Recomendado para você

Mudança de filosofia transformou Aprilia em fabricante de ponta na MotoGP; entenda

Mudança de filosofia transformou Aprilia em fabricante de ponta na MotoGP; entenda

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
Mudança de filosofia transformou Aprilia em fabricante de ponta na MotoGP; entenda
"Minha carreira pode começar e terminar na Ducati", diz Bagnaia sobre futuro na MotoGP

"Minha carreira pode começar e terminar na Ducati", diz Bagnaia sobre futuro na MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
"Minha carreira pode começar e terminar na Ducati", diz Bagnaia sobre futuro na MotoGP
Clerot é 6º e Fefo Barrichello é 29º no primeiro dia de testes da F3 em Barcelona

Clerot é 6º e Fefo Barrichello é 29º no primeiro dia de testes da F3 em Barcelona

F3
F3
Monza
Clerot é 6º e Fefo Barrichello é 29º no primeiro dia de testes da F3 em Barcelona
F1 - Susie Wolff comenta 'caso Horner': "Foi uma verdadeira vergonha"

F1 - Susie Wolff comenta 'caso Horner': "Foi uma verdadeira vergonha"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Susie Wolff comenta 'caso Horner': "Foi uma verdadeira vergonha"
Após a confirmação de Russell e Antonelli, veja como está grid da F1 2026, com quatro vagas ainda em aberto

Após a confirmação de Russell e Antonelli, veja como está grid da F1 2026, com quatro vagas ainda em aberto

Fórmula 1
Fórmula 1
Após a confirmação de Russell e Antonelli, veja como está grid da F1 2026, com quatro vagas ainda em aberto
Por que os rádios não substituíram os pitboards durante uma corrida de F1?

Por que os rádios não substituíram os pitboards durante uma corrida de F1?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
Por que os rádios não substituíram os pitboards durante uma corrida de F1?
Ocon 'abre o coração' sobre infância difícil para alcançar sonho da F1

Ocon 'abre o coração' sobre infância difícil para alcançar sonho da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Ocon 'abre o coração' sobre infância difícil para alcançar sonho da F1
Quanto os pilotos desembolsam para participar de um TL1 na F1? Julgamento Palou-McLaren revela números

Quanto os pilotos desembolsam para participar de um TL1 na F1? Julgamento Palou-McLaren revela números

Fórmula 1
Fórmula 1
Quanto os pilotos desembolsam para participar de um TL1 na F1? Julgamento Palou-McLaren revela números

Ocon 'abre o coração' sobre infância difícil para alcançar sonho da F1

Piloto francês refletiu sobre os momentos difíceis na escola, quando seus colegas de classe zombavam dele e o diretor o repreendia

Esteban Ocon, Lotus F1

Qualquer piloto de Fórmula 1 pode dizer, com razão, que não teve a mesma infância que as crianças comuns, mas isso é ainda mais verdadeiro no caso de Esteban Ocon, que chegou a morar em um trailer para conquistar o sonho de correr na categoria máxima do automobilismo.

Leia também:

Os pais de Ocon conduziram o início da carreira do francês no kart com um orçamento apertado: eles até tiveram que vender a casa e a oficina mecânica e morar em um trailer para conseguir pagar as contas, sendo o pai Laurent seu mecânico e engenheiro.

Embora o jovem tenha vencido vários campeonatos franceses e passado para competições internacionais, as exigências de viagens cada vez maiores afetaram sua agenda, bem como sua capacidade de conviver com os colegas de classe e suas perspectivas acadêmicas.

"Eu voltava da corrida para casa no domingo à noite; de manhã, acordava em frente à escola", contou Ocon em uma entrevista ao canal francês do YouTube Legend.

"Era mais fácil assim quando voltávamos de carro, pois não tínhamos exatamente um lugar para ficar. Ficamos na casa do meu primo a maior parte do tempo, estacionamos nosso trailer lá. Mas como já era muito tarde, ganhamos tempo estacionando em frente à escola e depois fui direto para a aula".

"Portanto, não, eu não tinha muitos amigos. Muitos me diziam: 'Você é cigano, o que está fazendo aqui?' Tenho muito respeito pela comunidade itinerante - eles realmente nos venderam o trailer! [Meus colegas de classe] zombavam de mim, e não foi fácil, com certeza".

Esteban Ocon at the 2013 Macau Grand Prix

Esteban Ocon no Grande Prêmio de Macau de 2013

Foto de: Sutton Images via Getty Images

"Eu perdia muitas aulas, porque às sextas-feiras precisávamos ir aos treinos livres. Até mesmo o diretor da escola, na época, me disse: 'Você tem que parar de fazer isso. Francamente, você não vai a lugar nenhum. Esse é um esporte de ricos. Não há sentido em você fazer isso'".

"Bem, senhor, obrigado por arruinar meus sonhos, mas eu consegui! É triste dizer a uma criança de 10 ou 11 anos que ela não pode realizar seu sonho".

Ocon disse que passou a estudar à distância quando tinha 14 anos, com os professores enviando-lhe planos de aula que sua mãe, Sabrina, usava para ensinar. Ele acabou assinando contrato com a agência Gravity Sport Management, ligada a Enstone, que impulsionou sua carreira até que ele entrou para o programa de jovens pilotos da Mercedes após o sucesso no título da F3 Europeia.

"Não recomendo a nenhum jovem que faça o que fizemos, porque a escola é muito importante", insistiu o atual piloto da Haas. "Você precisa trabalhar duro na escola, nunca se sabe o que o futuro reserva para você".

BERNOLDI lembra CAUSOS com MAX, 'mala' ALONSO e CALADO HAMILTON, avalia BORTOLETO e + | RENAN GUERRA

Ouça o PODCAST MOTORSPORT.COM:

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior Quanto os pilotos desembolsam para participar de um TL1 na F1? Julgamento Palou-McLaren revela números
Próximo artigo Por que os rádios não substituíram os pitboards durante uma corrida de F1?

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros