Ao trazer ao público brasileiro a conquista do tricampeonato da Argentina na Copa do Mundo neste domingo (18), Carlos Eduardo dos Santos Galvão Bueno ou Galvão Bueno, como conhecido por milhões de brasileiros, encerrou uma trajetória de décadas à frente das narrações das principais modalidades esportivas do mundo.
Um dos maiores exemplos de identificação entre narrador e esporte acontece com Galvão e a Fórmula 1, a partir de 1980, ainda na TV Bandeirantes, para um casamento que dura até os dias de hoje e que via continuar, mesmo com o fim da Copa.
Afortunadamente, para a F1 e Galvão, os anos 1980 e 1990 foram os mais exitosos no esporte e o narrador, junto com o amigo e comentarista, Reginaldo Leme, além de uma série de repórteres, testemunharam e passaram grandes glórias, certamente as maiores, do esporte a motor no Brasil.
Confira na galeria abaixo frases em momentos cruciais e bordões que marcaram a carreira de Galvão Bueno em quatro décadas de transmissões na F1, no aniversário de 70 anos da voz mais conhecida da categoria no Brasil.
Clássico bordão do narrador, que transformou " do Brasil" em sobrenome complementar de Ayrton Senna e que esteve ao final de cada corrida com vitória brasileira, sendo usada também com Nelson Piquet, Rubens Barrichello e Felipe Massa.
No GP do Japão de 1991, em que conquistou seu terceiro título, Ayrton Senna entregou a vitória ao seu companheiro de equipe, o austríaco Gerhard Berger.
Foi o que foi ouvido pouco antes, com o que realmente definiu o tri de Senna, com o incidente que tirou Nigel Mansell da disputa do título.
No GP da Hungria de 1986, a memorável ultrapassagem de Nelson Piquet sobre Ayrton Senna, por fora, foi narrada de forma eufórica por Galvão.
Verbalizada no GP da Europa de 1993, a cornetada foi para Michael Andretti, então companheiro de Senna. Enquanto o brasileiro brilhou, o norte-americano abandonou outra vez, dando sequência à má fase na F1.
Narração épica da primeira vitória de Rubens Barrichello na F1, a primeira do Brasil em sete anos. Foi no GP da Alemanha de 2000 e que teve como complemento: "Isso, Rubinho! Solta o cinto e levanta do carro! Ergue o seu punho, viva seu momento! Faça rolar suas lágrimas, porque elas são de alegria, mas são também de uma carreira muito sofrida, de muita gente que não acredita, de gente que tem o mau hábito de não respeitar o talento dos outros. Chega o momento de Rubens Barrichello. A vitória é sua, Rubinho!"
"Hamilton é campeão mundial. Na última curva". Triste e memorável narração no GP do Brasil de 2008, no qual Massa foi campeão por alguns segundos, até que o britânico ultrapassou Timo Glock para conquistar seu 1º título, ainda com a McLaren.
Frase clássica do novo ‘setentão’ sobre uma disputa por posição que se inicia na F1.
Bordão do narrador para situações de chuva forte.
Nem tudo é perfeito no caminho de um narrador. A quebra no GP do Japão de 1991 fez Galvão sentenciar: "Schumacher ficou para trás. Olha lá o Schumacher, a corrida acabando para ele. Fizeram [Benetton] a opção deles. Não quiseram mais o Piquet e o Moreno. Olha, com Schumacher e com Brundle, eles vão gastar dinheiro, viu? Eles vão gastar dinheiro na próxima temporada, porque o que eles [pilotos] batem não é fácil, e o que eles estouram de motor..."
10
VÍDEO: Cacá Bueno brinca com torcida de Galvão pelo Flamengo
Veja teaser da série documental sobre Bernie Ecclestone
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast: bi da Stock Car redefine tamanho de Barrichello?
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Visite motorsport.com normalmente com publicidade e rastreamento. Você pode revogar seu consentimento a qualquer momento através da página de proteção de dados.1
Use motorsport.com sem banners publicitários, rastreamento personalizado e comerciais por uma pequena taxa.