Leclerc vs Vettel e Ferrari vs Mercedes em jogo no GP da Itália
Depois de conquistar sua primeira vitória na F1, monegasco coloca idolatria ao alemão em xeque na casa da escuderia
Depois da primeira vitória da Ferrari na Fórmula 1 em 2019, o time de Maranello chega ao GP de seu país com muita expectativa da torcida italiana. E a corrida de Monza pode render outro triunfo à escuderia no próximo fim de semana, tendo em vista as características da tradicional pista.
Entretanto, a Ferrari deverá ter forte concorrência da Mercedes, que quase viu Lewis Hamilton tirar a glória de Charles Leclerc na Bélgica. Em Monza, porém, os holofotes estarão sobre Sebastian Vettel, cada vez mais ameaçado pelo novo companheiro na própria 'casa'.
Correndo atrás do prejuízo entre as equipes do top-3 da F1, a Red Bull terá dificuldades para retomar o fôlego na briga pelo vice-campeonato de construtores. Além de Monza ser desfavorável ao time austríaco, Max Verstappen tem punição e larga do fim do grid no domingo.
No pelotão intermediário, será interessante observar a reação da McLaren após o abandono duplo na Bélgica. Na Haas, Romain Grosjean tem que mostrar serviço para se manter como uma opção para 2020. Tudo isso e muito mais em jogo no GP da Itália, como mostra o Motorsport.com:
Disputa entre Leclerc e Vettel pela preferência dos italianos
O jovem piloto monegasco conquistou seu primeiro triunfo na categoria máxima do automobilismo no último fim de semana, na Bélgica, e retomou força na disputa interna da Ferrari. O momento é favorável para Leclerc, que tem tudo para ser o novo 'queridinho' dos fãs italianos. Nesse sentido, será interessante observar a recepção dos torcedores para Vettel, que anda cabisbaixo e teve que abrir passagem para o companheiro em Spa-Francorchamps.
Briga pela vitória entre Ferrari e Mercedes
Assim como se viu na Bélgica, a etapa de Monza deve ser polarizada entre Ferrari e Mercedes. Ao passo que o time de Maranello leva vantagem na velocidade de reta, a equipe germânica administra melhor os pneus e leva vantagem nos setores de baixa, de modo que tende a ser uma grande ameaça às esperanças italianas, especialmente na corrida. A ver como se desenrola o combate no fim de semana.
Manutenção da Red Bull no páreo pelo vice de construtores
Ao passo que Ferrari e Mercedes tendem a brigar pela vitória em Monza, a Red Bull terá vida mais difícil no GP da Itália. Além das característica do circuito, que privilegia mais as concorrentes, a escuderia austríaca ainda terá uma punição para superar. E o gancho recai justamente sobre seu principal piloto: Verstappen terá atualização em sua unidade de potência da Honda e largará do fundo do grid no domingo, apostando em corrida de recuperação. Pressão sobre Alex Albon.
Redenção da McLaren
Principal força na briga pelo posto de 'melhor do resto' entre as equipes na temporada 2019, a McLaren terá que retomar o ritmo depois do duplo abandono em Spa-Francorchamps. Ainda firme no quarto posto entre os construtores, o time britânico pode sofrer com as longas retas de Monza, nada simpáticas ao motor Renault. Por sorte, a principal concorrente é justamente a equipe de fábrica da montadora francesa. Entretanto, Toro Rosso, Alfa Romeo e Haas vêm evoluindo.
Futuro de Grosjean
Representante da escuderia norte-americana da F1, Grosjean tem sua continuidade na categoria cada vez mais ameaçada. E a dispensa de Nico Hulkenberg por parte da Renault coloca ainda mais pressão sobre o francês, que sofre a concorrência do alemão na briga pela vaga na Haas ao lado de Kevin Magnussen em 2020. Hulk superou o companheiro Daniel Ricciardo na Bélgica e deve chegar com fome na Itália. Já Grosjean terá que lidar com a pressão como nunca antes.
Confira as principais curiosidades do GP da Itália de F1:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.