Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

Ordens de equipe são o tema da quinta-feira na China

Webber desconfia que nada mudou após atitude de Vettel na Malásia, enquanto Rosberg lamenta falta de conversa prévia

O assunto da quinta-feira na China, que recebe neste final de semana a terceira etapa da Fórmula 1, foram as ordens de equipe, que causaram problemas tanto na Red Bull, quanto na Mercedes na última prova, disputada na Malásia há três semanas.

Na Red Bull, Sebastian Vettel ignorou a determinação de manter-se atrás do companheiro Mark Webber e venceu a prova. Dirigentes da equipe afirmaram que este foi o último episódio em que o time tentará interferir na briga entre seus pilotos, enquanto Vettel . Webber, ouvido pelo TotalRace em Xangai, acredita que isso dificilmente ocorrerá.

“Algumas pessoas na equipe vão garantir que as disputas internas vão ser um pouco mais abertas a partir de agora. Na verdade, é muito raro que esse tipo de cenário aconteça novamente. Quando acontece, é sempre complicado e difícil de lidar, como vimos no passado. Eu já testei o sistema, já passei por isso, mas na Malásia foi um pouco diferente.”

Perguntado se o papel do chefe da equipe, Chrsitian Horner, não havia sido prejudicado com a atitude de Vettel, desafiando as ordens e depois garantindo que não as respeitaria caso o cenário se repetisse, Webber afirmou de forma irônica que esta é “uma ótima pergunta para Christian.”

Outro que saiu do GP da Malásia contrariado devido às ordens de equipe foi Nico Rosberg que, mesmo mais rápido que o companheiro Lewis Hamilton, ouviu que deveria manter as posições.

 O alemão, que acatou as determinações da equipe, afirmou que o problema foi não ter havido uma conversa prévia sobre o tema, mas agora a situação está mais clara e, esteja quem estiver na frente, as instruções serão acatadas.

“A dificuldade foi que não tínhamos discutido sobre isso antes. Esse foi nosso erro. Não gosto de ordens de equipe, mas para seguir adiante, era importante que tudo fosse discutido. Se as posições estiverem invertidas da próxima vez, o mesmo vai acontecer, definitivamente. Seja como for, se eu ou o Lewis estivermos atrás, vamos respeitar.”

Rosberg pediu por várias vezes ao chefe da equipe, Ross Brawn, que lhe liberasse para tentar a ultrapassagem sobre o companheiro. Porém, seu pedido foi negado. Ainda assim, o alemão garantiu que nem pensou em desobedecer o chefe. “Só tinha decidido antes que respeitaria totalmente as instruções que fossem dadas.”

Na Ferrari, equipe na qual ambos os pilotos protagonizaram várias situações como a da Mercedes e outras mais em que houve pedidos para a inversão de posições, tanto Fernando Alonso, quanto Felipe Massa, se mostraram favoráveis à prática.

“Na minha opinião, não adianta tentar entrar em detalhes sobre o que aconteceu em cada uma das situações. A ordem de equipe vale a pena se é feita em um momento inteligente. Sou a favor de ordens de equipe e participei delas muitas vezes – em momentos menos e mais inteligentes. Porém, não é certo fazer isso na segunda corrida do ano”, salientou o brasileiro.

Já Alonso afirmou que não se lembra de ter recebido ordens para manter as posições – mesmo no GP dos Estados Unidos de 2007, quando perseguiu de perto o então companheiro Lewis Hamilton durante toda a prova. Porém, caso isso ocorra, o espanhol garantiu que fará o mesmo que Nico Rosberg – e não que Sebastian Vettel.

“Não me lembro de nenhuma situação em que tivemos que manter as posições. Nem em Indianápolis nos pediam isso no rádio. Acho que minha reação seria manter a posição [se recebesse tal ordem]. É a equipe que lhe paga e vocês tem de fazer o que eles pedem. Todos trabalhamos em algo, temos nossas obrigações e temos de respeitá-las. Você não pode chegar no jornal e pintar as paredes, pois é jornalista, não pintor.”

Artigo anterior "Não foi nada fácil", fala Pérez sobre primeiras corridas
Próximo artigo Primeira volta histórica de Ayrton Senna em Donington faz 20 anos

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros