Preview
Fórmula 1 GP da Itália

Leclerc vs Vettel e Ferrari vs Mercedes em jogo no GP da Itália

Depois de conquistar sua primeira vitória na F1, monegasco coloca idolatria ao alemão em xeque na casa da escuderia

Pole winner Charles Leclerc, Ferrari, and Sebastian Vettel, Ferrari

Depois da primeira vitória da Ferrari na Fórmula 1 em 2019, o time de Maranello chega ao GP de seu país com muita expectativa da torcida italiana. E a corrida de Monza pode render outro triunfo à escuderia no próximo fim de semana, tendo em vista as características da tradicional pista.

Entretanto, a Ferrari deverá ter forte concorrência da Mercedes, que quase viu Lewis Hamilton tirar a glória de Charles Leclerc na Bélgica. Em Monza, porém, os holofotes estarão sobre Sebastian Vettel, cada vez mais ameaçado pelo novo companheiro na própria 'casa'.

Leia também:

Correndo atrás do prejuízo entre as equipes do top-3 da F1, a Red Bull terá dificuldades para retomar o fôlego na briga pelo vice-campeonato de construtores. Além de Monza ser desfavorável ao time austríaco, Max Verstappen tem punição e larga do fim do grid no domingo.

No pelotão intermediário, será interessante observar a reação da McLaren após o abandono duplo na Bélgica. Na Haas, Romain Grosjean tem que mostrar serviço para se manter como uma opção para 2020. Tudo isso e muito mais em jogo no GP da Itália, como mostra o Motorsport.com:

Disputa entre Leclerc e Vettel pela preferência dos italianos

Charles Leclerc e Sebastian Vettel atrás do safety car na Bélgica
Charles Leclerc e Sebastian Vettel
Staff da Ferrari celebra vitória de Leclerc
Leclerc comemora com a equipe
Sebastian Vettel, Ferrari SF90
5

O jovem piloto monegasco conquistou seu primeiro triunfo na categoria máxima do automobilismo no último fim de semana, na Bélgica, e retomou força na disputa interna da Ferrari. O momento é favorável para Leclerc, que tem tudo para ser o novo 'queridinho' dos fãs italianos. Nesse sentido, será interessante observar a recepção dos torcedores para Vettel, que anda cabisbaixo e teve que abrir passagem para o companheiro em Spa-Francorchamps.

Briga pela vitória entre Ferrari e Mercedes

Sebastian Vettel e Valtteri Bottas na Bélgica
Sebastian Vettel à frente de Lewis Hamilton
Hamilton parte para cima de Vettel
Momentos antes da ultrapassagem de Hamilton sobre Vettel
Hamilton e Bottas foram para o pódio, mas Vettel não
5

Assim como se viu na Bélgica, a etapa de Monza deve ser polarizada entre Ferrari e Mercedes. Ao passo que o time de Maranello leva vantagem na velocidade de reta, a equipe germânica administra melhor os pneus e leva vantagem nos setores de baixa, de modo que tende a ser uma grande ameaça às esperanças italianas, especialmente na corrida. A ver como se desenrola o combate no fim de semana.

Manutenção da Red Bull no páreo pelo vice de construtores

Depois de bater em Kimi Raikkonen, Max Verstappen abandonou em acidente na Eau Rouge na Bélgica
Max Verstappen, Red Bull Racing
Max Verstappen volta para o pitlane
Alex Albon, Red Bull Racing RB15
Em sua estreia na RBR, tailandês terminou em bom quinto
5

Ao passo que Ferrari e Mercedes tendem a brigar pela vitória em Monza, a Red Bull terá vida mais difícil no GP da Itália. Além das característica do circuito, que privilegia mais as concorrentes, a escuderia austríaca ainda terá uma punição para superar. E o gancho recai justamente sobre seu principal piloto: Verstappen terá atualização em sua unidade de potência da Honda e largará do fundo do grid no domingo, apostando em corrida de recuperação. Pressão sobre Alex Albon.

Redenção da McLaren

Carlos Sainz foi o primeiro da McLaren a abandonar na Bélgica
Lando Norris vinha bem para chegar em quinto, mas...
o novato britânico também teve que abandonar, no fim
Carlos Sainz Jr., McLaren
Lando Norris, McLaren
5

Principal força na briga pelo posto de 'melhor do resto' entre as equipes na temporada 2019, a McLaren terá que retomar o ritmo depois do duplo abandono em Spa-Francorchamps. Ainda firme no quarto posto entre os construtores, o time britânico pode sofrer com as longas retas de Monza, nada simpáticas ao motor Renault. Por sorte, a principal concorrente é justamente a equipe de fábrica da montadora francesa. Entretanto, Toro Rosso, Alfa Romeo e Haas vêm evoluindo.

Futuro de Grosjean

Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-19, Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-19, Sergio Perez, Racing Point RP19, e Pierre Gasly, Toro Rosso STR14
Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-19, Daniil Kvyat, Toro Rosso STR14
Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-19
Romain Grosjean, Haas F1 Team
Romain Grosjean, Haas F1
5

Representante da escuderia norte-americana da F1, Grosjean tem sua continuidade na categoria cada vez mais ameaçada. E a dispensa de Nico Hulkenberg por parte da Renault coloca ainda mais pressão sobre o francês, que sofre a concorrência do alemão na briga pela vaga na Haas ao lado de Kevin Magnussen em 2020. Hulk superou o companheiro Daniel Ricciardo na Bélgica e deve chegar com fome na Itália. Já Grosjean terá que lidar com a pressão como nunca antes.

Confira as principais curiosidades do GP da Itália de F1:

Desde o início da Fórmula 1 como conhecemos hoje, apenas em 1980 o local do GP da Itália não foi em Monza, por estar em reformas. Ímola, que normalmente recebeu o GP de San Marino, foi o local que representou a Itália e viu a vitória de Nelson Piquet.
A primeira edição do GP da Itália foi realizada em 1921 em Montichiari, com vitória do francês Jules Goux.
Michael Schumacher (1996, 1998, 2000, 2003, 2006) e...
Lewis Hamilton (2012, 2014, 2015, 2017 e 2018) são os maiores vencedores do GP da Itália, com cinco triunfos cada um.
Nelson Piquet é o brasileiro que subiu ao pódio mais vezes na Itália, em 1980, 1983, 1986 e 1987.
Rubens Barrichello vem a seguir com três vitórias (2002, 2004 e 2009), Ayrton Senna (foto) com duas (1990 e 1992) e Emerson Fittipaldi ganhou em 1972
- A vitória de Barrichello em 2009 é também a última de um brasileiros na Fórmula 1.
Rubinho também detém o recorde da volta mais rápida em uma prova em Monza com 1min21s046, em 2004, quando estava na Ferrari.
Festa em casa: a Ferrari é a equipe que mais festejou vitórias na Itália, com 18 vitórias desde 1950, mas não consegue tal feito desde 2010, quando Fernando Alonso foi para a galera.
A edição de 1988 foi histórica. Além de ser a única vitória de um carro que não fosse a McLaren de Ayrton Senna ou Alain Prost, Gerhard Berger liderou a dobradinha da escuderia italiana logo após a morte de Enzo Ferrari, que aconteceu no mês anterior.
- Monza é especial para Sebastian Vettel, sendo o local de sua primeira pole position e vitória na Fórmula 1, na edição de 2008, quando ainda atuava pela Toro Rosso.
Monza também já teve um traçado incomum, utilizando a combinação entre misto e oval nos anos de 1955, 1956, 1960 e 1961...
Na última vez, um acidente matou o alemão Wolfgang Von Trips (foto) e mais 10 espectadores, após o carro se chocar em uma barreira com torcedores próximos.
Christian Fittipaldi teve um dos acidentes mais espetaculares da carreira em Monza, no GP de 1993. Já na reta de chegada, a Minardi do brasileiro foi catapultada pela de seu companheiro de equipe, Pierluigi Martini, dando uma volta completa no ar e caindo com as quatro rodas no chão.
Christian saiu do carro caminhando e costuma dizer que no momento em que esteve no ar, viu sua vida passar pelos olhos.
15

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Ex-presidente da Ferrari rasga elogios a Leclerc e o compara com Lauda
Próximo artigo F1: Maldonado esperava ir para a Ferrari após conversas em 2013

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil