcelona

Carlos Sainz Jr., McLaren MCL35

Os testes de pré-temporada da Fórmula 1 em 2020 começam nesta quarta-feira, em Barcelona, na Espanha. Depois do lançamento da grande maioria dos carros - ainda faltam as versões definitivas de Renault e Alfa Romeo e a apresentação da Haas -, está na hora de ver as máquinas na pista. 

Embora possa ser enganoso no que tange à hierarquia das equipes em termos de rendimento em voltas rápidas, o teste preparatório para o campeonato é importante para verificarmos as novidades de cada escuderia e a confiabilidade dos monopostos.

Leia também:

E o principal indicador a se observar nas atividades de Montmeló, na Catalunha, é justamente a quilometragem obtida por cada equipe, com atenção especial a eventuais problemas nas diferentes unidades de potência da F1: Mercedes, Ferrari, Honda e Renault. 

Tendo isso em vista, é importante analisar o desempenho da Williams, lanterna de 2019 e atrasada nos testes do ano passado. O motor Mercedes deve ajudar o time britânico. Já a equipe de fábrica da montadora alemã é conhecida por esconder o jogo, portanto cuidado.

Em 2019, o ritmo inferior das Flechas de Prata nos testes empolgou a Ferrari, mas o que se viu foi uma grande superioridade germânica ao longo da maior parte da temporada. Por isso, é preciso ter calma ao avaliar a batalha da ponta, incluindo a Red Bull. 

Neste caso, o importante é nos atermos ao rendimento da unidade motriz da Honda, que 'ressurgiu' no ano passado. O mesmo vale para a Renault, principal concorrente da fabricante nipônica. Além disso tudo, teremos novidades no grid. Veja abaixo:

De olho na Williams

Williams FW43
Williams FW43
Williams FW43
Williams FW43
George Russell,  Williams Racing FW43
5

Em 2019, a equipe de Grove fez o pior campeonato de toda a sua história, somando apenas um ponto. Nos testes de pré-temporada, atrasou o carro e passou vergonha. Agora, as coisas parecem estar melhores. Entretanto, só uma quilometragem significativa vai confirmar a melhora.

O jogo escondido da Mercedes

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W11
Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W11
Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W11
Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W11
5

O time comandado por Toto Wolff tem a fama de não forçar o ritmo em simulações de voltas rápidas nos testes. O foco geralmente fica nos long runs, com o objetivo de confirmar a tradicional confiabilidade alemã. Para o carro ser ruim, apenas uma catástrofe.

A quilometragem de Honda e Renault

Max Verstappen, Red Bull-Honda
Max Verstappen, Red Bull-Honda
McLaren-Renault
Lando Norris, McLaren-Renault
Esteban Ocon, Renault RS20
5

A tendência é que Mercedes e Ferrari mantenham o nível de suas unidades. Por isso, os holofotes recaem sobre os motores japoneses e franceses. Será que a Honda vai elevar o nível a ponto de a Red Bull desbancar as rivais do top-3? E a Renault, vai recuperar o prejuízo? A ver.

Estreia de Latifi e retorno de Ocon

Nicholas Latifi, Williams
Nicholas Latifi, Williams Racing
Esteban Ocon, Renault F1 Team
Daniel Ricciardo, Esteban Ocon, Renault F1 Team
Esteban Ocon, Renault F1 Team
5

Graduado da Fórmula 2, Nicholas Latifi fará sua estreia na F1 ao lado do bom George Russell na Williams. O desafio é duplo: forte concorrência interna no virtual pior carro do grid. Já Esteban Ocon não é novato, mas vai que retomar o ritmo perdido em 2019 e terá a rivalidade de Daniel Ricciardo.

Pintura da Renault, revelação da Alfa Romeo e apresentação da Haas

Renault R.S.20
Renault R.S.20
Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing
Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing
Haas F1 Team VF-20
Haas F1 Team VF-20
6

Após um decepcionante 'quase lançamento', a Renault vai divulgar a íntegra de seu design quando os testes começarem. Também nesta quarta, será a vez da versão definitiva da Alfa Romeo e da apresentação da Haas, que já divulgou seu esquema de cores. Qual será o mais bonito?

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: GP do Vietnã é confirmado em abril, apesar de coronavírus
Próximo artigo F1 revela visão para futuro dos motores em meio à proibição de híbridos

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil