Recomendado para você

F1: Bastidores de 'guerra de declarações' entre Verstappen e Russell em 2024 são revelados

F1: Bastidores de 'guerra de declarações' entre Verstappen e Russell em 2024 são revelados

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Bastidores de 'guerra de declarações' entre Verstappen e Russell em 2024 são revelados
Quem é Diogo Moreira, piloto que faz história ao encerrar jejum brasileiro na MotoGP

Quem é Diogo Moreira, piloto que faz história ao encerrar jejum brasileiro na MotoGP

MotoGP
MotoGP
Quem é Diogo Moreira, piloto que faz história ao encerrar jejum brasileiro na MotoGP
F1: "Bortoleto tem feito um trabalho bastante impressionante", afirma Hakkinen

F1: "Bortoleto tem feito um trabalho bastante impressionante", afirma Hakkinen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: "Bortoleto tem feito um trabalho bastante impressionante", afirma Hakkinen
Anúncio de Diogo Moreira fecha grid da MotoGP 2026; veja equipes e pilotos

Anúncio de Diogo Moreira fecha grid da MotoGP 2026; veja equipes e pilotos

MotoGP
MotoGP
Anúncio de Diogo Moreira fecha grid da MotoGP 2026; veja equipes e pilotos
VÍDEO: Bonner alfineta Band sobre retorno da F1 à Globo

VÍDEO: Bonner alfineta Band sobre retorno da F1 à Globo

Fórmula 1
Fórmula 1
VÍDEO: Bonner alfineta Band sobre retorno da F1 à Globo
Diogo Moreira tem "todas as qualidades para se tornar um dos maiores da MotoGP", diz chefe da LCR Honda

Diogo Moreira tem "todas as qualidades para se tornar um dos maiores da MotoGP", diz chefe da LCR Honda

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
Diogo Moreira tem "todas as qualidades para se tornar um dos maiores da MotoGP", diz chefe da LCR Honda
F1: Audi já fez primeiros testes no simulador com carro de 2026; saiba mais

F1: Audi já fez primeiros testes no simulador com carro de 2026; saiba mais

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Audi já fez primeiros testes no simulador com carro de 2026; saiba mais
Chegada à MotoGP é um "sonho virando realidade", diz Diogo Moreira

Chegada à MotoGP é um "sonho virando realidade", diz Diogo Moreira

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
Chegada à MotoGP é um "sonho virando realidade", diz Diogo Moreira
Análise

Os segredos por trás da suspensão dianteira da Mercedes

Os atuais campeões mundiais da Fórmula 1 conquistaram sua primeira vitória com o W09 em Baku no último final de semana, mas é claro que eles ainda precisam entender melhor o carro para tirar o máximo proveito dos pneus Pirelli

Mercedes W09 damper

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

Uma área chave para progredir em tirar o máximo proveito dos pneus Pirelli será o sistema de suspensão, que, como os desenhos exclusivos de Giorgio Piola mostram, contém algumas ideias originais. 

Embalar a suspensão dianteira de uma Fórmula 1 não é uma tarefa fácil. Existem muitos componentes para colocar no lugar, e entre o que podemos ver, há coisas que não podemos, como pedais, cilindros mestres e, o mais importante, os pés do piloto.

A zona de trabalho apertada implica que há espaço para tudo e o Mercedes 2018 não é exceção. Tem o braço de suspensão superior e inferior de carbono e o braço de carbono operando com os braços oscilantes internos (1).

Onde a parte superior preta do pushord muda para a parte prateada, há calços (de uma prateado ligeiramente mais escuro) para modificar a altura de rodagem. Como o ângulo do pushrod é de cerca de 45°, a adição de 0,5 mm de calço aumentará a altura em 1 mm.

 

Mercedes W09 front suspension, captioned
Mercedes W09 front suspension, captioned

Photo by: Giorgio Piola

Olhando o carro de frente, tem a mola da barra de torção em ambos os lados (3). A esquerda vai encaixar com o balancim mecanizado.

Uma vez que os dois balancins adicionais (4) estão em conjunto na metade de uma ligação sólida que cria efetivamente um terceiro balancim conectado para ajudar os outros dois para lidar com a barra antirolo, a pequena placa dentada sobre o balancim direito é para fixar a barra de torção ao balancim. Ter esta pequena placa permite ajustes, já que não há pré-carga no sistema.

O interessante é onde a Mercedes instalou a barra estabilizadora dianteira. Está dentro da barra de torção esquerda (3 indica esquerda e direita). Sua ranhura inferior caberá em uma ranhura no diâmetro interno da barra de torção esquerda e sua ranhura superior será acionada pela pequena placa dentada.

Quando o carro toca o solo e a carga aerodinâmica começa a aumentar, o balancim esquerdo rolará no sentido horário. A direita fará isso no sentido anti-horário e, com a união sólida que os conecta no meio, rodará ao mesmo tempo, estreitando a distância entre eles e agindo como um amortecedor central.

Quando o carro atinge uma determinada velocidade, essa distância central será de zero e o carro ficará na parada prateada da suspensão. Em linha reta, isso reduzirá o movimento vertical do carro drasticamente, já que o topo da suspensão é muito rígido.

No entanto, em uma curva à direita, quando o carro recebe a carga lateral e o chassi se move, o balancim esquerdo irá girar no sentido horário e o direito, para trás. Isso irá girar a barra estabilizadora. Nessa condição, é a soma da rigidez da barra anti-inclinação e da mola de torção, que dá ao carro sua rigidez ao rodar.

Apenas para explicar o que é a barra de torção: é uma barra ou tubo cilíndrico com uma ranhura em cada extremidade, com cerca de 15-25 cm de comprimento. Uma extremidade está ancorada ao chassi abaixo dos pés do piloto e a outra extremidade ao balancim.

Quando a suspensão desce, gira a barra e esta é a rigidez que o carro suporta. Um diâmetro maior, uma espessura mais espessa ou uma mola de torção mais curta aumentará a rigidez vertical. O design da barra de rolagem é muito semelhante, mas a função é muito diferente.

A barra de torção (2), o conjunto de direção (5) e os ganchos de roda (6) também são visíveis.

Artigo anterior “Alonso vai se cansar no WEC, mas vai adorar”, diz Hartley
Próximo artigo Ricciardo era "passageiro" no confronto de Baku, disse Brawn

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros